a
HomeBebêAlimentaçãoGanho de peso do bebê: entenda a relação com o tamanho do estômago
peso do bebê
peso do bebê
s

Ganho de peso do bebê: entenda a relação com o tamanho do estômago

Uma das preocupações mais frequentes das mamães, principalmente nos primeiros meses, é se o ganho de peso do bebê está de acordo com o desenvolvimento ideal. Será que o bebê está mamando o suficiente? Será que preciso complementar a alimentação com fórmula? Quem nunca teve esse tipo de dúvida com um recém-nascido em casa?! 

Conversamos com o Dr. Lúcio Cury, que é especialista em pediatria pela Santa Casa de São Paulo e em Alergia e Imunologia pela UNIFESP e vamos te explicar direitinho como funciona o ganho de peso do bebê!

O estômago do recém-nascido e o ganho de peso

Principalmente no início da amamentação, muitas mães acreditam que o bebê não está mamando o suficiente. Na verdade, o estômago do recém-nascido é super pequeno nos primeiros dias de vida, do tamanho de uma cereja e aguenta de 5 a 7 ml de leite. Justamente por isso, as mamadas ao nascer parecem mais curtas e em menores intervalos de tempo.

peso do bebê

Mas calma, mamãe! Segundo o Dr. Lúcio Cury, “O estômago do recém-nascido se adapta violentamente no primeiro mês de vida. Ele aumenta de 10 a 20 vezes o tamanho do estômago do nascimento”. O médico explica que o bebê chega a aguentar no primeiro mês de vida de 100 a 150 ml. Depois desse primeiro mês, o bebê vai desenvolver uma tolerância de aproximadamente  20 ml por quilo de peso no estômago.

Mas como saber se o peso do bebê está de acordo com o desenvolvimento?

peso do bebê

Nas consultas! Por isso, o acompanhamento com o pediatra é fundamental para calcular se o ganho de peso do bebê está no ritmo esperado. No consultório médico, ele vai pegar o peso do nascimento, o peso da consulta anterior e da atual e ver o número de dias. Ele explica uma continha que é esperada para o ganho de peso do bebê:

1º trimestre:  o bebê tem que ganhar de 25 a 30g por dia. Ou seja, o peso aumenta de 750 a 900g por mês! 

2º trimestre: o ganho de peso do bebê fica entre 20 a 25g por dia.

3º trimestre: 15 a 20g por dia.

E se o bebê estiver ganhando mais peso? O pediatra Dr. Lúcio Cury reforça: “Alguns bebês podem  ganhar 40g ou até 50g por dia. Não é preciso restringir. Os números só não podem ser menores do que isso.”

Ganho de peso do bebê abaixo do esperado

Caso o recém-nascido esteja com o ganho de peso menor do que o esperado, é necessário corrigir alguma coisa. Normalmente está ligado à pega da amamentação! É importante estimular as mamas, ordenhar o leite e tentar ajudar ao máximo o bebê que está com dificuldade nesse início da amamentação. Para o especialista, a fórmula infantil para complementar é só em último caso.

peso do bebê

O pediatra explica que nos primeiros meses, seu filho vai ganhar mais peso do que nunca. “No começo, o ganho de peso sobe muito e depois desacelera. Tanto que no 3º trimestre, começamos a acompanhar a curva de crescimento”.

Uma dica para se você estiver preocupada com o ganho de peso do bebê: converse com o seu pediatra e se preciso, adiante a consulta. Não fique com a preocupação durante um mês esperando o retorno.

peso do bebê

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Cuidados com o Recém-nascido e Desenvolvimento do Bebê ”, com uma metodologia super didática, com dicas e alertas sobre os cuidados com o bebê que vão de 0 a 02 anos. São sete módulos completos para uma maternagem mais segura. 

Leia mais:

Tipos de parto: entenda as principais diferenças

Manobra de Heimlich pode salvar o bebê engasgado

Amamentar ajuda a prevenir o câncer de mama 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário