a
HomeBebêMoleira do bebê: Tudo que você precisa saber
moleira
moleira
s

Moleira do bebê: Tudo que você precisa saber

A moleira do bebê, também chamada de fontanela, nada mais é do que um espaço molinho entre os ossos do crânio do recém-nascido. Sua função é possibilitar a passagem do bebê durante o parto e um crescimento adequado do cérebro durante o primeiro ano de vida, até que ele atinja o tamanho definitivo. Entenda mais sobre o assunto!

moleira

Tudo sobre a moleira do bebê

O que é? Para quê serve?

Como explicamos acima, a moleira do bebê é uma membrana fibrosa que forma os espaços entre os ossinhos do crânio. A fontanela desempenha funções essenciais, como permitir que a caixa craniana se contraia durante o parto, facilitando a saída da criança, e que o cérebro cresça de forma adequada, já que o órgão aumenta cerca de metade do seu tamanho ainda no primeiro ano de vida do bebê.

moleira

A localização das moleiras

As moleiras estão localizadas nas divisórias dos ossos que compõem o crânio. Existem duas principais: a fontanela anterior, localizada no centro da cabeça do bebê quando o olhamos de cima, e a posterior, que fica no centro da parte de trás da cabeça. Em alguns casos, elas não são visíveis por serem espaços muito pequenos.

moleira

Tamanho e profundidade

Algumas moleiras podem ficar fundas ou baixa.  Isso não significa necessariamente desidratação, mas é sempre bom estar atenta em dias quentes. As fontanelas normais são aquelas que não estão altas ou rebaixadas, têm uma apresentação plana e às vezes pulsáteis.

moleira

Diante de uma moleira alta, tensa ou arrendondada, é importante entrar  em contato com o médico, pois simboliza aumento da pressão intracraniana. A causa pode ser uma infecção, edema ou um problema metabólico. 

Quando a moleira do bebê fecha?

O fechamento da moleira depende do local, mas o tempo estimado é entre 9 e 18 meses.

moleira

Cuidados necessários

É preciso ter alguns cuidados com a moleira do seu filho. Fique atento aos lugares pontiagudos e tenha precaução com os irmãos e primos mais novos que muitas vezes querem segurar o bebê.

moleira

O cuidado mais importante de todos é o exame de rotina. Nos dois primeiros anos de vida, toda criança precisa fazer avaliações regulares do perímetro cefálico, que é a circunferência da cabeça. Assim, o médico já checa se está tudo certo com a fontanela!

Fique atento em casos de:

  • pulsação forte e febre simultânea, que podem ser um indício de hipertensão intracraniana;
  • moleira afundada e bebê com diarreia, que podem significar desidratação;
  • moleira protuberante e bebê com febre, que podem sinalizar meningite;
  • fechamento precoce da moleira (em menos de 6 meses), que pode indicar algum; problema congênito e demandar intervenção cirúrgica;
  • demora no fechamento da moleira.

Leia Mais

Banho no bebê no inverno: Precisa dar todo dia?

Como vestir o bebê para dormir?

Como brincar com o bebê? Dicas de 0 a 12 meses!

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário