a
HomeBebêSoneca dos bebês: qual é a importância?
soneca dos bebês
soneca dos bebês
s

Soneca dos bebês: qual é a importância?

Ao contrário do que muitas famílias possam pensar, a soneca dos bebês durante o dia é fundamental para eles dormirem bem à noite e se desenvolverem. E tem coisa mais gostosa do que ver o bebê dormindo que nem um anjinho? 

shutterstock_154217945

shutterstock_1300416898

Além da família ter um tempinho precioso para descansar e organizar coisas pendentes, o sono é muito importante para os pequenos recarregarem as energias e fixarem todo o aprendizado realizado ao longo do dia. 

O Blog Grão de Gente conversou com a consultora materno-infantil Ariadne Annibal e conseguiu ótimas dicas para as mamães e papais! 

Benefícios da soneca dos bebês

Você sabia que o bebê que dorme bem fica mais relaxado e menos irritado durante o dia? Pois é! Estudos mostram que a ausência desse soninho durante o dia pode gerar distúrbios de comportamento como ansiedade, irritação e estresse. Entre os benefícios, estão a melhora dos processos cognitivos e da memória.  

shutterstock_550642420

“O que poucas pessoas sabem é que as sonecas dos bebês são tão importantes quanto o sono noturno. A ausência dele durante o dia pode afetar até no apetite e habilidades gerais dos pequenos”, ressalta Ariadne. 

O bebê dorme melhor à noite se não dormir de dia? 

Não! Existe um grande mito que diz que se a criança passar o dia acordada, dormirá melhor a noite. Mas isso não é verdade. A soneca é fundamental para aliviar a pressão de sono que é acumulada ao longo do dia e diminuir os níveis de cortisol.

shutterstock_397223029

“Entre outras funções, o cortisol é o hormônio que prepara o corpo para as atividades e o stress. A falta de soneca dificulta o início e a manutenção do sono noturno, fazendo com que a criança tenha despertares frequentes durante a madrugada”, comenta a consultora materno-infantil.

Crianças superestimuladas durante o dia se tornam mais nervosas, impacientes e chorosas. Sem contar o cansaço e estresse que os papais passam nesses momentos ao tentar acalmá-los para dormir a noite, não é? Por isso, nada de evitar a soneca dos bebês!

shutterstock_340818158

Tempo de soneca para cada mês de vida

A soneca dos bebês durante o dia é fundamental até os 3 anos: revitaliza, relaxa e aumenta a disposição. Porém, a quantidade de horas de sono que os pequenos precisam por dia varia para cada idade. 

shutterstock_519260152

Por exemplo, o bebê com um mês de vida acordará várias vezes na madrugada, pois a demanda de mamadas ainda é grande, ficando aproximadamente de 45 minutos a 1 hora acordado. Conheça a quantidade necessária para cada mês: 

  • De 4 a 6 meses: são capazes de ficar 2 horas acordados durante o dia e podem fazer de 3 a 4 sonecas;
  • De 6 a 8 meses: ficam acordados por até 3 horas e podem fazer de 2 a 3 sonecas por dia; 
  • De 9 a 12 meses: os bebês podem ficar acordados até 4 horas e fazer 2 sonecas; 
  • De 13 e os 18 meses: eles fazem a transição para apenas 1 soneca por dia (cada um a seu tempo), que acontece geralmente após o almoço.

Por mais que esse hábito seja importante para as crianças de até 3 anos de idade, ele pode ser mantido até os 5. Vale lembrar que a duração da soneca varia para cada criança, portanto alguns chegam a dormir mais ou menos que outros. 

sono do recém-nascido

“O bebê pode fazer uma soneca de 45 ou 50 minutos, pois é a duração de um ciclo de sono completo. Mas deve-se observar que elas não passem de 3 horas, pois isso pode afetar o sono noturno”, afirma Ariadne. 

Por isso, o ideal é não ter dó de acordar! Uma boa dica é colocar uma música tranquila e abrir as cortinas aos poucos para ir despertando o bebê.

shutterstock_664478614

Dicas para uma boa soneca 

Com alguns cuidados, você pode garantir um bom descanso para a crianças. Confira:

  • Fique atenta aos sinais de sono do bebê, como coçar os olhos ou as orelhas. Colocar o bebê para dormir sem sono ou passar da hora ideal podem ser prejudiciais para a qualidade da soneca;
  • Prepare o ambiente deixando-o com uma penumbra agradável e temperatura ideal;
  • Evite barulhos;

shutterstock_170142737

rotina de sono

  • Vista a criança com roupas confortáveis;
  • Próximo ao horário de dormir faça atividades tranquilas como ler um livro e ouvir uma música calma para ir diminuindo a energia do bebê;
  • Para que o bebê recém-nascido possa se sentir seguro e confortável, aposte nos ninhos redutor de medida da Grão de Gente. Com ele, o bebê se sente como se estivesse dentro da barriga da mamãe;

shutterstock_550642420

shutterstock_525893497

Ninho Tricot

Crie uma rotina que oferece segurança e tranquilidade para os pequenos. Com boas sonecas, seu bebê fica preparado para uma boa noite de sono!

shutterstock_345101900

Leia mais:

Desmame noturno: Quando e como fazer?

Cama compartilhada: pode ou não pode?

Como vestir o bebê para dormir?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário