a
HomeBebêPrimeiros dias do bebê: 15 respostas que você precisa saber
primeiros dias do bebê
primeiros dias do bebê
s

Primeiros dias do bebê: 15 respostas que você precisa saber

Os primeiros dias do bebê podem ser desafiadores para os novos papais! Ter algumas dúvidas sobre como cuidar do recém-nascido é super normal e, por isso, trouxemos 15 respostas aos principais questionamentos. 

primeiros dias do bebê

O que fazer nos primeiros dias do bebê?

Para os pais e mães de primeira viagem, basta sair da maternidade e chegar em casa para a ansiedade e as dúvidas começarem. Confira algumas perguntas comuns nessa fase:

1- Será que meu leite é forte?

Nos primeiros dias do bebê, o leite materno se chama colostro e tem uma composição diferente, com mais proteínas e menos calorias. 

É apenas a partir do 15° que classificamos o leite como maduro. Além de já conter todos os nutrientes para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança, ele se adapta às necessidades do bebê conforme o passar do tempo.

Semana Mundial da Amamentação

2- Quando vai cair o umbigo?

Por norma, cai na primeira semana, embora possa permanecer até aos 15 dias de vida do bebê. É importante  deixar que caia naturalmente, sem aplicar nenhum produto ou desinfetante. 

Lembre-se apenas de lavar sempre as mãos antes de mexer no seu recém-nascido e deixe sempre o coto umbilical fora da fralda. Se notar que há sinais de infeção, fale com o seu médico.

primeiros dias do bebê

3- Quais vacinas são dadas na maternidade?

A primeira dose da vacina contra a hepatite B é administrada no hospital e não causa nenhuma reação ao bebê. A vacina BCG também é aplicada na maternidade, mas o Ministério da Saúde recomenda que seja feito o reforço entre seis e dez anos de idade.

4- Como devo levar o bebê para casa?

Para proteger o recém-nascido na volta para casa, é recomendado colocá-lo no bebê conforto, que deve ser instalado de costas para o motorista. 

vida sexual no pós-parto

5- O bebê pode sair à rua?

Não é aconselhável sair de casa com o pequeno durante o primeiro mês de vida, já que o seu sistema imunológico ainda é muito vulnerável.

Com 2 meses, por exemplo, o pequeno já recebeu aleitamento materno por um bom período, o que é fundamental para a base de anticorpos contra as doenças contagiosas. Além disso, ele já tomou as principais vacinas e está aprendendo a se proteger termicamente.

6- Quando posso dar banho ao bebê?

A partir do primeiro dia de vida, os banhos podem ser diários. Mas, lembre-se de utilizar sabão neutro e tomar cuidado com a temperatura da água. Como a pele do pequeno ainda é muito sensível, a água muito quente pode causar ressecamento.

banho no bebê

7- Como sei se a urina e as fezes são normais?

É comum que as fezes dos primeiros dias de vida, chamadas de mecônio, tenham coloração verde escura e consistência viscosa. Esta aparência deixa de existir em 3 ou 4 dias. Após o período, a coloração varia entre o amarelo e o verde, sempre com cores fortes e escuras. 

Já o xixi do bebê deve ser amarelo-claro. Porém, quanto mais hidratado ele está, mais clara é a urina. Isto significa que, se o amarelo é muito escuro ou se a urina estiver rosa ou vermelha, o pediatra deverá ser consultado.

8- Quando devo ir à primeira consulta?

A primeira consulta já pode ser feita entre a primeira e segunda semana de vida. Há alguns casos em que a visita ao pediatra deve ser mais urgente, após dois ou três dias do parto devido, principalmente, a icterícia — condição que faz o bebê apresentar cor amarelada. 

banho de sol em bebê

9- Será que o meu bebê está com icterícia?

Desde que a cor amarelada na pele não seja intensa, é normal. Mas se notar que é intensa, procure o médico. A icterícia pode estar associada à amamentação insuficiente, acompanhada de perda de peso acentuada.

10- Arrotar é mesmo necessário?

Geralmente, bebês que mamam exclusivamente no peito e com a pega correta não necessitam arrotar. Contudo, alguns pequenos podem engolir ar ao mamar rapidamente ou na mamadeira. Nesse caso, os pais podem encostar o pequeno no ombro e dar leves palmadinhas nas costas.

primeiros dias do bebê

11- Golfar é normal?

É normal o bebê golfar até os 7 meses de idade, pois o estômago pequeno do bebê fica facilmente cheio, o que gera um pequeno vômito, conhecido como golfada.

12- O que não devo comer para o bebé não ter cólicas?

Para evitar as cólicas no bebê, é importante que a mãe evite alguns alimentos enquanto estiver amamentando, como feijão, ervilha e soja, que têm uma tendência maior de fermentar no intestino. Chocolates e doces também podem causar desconforto por causa das proteínas do leite presentes nesses alimentos. 

Por mais que não existam provas científicas sobre esses alimentos, o melhor é observar o bebê. Se perceber que ele manifestou algum desconforto depois de você comer algum alimento diferente, tente evitar.

cólica bebê

13- Em que posição devem dormir?

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que o bebê durma de barriga para cima. Essa posição reduz em até 70% os riscos de morte súbita por asfixia, o que pode ocorrer quando o recém-nascido dorme em outras posições, principalmente de bruços.

A partir da segunda semana, o bebê pode ser deitado de barriga para baixo durante curtos períodos para desenvolver os movimentos dos membros inferiores e superiores.

primeiros dias do bebê

14- Chupeta: usar ou não?

A chupeta acalma. Por isso, ela é uma grande aliada dos pais que têm bebês agitados ou que não conseguem adormecer mesmo depois da mamada. Mas, o recomendado é que os pais usem desse artifício com cuidado e somente quando a criança realmente precisa. 

Além de causar confusão de bicos, que prejudica a amamentação, a chupeta pode desencadear uma série de problemas ortodônticos, como o desalinhamento dos dentes e problemas na mastigação.

15- As visitas podem dar beijos no pequeno?

Não! Você sabia que durante o beijo ocorre uma transferência de 80 milhões de bactérias? Como o seu bebê ainda não tem o sistema imonológico totalmente desenvolvido, o melhor é evitar e não correr o risco. 

Além de pedir para as visitas lavarem bem as mãos antes de segurar o recém-nascido, é fundamental pedir para não beijar o pequeno, principalmente nas mãos e face. Vale lembrar que pessoas que estiverem com febre, tosse ou qualquer outro tipo de doença viral/infecciosa também não se devem aproximar do bebê.

beijar o bebê

 

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! São vagas limitadas!

 

Leia mais:

Crise dos 4 meses: o que é a regressão do sono do bebê?

Quando o bebê vai sorrir pela primeira vez?

Dente natal: é verdade que bebês podem nascer com dentes?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário