a
HomeBebêInfluencer Virgínia Fonseca gera polêmica por querer fazer dois furos na orelha da sua filha
Virgínia Fonseca, esposa de Zé Felipe, e sua filha Maria Alice com furo na orelha
Virgínia Fonseca, esposa de Zé Felipe, e sua filha Maria Alice com furo na orelha
s

Influencer Virgínia Fonseca gera polêmica por querer fazer dois furos na orelha da sua filha

Será que é possível fazer dois furos na orelha do bebê? A influencer Virgínia Fonseca, esposa do cantor sertanejo Zé Felipe, se envolveu em uma polêmica recentemente por querer fazer dois furos na orelha da sua filha, Maria Alice, de 40 dias.

Virgínia Fonseca, o marido Zé Felipe e a filha Maria Alice

Virgínia Fonseca, o marido Zé Felipe e a filha Maria Alice (Fotos: Reprodução/Instagram)

No Twitter, Virgínia recebeu muitas críticas a  respeito desse assunto. “Eu falei algo que queria fazer, mas que só iria fazer se pudesse! Não pode e eu não fiz!”, desabafa a influencer em sua conta no Twitter. Ela continua: “Eu jamais iria fazer algo pra prejudicar ou machucar minha filha!”.

Em sua casa, a influencer recebeu uma equipe para realizar todo o processo. Antes das profissionais chegarem, Virgínia chegou a se questionar se seria possível realizar dois furos na orelha da bebê. E, assim que estava com a equipe, perguntou: “Dois furinhos de uma vez nem pensar, né?”. As profissionais negaram: “Já cogitaram, mas a gente nunca fez. Nem tem o lóbulo ainda”.

Por fim, foi realizado apenas um furo em cada orelha da bebê Maria Alice. Após toda a polêmica, Virgínia desabafou em suas redes sociais falando em se afastar um pouco do mundo virtual, inclusive desativou o perfil do Twitter.

Virgínia Fonseca gera polêmica por querer fazer dois furos na orelha da sua filha

Nos stories, Virgínia mostrou que foi utilizada uma pomada no lóbulo da bebê para realização do procedimento (Fotos: Reprodução/Instagram Stories)

A esposa de Zé Felipe contratou uma equipe de fisioterapeutas, acupunturistas e body piercers para realizar o furo na orelha da bebê. Rebatendo as críticas, Virgínia responde: “Eu só falei que eu queria, mas que não sabia se podia ou não, que iria perguntar para as profissionais que vieram de São Paulo para atender a Maria Alice. Fiz questão de ser elas pois sei que elas têm o maior cuidado do mundo!”.

Tudo o que você precisa saber antes de furar a orelha do bebê

Mas, então… Será que é possível fazer dois furos na orelha do bebê?

Já adiantamos que sim. É possível. Conversamos com Tatiane Capelasso, enfermeira e fundadora da Home Nurse Assessoria, pioneira na técnica de furo de orelhinha saudável e humanizado, para entender melhor como funciona essa questão de fazer dois furos na orelha do bebê.

Tatiane Capelasso - Enfermeira especialista em furar orelha de bebê

Tatiane Capelasso, enfermeira especialista na técnica humanizada de furar orelha de bebê (Foto: Adriane Zotta)

É um assunto que ainda gera muita polêmica e divide opiniões. Assim, algumas ressalvas são importantes para furar a orelha do bebê, sendo um ou dois furos em cada lóbulo.

Por isso, mamãe, é preciso estar atenta às orientações. Confira abaixo a entrevista com Tatiane Capelasso e tire todas as suas dúvidas.

É possível fazer dois furos na orelha do bebê?

“Sim! Com respaldo dos órgãos competentes, inclusive do Estatuto da Criança e do Adolescente. Pode sim realizar duas perfurações em lóbulo auricular, desde que o profissional se atente à anatomia da orelha.

Se por um acaso esse segundo furo for realizado acima do lóbulo, é considerado piercing. Pela legislação 9.828/97, do Estado de São Paulo, perfuração acima do lóbulo em menores de 18 anos é considerada crime. Essa lei proíbe menores de 18 anos de realizar perfuração (exceto no lóbulo) mesmo com autorização dos pais, registrada em cartório, ou seja, crime, onde podem responder os pais, o profissional, até mesmo fechar o estabelecimento.

Realizar dois furos na orelha no mesmo dia requer cuidado redobrado, durante e após o procedimento, a fim de evitar inflamação. Porém, com mais de 15 mil orelhinhas perfuradas, não tenho um caso de inflamação em bebês menores de 6 meses. E, a pedido das mães, já realizei dois furos na mesma orelhinha, fazendo o uso da joia correta, e os cuidados após. A cicatrização é bem tranquila. Sempre faço laser posteriormente.”

Qual profissional a mãe deve procurar para furar a orelhinha do bebê?

“Os regulamentados pela Anvisa somente. Enfermeiros, médicos e farmacêuticos podem realizar perfuração auricular em menores de 18 anos.

Fisioterapeutas, por exemplo, não têm respaldo legal para realizar essa prática mesmo com especialização em Acupuntura. O CREFITO (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) veta o profissional de realizar perfurações. Cabe denúncia ao conselho.”

Qual é a idade mínima para furar a orelha do bebê?

“Com a técnica que uso, a partir de 15 dias de vida, pois trabalhamos com materiais  descartáveis e estéreis, sem risco de tétano. Com pistola tradicional (método que não uso), acima de 2 meses após a vacina de tétano.”

Furar a orelha do bebê dói?

“Não! O lóbulo auricular é constituído de tecido (epiderme, derme e hipoderme), tecido de gordura e vasos sanguíneos. Diferente do que muitos falam, não tem tecido cartilaginoso. No bebê, esse tecido adiposo é bem fininho. Fazendo o uso de anestésico tópico, realizamos uma vasoconstrição no local e ele não sente dor, às vezes chega a dormir durante o procedimento.”

Furar a orelha do bebê

Bebê pode dormir durante o procedimento para furar a orelhinha

Por que não furar a orelhinha com pistola?

“Maior risco de inflamação e infecção, além das hastes dos brincos  de pistolas serem mais grossas do que o brinco de ouro ou o de aço que usamos. A pistola, por conter plástico, não pode ser levada na autoclave (dispositivo projetado para esterilizar ferramentas). Ela também não tem precisão no momento da perfuração, por isso vemos muitos furinhos assimétricos por aí, além de ser um instrumento barulhento, o que pode assustar os bebês.”

Por que não furar a orelhinha em casa por conta própria?

“Furar a orelha parece fácil, mas não é. Por trás de um furo de orelha existem técnicas extremamente importantes para não contaminar o procedimento, e não corrermos risco de uma futura inflamação. Existe técnica para o furo ficar simétrico, no ângulo correto na frente e atrás do lóbulo, além de técnicas de acupuntura para perfurar no ponto neutro, a fim de não desequilibrar energicamente essa criança.”

Ainda se fura a orelha do bebê na maternidade?

“Em São Paulo não, porém em alguns estados sim. A Anvisa não veta o furo de orelha nas maternidades, é opcional das instituições.”

Qual é a joia ideal para o primeiro furo? E por que não usar prata ou bijuteria?

“Maior biocompatibilidade com o organismo são: ouro 18k, aço cirúrgico banhado a ouro 24k e titânio. A prata, por exemplo, pode escurecer o tecido do lóbulo (ao redor do furo e ficar esverdeado) e esse escurecimento pode ser permanente. Já as bijuterias e semijoias não são biocompatíveis com o organismo. O risco de alergia, inflamação e infecção é muito grande (tanto com prata, semijoias e bijuterias).”

Fura a orelha do bebê

Ouro 18k, aço cirúrgico banhado a ouro 24k e titânio têm maior biocompatibilidade com o organismo

Quais são os cuidados essenciais após a perfuração?

  • Evitar colocar as mãos no local.
  • Lavar bem o local com sabonete de glicerina e secar bem uma vez por dia.
  • Não usar álcool 70%.
  • Não girar 360 graus a joia. 
  • Atenção, mamãe: cuidar da própria alimentação, evitando carne de porco, ovo, chocolate e alimentos gordurosos.
  • Higienizar com soro fisiológico, se necessário.

Quando pode fazer a troca dos brincos?

“Após 60 dias. Porém, trocar por semijoias ou prata somente após 24 meses.”

Fale mais sobre a sua técnica de furo de orelha saudável e humanizado.

“O método dispõe de duas técnicas: realizar a perfuração com cateter para colocação do brinco de ouro 18k, e/ou do dispositivo silencioso para colocação do brinco em aço cirúrgico banhado a ouro 24k.

Em ambas, os materiais são totalmente seguros, descartáveis e estéreis. É saudável porque respeito os pontos de acupuntura.

Aplico conhecimento da acupuntura chinesa, mapeio o lóbulo e realizo a perfuração precisamente em um ponto neutro, pois ele não está associado a nenhum órgão do corpo, mantendo o equilíbrio energético. Assim, evitamos ansiedade, dores de cabeça, e amigdalites, caso a bebê tenha predisposição genética.

Tatiane Capelasso - Enfermeira especialista em furar orelha de bebê

(Fotos: Adriane Zotta / Acervo Pessoal)

E é humanizado porque respeitamos o tempo da criança. Não restringimos cabeça, braços e pernas. O procedimento é feito durante as atividades normais dela, ou seja, dormindo, mamando ou brincando. Muitos bebês dormem durante todo o procedimento!

Finalizamos o procedimento com foto modulação laser terapia de baixa frequência, a fim de acelerar a cicatrização, e causar efeito analgésico e anti-inflamatório.”

E então, o que você acha da polêmica de fazer dois furos na orelha do bebê? Conseguiu tirar todas as suas dúvidas? Temos mais uma matéria bem completa sobre esse assunto. Confira no primeiro link do ‘Leia mais’. Se ainda tiver qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Leia mais:

Como furar a orelha do bebê? Descubra mitos e verdades!

Como montar um quarto de bebê personalizado com 4 ideias originais

Coração na decoração: Novidades para decorar o quarto com o tema

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Minhas 3 filhas tem 2 furos em cada orelinha .coisa mais linda

    14 de julho de 2021

Deixe um comentário