a
HomeBebêLinguagem de sinais para bebês: saiba como se comunicar melhor com o seu filho
linguagem de sinais para bebês
linguagem de sinais para bebês
s

Linguagem de sinais para bebês: saiba como se comunicar melhor com o seu filho

A partir dos 6 meses de vida, a linguagem de sinais para bebês pode ajudar muito na comunicação dos pequenos com a família. 

Isso porque nesse período eles começam a prestar mais atenção nos movimentos e sons, fazendo desse método um grande aliado no desenvolvimento da criança. E o melhor: por meio das suas mãozinhas fofas!

Bebê saudável é bebê gordinho

Por que usar a linguagem de sinais para bebês?

Desde o nascimento dos filhos, um dos momentos mais aguardados pelos papais são a primeira palavrinha do bebê. O fato é que esse processo de aprendizado pode ser desenvolvido de uma forma muito mais fácil e lúdica.

Só quem já passou pela situação de estar com uma criança chorando sem saber exatamente o motivo, sabe o quanto isso pode ser desgastante. 

tipos de choro

Ao invés de agir por tentativa e erro até descobrir o que realmente está afligindo o bebê, algumas mamães e papais têm tentado um caminho diferente por meio da linguagem de sinais para bebês. 

Com ela, pode ser muito mais fácil dos pequenos pedirem água, dizer que estão com fome ou que já está na hora de ter aquela soneca. 

sono do bebê

Ou seja, os bebês são capazes de comunicar o que precisam, o que veem, o que lembram e até o que sentem na pontinha dos dedos. Interessante, né?

Origem da linguagem de sinais para bebês 

A iniciativa parte de alguns estudos científicos das últimas décadas que revelaram que os bebês, antes de aprenderem a falar, são capazes de se comunicar por meio de gestos e sinais com bastante facilidade a partir dos 6 meses.

De acordo com a criadora da técnica, Linda Acredolo, a linguagem apenas adiciona outros hábitos que os papais já costumam fazer com os filhos como pedir para mandar beijo ou dar tchau.shutterstock_1426917263

Você sabia que nos Estados Unidos essa a prática já é super comum? No Brasil ainda é novidade para muita gente, mas tem ganhado bastante destaque ultimamente, principalmente por meio de vídeos no Youtube, onde algumas mães compartilham suas experiências.

Quais são as principais vantagens do método?

Para a psicóloga Linda Acredolo, uma das criadoras da linguagem, as principais vantagens da comunicação são:

  • Redução da frustração do bebê em tentar se comunicar;
  • Maior facilidade para os pais entenderem o que o bebê quer e para se comunicarem com ele de maneira geral;
  • Aumento da autoconfiança do bebê por conseguir se expressar;
  • Enriquecimento do vínculo entre pais e filho;
  • Estímulo para que a criança aprenda a falar mais cedo e tenha maior vocabulário;
  • Melhora do desenvolvimento intelectual e emocional.

Bebê saudável é bebê gordinho

Como ensinar a linguagem aos bebês?

Para começar a ensinar, os pais devem começar com um sinal por vez. Assim que o bebê aprender o primeiro, você já pode introduzir mais um e assim por diante. 

shutterstock_1364154689

A língua de sinais utilizada é geralmente a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), mas pode existir uma pequena variação de um gesto/palavra para outro. Confira quais são os mais comuns:

  • Juntar os dedinhos com as mãos: quando a criança quer indicar que quer mais;
  • Tirando leite de uma vaca: para pedir para mamar;
  • Colocas as mãos ao lado do rosto e virar o pescoço: para a hora de dormir.

ano novo com o bebê

Será que a criança não vai falar? 

Alguns pais podem pensar que a criança pode ficar preguiçosa para aprender a falar com a linguagem dos sinais, mas esse fator não compromete a fala, já que eles devem fazer o sinal sempre acompanhado da oralidade. 

Outras dicas que ajudam a desenvolver a comunicação dos bebês estão em fazer perguntas, brincar, cantar músicas, ler livros e aproveitar muito essa fase de descobertas juntinho com o seu amor!

como brincar com o bebê

Leia mais:

Soneca dos bebês: qual é a importância?

Sinais de autismo em bebê: saiba como identificar

Bebê saudável é bebê gordinho?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário