a
HomeBebêProblemas mais comuns em bebês: Descamações e brotoejas
galeria-de-fotos-tf

Problemas mais comuns em bebês: Descamações e brotoejas

Descamações e brotoejas, um problema de bebê

Descamações e brotoejas também chamadas crosta láctea, um tipo de dermatite seborreica, é muito comum em bebês, e costumam atrapalhar as noites de sono das mamães.  Apesar de ter uma aparência bem desagradável, a doença não oferece grandes riscos, mas é preciso cuidados.   É uma doença inflamatória de pele, que causa descamações e vermelhidão – principalmente no couro cabeludo, embora possa aparecer em outras partes do corpo. Ela surge nas primeiras semanas de vida da criança e tende a desaparecer antes do primeiro ano. Está associada à imaturidade da pele.

As brotoejas, aquelas bolinhas rosadas no corpo da criança, também são bastante comuns nessa idade. São pequenas erupções que surgem porque alguns poros do bebê ainda estão fechados, obstruindo a passagem do suor. Elas coçam e irritam. Estão associadas ao calor, por isso é importante não super aquecer a criança.

Como cuidar das descamações e brotoejas?

No caso da crosta láctea, a recomendação é passar óleo vegetal na região descamada antes do sono do bebê e lavar com sabão neutro – use um pente fino para limpar o cabelo se o problema estiver no couro cabeludo.

Já as brotoejas desaparecem sozinhas. O máximo que se pode fazer é reduzir o vermelhão e a coceira com a água um pouco mais fria e evitar que a criança transpire. Para isso, é importante vesti-la com roupas arejadas e leves. Procure também secar bem o bebê, nunca esfregando a toalha, mas pressionando levemente a pele.

Vale lembra que:

  • A descamação e a brotoeja não oferecem perigo a criança;
  • Não costumam doer mas podem coçar e incomodar o bebê;
  • Se for acompanhado de febre alta deve-se procurar o pediatra;

(Fonte: Bebê.com.br)

 

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário