a
HomeBebêPor que os bebês suam tanto na cabeça?
bebês suam
bebês suam
s

Por que os bebês suam tanto na cabeça?

Já reparou que a cabeça do bebê fica suada enquanto ele dorme ou durante a amamentação? Algumas vezes, os papais ficam até preocupados com isso. Mas podem ficar tranquilos! Os bebês suam mesmo, é normal e não traz nenhum problema de saúde.

Para tirar todas as dúvidas, vamos esclarecer os principais questionamentos e explicar porque os bebês suam tanto na cabeça. Confira!

Adaptação com uma nova realidade

Transpirar é uma atividade nova para os recém-nascidos. Afinal, o ambiente intrauterino é termoestável e o controle da temperatura corporal do bebê é totalmente dependente da mamãe! Ou seja, os bebês suam só após o nascimento.

bebês suam

Afinal, por que os bebês suam tanto na cabeça?

Os recém-nascidos suam pela cabeça porque é a região mais quente do corpinho deles. Comparada com o resto do corpo, essa superfície é muito maior e, apesar deles nascerem com todas as glândulas de suor, só as da cabeça funcionam nas primeiras semanas de idade.

bebês suam

Com o passar do tempo, ele começa a transpirar pelo peito, braços, pernas, pézinhos e mãozinhas. Outra explicação é que o metabolismo dos bebês é mais acelerado do que o de adultos. A criança gasta energia mais rápido e o resultado desse gasto é o suor, que serve para renovar a temperatura corporal.

Por que durante a amamentação a cabeça dos recém-nascidos fica ainda mais suada?

Isso acontece porque até os 18 ou 20 meses de idade, os pequenos possuem o chamado sistema de termorregulação corporal imaturo, que faz com que as temperaturas corporais mudem rapidamente, tanto para mais frias quanto para mais quentes. 

bebês suam

Outro motivo é que, para os pequenos, a amamentação equivale a uma atividade física! Eles fazem muito esforço nesse momento. O movimento de sucção e aconchego do calor da mãe aumentam a temperatura corporal e eles acabam transpirando nas regiões mais quentes.

Suor na cabeça é um sinal positivo

O suor na cabeça é uma forma de perceber que o seu bebê está saudável. Isto porque recém-nascidos com problemas de desenvolvimento cerebral não suam! Estes bebês não possuem neurônios sensíveis ao calor em seu hipotálamo. Ou seja, se seu bebê está suando: Comemore! Está tudo bem!

bebês suam

Leia mais: 

Bebê bateu a cabeça: O que fazer?

Moleira do bebê: Tudo que você precisa saber

Guia completo das frutas para bebê!

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário