a
HomeBebêComo limpar o nariz do bebê corretamente?
aprenda a limpar o nariz do bebê da forma correta
aprenda a limpar o nariz do bebê da forma correta
s

Como limpar o nariz do bebê corretamente?

Limpar o nariz do bebê é muito importante e requer uma atenção especial. A higienização constante é capaz de prevenir doenças respiratórias, alergias, ajudar no tratamento das rinossinusites, como gripes e resfriados – e até evitar as temidas cólicas. Vamos te explicar direitinho como fazer essa limpeza! Veja mais! 

É essencial que os pais saibam fazer a limpeza do nariz do bebê adequadamente. Ela não deve ser feita de qualquer maneira, afinal a  mucosa nasal é mais delicada e sensível do que a pele do ouvido! Por isso, não é recomendado limpar o narizinho do bebê com uma toalha ou cotonete, por exemplo. 

aprenda a limpar o nariz do bebê da forma correta

A maioria dos pediatras recomenda limpar o nariz do bebê duas vezes por dia, sendo uma delas após o banho, pois a água quente e o vapor ajudam a dissolver os mucos e desobstruir a passagem do ar.

Formas de limpar o nariz do bebê:

– Soro fisiológico: está entre os métodos mais recomendados pelos pediatras para higienizar o nariz da criança. Você encontra o sorinho em diversos formatos: ampolas de doses únicas, garrafinhas ou aerossóis. 

Especialistas recomendam que o soro seja aplicado com uma seringa, em um jato contínuo em uma das narinas. Assim, o bebê pode expulsar o muco pela narina contralateral. Repita o procedimento dos dois lados, quantas vezes forem necessárias para que a secreção saia mais clara. 

limpar o nariz do bebê

Atenção! Quando você for aplicar o soro no narizinho do bebê, não introduza profundamente o aplicador na cavidade nasal. 

– Aspiradores nasais: Independente do tipo de aspirador que você escolher, você deve começar a limpeza colocando um pouco de soro fisiológico dentro do nariz do bebê – mantenha a cabeça do pequeno um pouquinho inclinada para trás. Isso ajuda a amolecer e soltar a secreção antes de você sugá-la.

O aspirador nasal é indicado para facilitar a higienização e também desentupir o nariz do bebê quando estiver entupido. Há diversos modelos disponíveis no mercado. As “bombinhas” de borracha, que têm o formato parecido com o de uma pera, costumam ser as mais utilizadas.

O modo de usar é bem simples, basta você apertar bem a parte que parece uma pera (bulbo) para retirar todo o ar e, consequentemente, criar um vácuo. Insira a pontinha do aspirador nasal dentro de uma das narinas da criança e desaperte para ele sugar a secreção. 

limpar o nariz do bebê

Assim que você retirar o aspirador do nariz do bebê você deve apertar bem o acessório contra um lenço de papel e limpá-lo para poder repetir o processo na outra narina.

Outro modelo muito usado pelas mamães é o aspirador que vem com um ‘canudo’ e a mamãe deve ‘sugar’ a secreção de dentro do nariz do pequeno. Algumas mamães preferem esse modelo de aspirador, pois acreditam ter um controle melhor da sucção. 

Os acessórios desse tipo tem uma espécie de ‘trava’ para impedir que o muco nasal chegue até a sua boca, por isso não precisa se preocupar em comer meleca! 

Existem também os aspiradores nasais elétricos. Esses aparelhos desempenham a mesma função dos convencionais, mas costumam ser mais caros.

limpar o nariz do bebê

Atenção ao tempo seco!

No inverno, faça a limpeza do nariz do bebê com mais frequência. Dessa forma, você evita o ressecamento e desidratação da mucosa nasal.

Para limpar o nariz do bebê: uma dose de delicadeza + paciência

Não importa qual técnica você use para a retirada da secreção nasal. Tenha uma certeza: o bebê não gosta de limpar o nariz! Pode chorar e se chatear bastante durante o processo. Se ele estiver muito relutante, espere alguns minutos para ele se acalmar e tente novamente. Com o tempo, ele vai se acostumar e reclamar menos.

A limpeza do nariz do bebê precisa ser muito suave, viu?! Do contrário, pode acabar inflamado e até sangrar. 

limpar o nariz do bebê

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online especializada em levar conteúdo com responsabilidade e de qualidade para as futuras mamães. Inscreva-se no “Curso Cuidados com o Recém-nascido e Desenvolvimento do Bebê”! São sete módulos para te ajudar nessa fase!

Leia mais:

Como furar a orelha do bebê? Descubra mitos e verdades!

Guia do sono do bebê: tire suas dúvidas aqui!

Manobra de Heimlich pode salvar o bebê engasgado

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário