a
HomeBebêAlimentaçãoPeitolé: picolé de leite materno alivia o calor
picolé de leite materno
picolé de leite materno
s

Peitolé: picolé de leite materno alivia o calor

Você já ouviu falar sobre o peitolé? Ou tetolé? Esses são alguns dos apelidos carinhosos que as mamães deram para o picolé de leite materno.

A novidade já faz sucesso há alguns anos, sendo uma forma criativa de refrescar os bebês nos dias mais quentes, sem ter que oferecer outros tipos de alimentos. Afinal, até os seis meses de vida, os bebês devem ser exclusivamente amamentados com leite materno, sem a necessidade de água, sucos ou chás.

picolé de leite materno

Alívio no nascimento dos primeiros dentinhos

O picolé de leite materno também pode ser oferecido ao bebê na fase da dentição, quando o nascimento dos primeiros dentinhos causam bastante incômodo nos bebês. O leite congelado ajuda a anestesiar a gengiva, que pode apresentar inchaço nesta fase.

Como preparar?

É muito simples preparar um delicioso picolé de leite materno para o seu bebê! Basta ordenhar o leite (de forma manual ou com bombinhas), colocá-lo em moldes ou forminhas próprias para picolés e levar ao freezer.

Mas é preciso cautela com a higiene! Lave muito bem as mãos para a ordenha e esterilize o recipiente antes de colocar o leite. É o mesmo processo de quem já costuma tirar o leite para oferecer ao bebê, após o fim da licença maternidade.

picolé de leite materno

Confira dicas para oferecer o picolé de leite materno com segurança:

  • Use forminhas próprias para picolé para crianças, de silicone e com extremidades arredondadas. Jamais utilize palitinhos de madeira.
  • Não adicione açúcar, mel ou adoçantes.
  • Atenção ao tamanho! O picolé não pode ser grande demais, impossibilitando que a criança segure, e nem muito pequeno, com risco que ela engula.
  • Nunca deixe o bebê sozinho com o picolé. Um pedaço pode se soltar e causar engasgos.
  • Não reutilize as sobras do peitolé! Se o bebê não tomar todo o sorvete, descarte o restante. Lembre-se que a saliva é repleta de bactérias.
  • Mantenha o leite congelado por, no máximo, 15 dias. De acordo com a Anvisa, esse é um período de tempo seguro para que o leite não perca suas propriedades nutricionais.

picolé de leite materno

Mas, atenção!

Dependendo da idade do bebê, pode não ser uma boa ideia oferecer algo tão gelado para o pequeno. Principalmente se ele tiver menos de seis meses. Converse com o pediatra!

E um lembrete: para manter o bebê hidratado nos dias mais quentes, basta oferecer mais vezes o peito e aumentar a frequência de banhos.

Já para aliviar o incômodo do nascimento dos dentes, você pode usar mordedores de gel resfriados na geladeira.

E você? O que achou da novidade? Já fez ou faria um picolé de leite materno para o bebê? Compartilhe com a gente!

Leia mais:

Leite materno: saiba como mudar a alimentação do bebê após um ano

BLW dá autonomia ao bebê na introdução alimentar

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário