a
HomeBebêAlimentaçãoEstudos revelam que leite materno não transmite coronavírus
coronavírus
coronavírus
s

Estudos revelam que leite materno não transmite coronavírus

No cenário atual, uma das maiores preocupações das gestantes e mães de recém-nascidos é relacionada a amamentação em tempos de coronavírus. São tantos protocolos e restrições que geram dúvidas se é seguro amamentar. 

Afinal: o leite materno transmite coronavírus?

NÃO! Pode ficar tranquila, mamãe! Segundo um estudo italiano publicado na revista científica Frontiers in Pediatrics, o coronavírus não é transmitido da mãe para o bebê através da amamentação.

Inclusive, as mulheres que testaram positivo para Covid-19 criam anticorpos que passam pelo leite e ajudam na proteção do sistema imunológico da criança.

coronavírus

A pesquisa foi coordenada por especialistas da Cidade da Saúde e da Ciência de Turim,  referência na Europa, e utilizou dados com recém-nascidos que mamaram enquanto suas mães estavam com coronavírus. O resultado: nenhum bebê contraiu a doença. 

O segredo? Durante a amamentação, as mamães lactantes seguiram os protocolos sanitários rigorosamente: com uso de máscara, higiene das mãos, limpeza e desinfecção de acessórios utilizados. 

Coronavírus e amamentação: porque tantas dúvidas?

O aleitamento materno foi motivo de tantos questionamentos devido a falta de informações sobre o coronavírus e como ele se comporta, principalmente no início. 

coronavírus

Por isso, a conclusão do estudo é tão importante! Principalmente, para tranquilizar as mães de recém-nascidos e gravidinhas. A pesquisa também dá suporte à recente recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que também aconselha a amamentação para as mulheres que testaram positivo para Covid-19, devido a importância do leite materno para a saúde do bebê. 

#DicaGraodeGente

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso de Amamentação”, com uma metodologia super didática, com dicas, alertas e macetes  para te ajudar na missão de amamentar o seu pequeno(a)! 

Leia mais:

Pós-parto na pandemia: dicas para manter uma rede de apoio

Coronavírus: 6 cuidados caso a criança precise ser levada ao hospital

Autocuidados para amamentar: 10 dicas para não passar perrengue

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário