a
HomeBebêSegura esse beijinho! Saiba por que não se deve beijar o bebê
beijar o bebê
beijar o bebê
s

Segura esse beijinho! Saiba por que não se deve beijar o bebê

Bochechas de criança são praticamente irresistíveis e todo mundo quer dar um beijinho. Mas o que deveria ser um ato de carinho, pode se transformar em uma enorme dor de cabeça. O Blog da Grão de Gente te explica todos os perigos escondidos ao beijar o bebê.

Pode ou não pode beijar o bebê?

É claro que a mãe e os familiares mais próximos não estão terminantemente proibidos de beijar o bebê, mas para prevenir doenças contagiosas é recomendado sempre lavar as mãos e evitar que esse ato de carinho vire um hábito constante.  Te explicamos o porquê:

beijar o bebê

Fragilidade no sistema imunológico

Segundo um estudo holandês, durante o beijo, ocorre uma transferência de 80 milhões de bactérias. Embora ao nascer o bebê esteja imune a algumas doenças devido aos anticorpos protetores, que recebe através da placenta da mãe, seu sistema imunológico é imaturo e por isso muito suscetível a infeções, provocadas por um grande número de microorganismos.

Agora, imagine só essa exposição a um corpo tão frágil, que só inicia o desenvolvimento do sistema imunológico a partir do segundo trimestre da gravidez. Perigoso, não?

Vírus silencioso

Herpes não tem cura! Quando o vírus se instala no organismo, a infecção se manifesta através de feridas, como aftas ou erupções formadas por pequenas bolhas de líquido, e até mesmo sem sintomas visíveis.

Essa resistência acende um forte alerta vermelho já que existe sempre a possibilidade de se infectar outra pessoa através do beijo ou do toque. Você pode confirmar a infecção mediante análise laboratorial do líquido das bolhas, de amostra de urina, secreções das pálpebras, secreções das narinas, sangue ou líquido cefalorraquidiano.

beijar o bebê

Segura esse beijinho!

Recentemente, uma mãe no Reino Unido publicou uma história sobre beijar o bebê que viralizou. Tudo começou quando familiares e amigos da moça foram visitar sua filha de 1 mês, Brooke, e um dos visitantes transmitiu o vírus herpes simples 1 para pequena sem saber.  

“Por favor, compartilhe isso com todas as mães e gestantes novas que você conhece… FERIDAS DE HERPES PODEM SER FATAIS PARA UM BEBÊ. Antes dos 3 meses de idade, um bebê não pode combater o vírus da herpes. Se um bebê contrair isso, pode causar danos no fígado e no cérebro e levar à morte.

Eu sei que isso soa como se eu fosse um alarmista, mas se minha amiga não tivesse me contado sobre isso, minha filha poderia ter ficado gravemente doente. Eu notei os sinais cedo e a levei para A & E, agora estamos no hospital há 3 dias e temos mais 2 para ficar. Ela teve muita sorte, todos os seus testes estão ok.

A moral da história é: NÃO deixe ninguém beijar a boca do seu recém-nascido, mesmo que não pareça ter uma ferida – 85% da população carrega o vírus. E se a pessoa tiver, peça para ficar afastado até que a ferida desapareça. Todos com quem conversei não tinham ouvido falar disso antes e então eu senti que era importante compartilhar a história de Brooke e aumentar a conscientização para impedir que qualquer outra pessoa passasse por isso”

Regras para visitar o recém-nascido

  1. As visitas devem lavar e desinfetar as mãos antes de tocar no bebê.
  1. Não permitir que as visitas ou terceiros beijem a face e mãos do recém-nascido.
  1. Proteger pele do bebê contra pequenas lesões que servem de porta de entrada a microrganismos nocivos.
  1. Higienizar convenientemente chupetas e outros itens envolvidos na preparação da alimentação do bebê.
  1. Nos primeiros meses de vida não misturar os utensílios usados na alimentação do bebé com os da restante família.
  1. Cumprir Plano Nacional de Vacinação.

 

Leia mais:

Vacinação é a única forma efetiva de prevenção de doenças

Primeiro banho do bebê em casa, sem medo!

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário