a
HomeBebêPrimeiros dias do bebê: 15 respostas que você precisa saber
primeiros dias do bebê
primeiros dias do bebê
s

Primeiros dias do bebê: 15 respostas que você precisa saber

Os primeiros dias do bebê podem ser desafiadores para os novos papais! Ter algumas dúvidas sobre como cuidar do recém-nascido é super normal e, por isso, trouxemos 15 respostas aos principais questionamentos. 

primeiros dias do bebê

O que fazer nos primeiros dias do bebê?

Para os pais e mães de primeira viagem, basta sair da maternidade e chegar em casa para a ansiedade e as dúvidas começarem. Confira algumas perguntas comuns nessa fase:

1- Será que meu leite é forte?

Nos primeiros dias do bebê, o leite materno se chama colostro e tem uma composição diferente, com mais proteínas e menos calorias. 

É apenas a partir do 15° que classificamos o leite como maduro. Além de já conter todos os nutrientes para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança, ele se adapta às necessidades do bebê conforme o passar do tempo.

Semana Mundial da Amamentação

2- Quando vai cair o umbigo?

Por norma, cai na primeira semana, embora possa permanecer até aos 15 dias de vida do bebê. É importante  deixar que caia naturalmente, sem aplicar nenhum produto ou desinfetante. 

Lembre-se apenas de lavar sempre as mãos antes de mexer no seu recém-nascido e deixe sempre o coto umbilical fora da fralda. Se notar que há sinais de infeção, fale com o seu médico.

primeiros dias do bebê

3- Quais vacinas são dadas na maternidade?

A primeira dose da vacina contra a hepatite B é administrada no hospital e não causa nenhuma reação ao bebê. A vacina BCG também é aplicada na maternidade, mas o Ministério da Saúde recomenda que seja feito o reforço entre seis e dez anos de idade.

4- Como devo levar o bebê para casa?

Para proteger o recém-nascido na volta para casa, é recomendado colocá-lo no bebê conforto, que deve ser instalado de costas para o motorista. 

vida sexual no pós-parto

5- O bebê pode sair à rua?

Não é aconselhável sair de casa com o pequeno durante o primeiro mês de vida, já que o seu sistema imunológico ainda é muito vulnerável.

Com 2 meses, por exemplo, o pequeno já recebeu aleitamento materno por um bom período, o que é fundamental para a base de anticorpos contra as doenças contagiosas. Além disso, ele já tomou as principais vacinas e está aprendendo a se proteger termicamente.

6- Quando posso dar banho ao bebê?

A partir do primeiro dia de vida, os banhos podem ser diários. Mas, lembre-se de utilizar sabão neutro e tomar cuidado com a temperatura da água. Como a pele do pequeno ainda é muito sensível, a água muito quente pode causar ressecamento.

banho no bebê

7- Como sei se a urina e as fezes são normais?

É comum que as fezes dos primeiros dias de vida, chamadas de mecônio, tenham coloração verde escura e consistência viscosa. Esta aparência deixa de existir em 3 ou 4 dias. Após o período, a coloração varia entre o amarelo e o verde, sempre com cores fortes e escuras. 

Já o xixi do bebê deve ser amarelo-claro. Porém, quanto mais hidratado ele está, mais clara é a urina. Isto significa que, se o amarelo é muito escuro ou se a urina estiver rosa ou vermelha, o pediatra deverá ser consultado.

8- Quando devo ir à primeira consulta?

A primeira consulta já pode ser feita entre a primeira e segunda semana de vida. Há alguns casos em que a visita ao pediatra deve ser mais urgente, após dois ou três dias do parto devido, principalmente, a icterícia — condição que faz o bebê apresentar cor amarelada. 

banho de sol em bebê

9- Será que o meu bebê está com icterícia?

Desde que a cor amarelada na pele não seja intensa, é normal. Mas se notar que é intensa, procure o médico. A icterícia pode estar associada à amamentação insuficiente, acompanhada de perda de peso acentuada.

10- Arrotar é mesmo necessário?

Geralmente, bebês que mamam exclusivamente no peito e com a pega correta não necessitam arrotar. Contudo, alguns pequenos podem engolir ar ao mamar rapidamente ou na mamadeira. Nesse caso, os pais podem encostar o pequeno no ombro e dar leves palmadinhas nas costas.

primeiros dias do bebê

11- Golfar é normal?

É normal o bebê golfar até os 7 meses de idade, pois o estômago pequeno do bebê fica facilmente cheio, o que gera um pequeno vômito, conhecido como golfada.

12- O que não devo comer para o bebé não ter cólicas?

Para evitar as cólicas no bebê, é importante que a mãe evite alguns alimentos enquanto estiver amamentando, como feijão, ervilha e soja, que têm uma tendência maior de fermentar no intestino. Chocolates e doces também podem causar desconforto por causa das proteínas do leite presentes nesses alimentos. 

Por mais que não existam provas científicas sobre esses alimentos, o melhor é observar o bebê. Se perceber que ele manifestou algum desconforto depois de você comer algum alimento diferente, tente evitar.

cólica bebê

13- Em que posição devem dormir?

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que o bebê durma de barriga para cima. Essa posição reduz em até 70% os riscos de morte súbita por asfixia, o que pode ocorrer quando o recém-nascido dorme em outras posições, principalmente de bruços.

A partir da segunda semana, o bebê pode ser deitado de barriga para baixo durante curtos períodos para desenvolver os movimentos dos membros inferiores e superiores.

primeiros dias do bebê

14- Chupeta: usar ou não?

A chupeta acalma. Por isso, ela é uma grande aliada dos pais que têm bebês agitados ou que não conseguem adormecer mesmo depois da mamada. Mas, o recomendado é que os pais usem desse artifício com cuidado e somente quando a criança realmente precisa. 

Além de causar confusão de bicos, que prejudica a amamentação, a chupeta pode desencadear uma série de problemas ortodônticos, como o desalinhamento dos dentes e problemas na mastigação.

15- As visitas podem dar beijos no pequeno?

Não! Você sabia que durante o beijo ocorre uma transferência de 80 milhões de bactérias? Como o seu bebê ainda não tem o sistema imonológico totalmente desenvolvido, o melhor é evitar e não correr o risco. 

Além de pedir para as visitas lavarem bem as mãos antes de segurar o recém-nascido, é fundamental pedir para não beijar o pequeno, principalmente nas mãos e face. Vale lembrar que pessoas que estiverem com febre, tosse ou qualquer outro tipo de doença viral/infecciosa também não se devem aproximar do bebê.

beijar o bebê

 

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no curso “Cuidados com o Recém-nascido e Desenvolvimento do Bebê”, com todas as informações que você precisa saber desde a maternidade! São vagas limitadas!

 

Leia mais:

Crise dos 4 meses: o que é a regressão do sono do bebê?

Quando o bebê vai sorrir pela primeira vez?

Dente natal: é verdade que bebês podem nascer com dentes?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Gostei das dicas!!

    6 de agosto de 2020
  • Outras coisas que valem à pena saber. Nada de deixar animais domésticos (principalmente os cães), ficar lambendo os bebês. Eles usam a língua para se higienizarem (especialmente as partes genitais). Não vai querer ver aquela língua deslizando sobre o corpo e o rosto do bebê. Segundo, sempre se faz campanha nos finais de ano, para não soltar fogos, por causa da audição aguçada dos cães. E quem foi que disse que a audição dos bebês também não seja ? Fogos de artifícios, barulhos extremos, são perturbadores para os bebês, especialmente quando ainda dentro da barriga ou de primeiras semanas de nascidos. Em alguns casos pode gerar até transtornos. Terceiro (por falar em transtorno), da fase uterina, já formado, até os 3 ano s de idade, evite fazer o bebê passar por situações que possam ultrapassar seus limites de sensibilidade e audição. Isso pode causar pertubação e até um transtorno psiquiátrico. Até os 3/4 anos de idade, precisa pensar como eles, para tentar imaginar o grau de tolerância, sensibilidade, dor ou sofrimento, para não gerar nenhum tipo de transtorno. E por último, tenha uma agenda ou diário do bebê, desde a formação uterina até os 3 ou 4 anos, porquê. Sempre que o bebê passar por situações que lhe cause desconforto, dor ou sofrimento, anote no diário, com o máximo de detalhes possíveis. Isso ajudará, se mais tarde houver necessidade de ir à um psicólogo ou psiquiatra.

    10 de outubro de 2020

Deixe um comentário