a
HomeBebêQual é o impacto do soluço no cérebro do bebê?
cérebro do bebê
cérebro do bebê
s

Qual é o impacto do soluço no cérebro do bebê?

Muito mais do que um simples barulhinho fofo, o soluço pode gerar impactos no cérebro do bebê, revelou um estudo recente da University College London, na Inglaterra.

Mas, muita calma mamãe! Os pesquisadores explicaram que ele reflete um sofisticado sistema de aprendizado que conecta os soluços à respiração e o desenvolvimento do pequeno. Vamos entender melhor?

cérebro do bebê

Como o soluço impacta no desenvolvimento do cérebro do bebê?

Em uma abordagem inédita, os cientistas observaram 13 bebês prematuros e recém-nascidos não prematuros por meio da eletroencefalografia – um método de monitoramento que registra a atividade elétrica do cérebro do bebê.  

Nesse estudo, mudanças nas ondas cerebrais foram notadas a cada soluçinho! Isso acontece porque o cérebro é capaz de vincular o som “hic” à sensação da contração do diafragma, um músculo que fica bem abaixo do pulmão e é responsável pela respiração.

cérebro do bebê

Esses espamos começam ainda no útero, a partir de nove semanas de gestação, e são um dos comportamentos mais precoces do bebê. Dessa forma, o soluço é um marco crucial para o início da respiração. Ou seja, é uma espécie de “treinamento” que mostra que está tudo bem com o baby. 

Mas por que acontecem os soluços?

Os soluços acontecem quando o diafragma é contraído fora do ritmo normal ou quando o ar entra de forma inadequada. Como os bebês tem seu diafragma em processo de amadurecimento, eles tendem a respirar de forma inadequada, principalmente quando estão mamando.

À medida que o corpinho do pequeno ganha maior controle de seus movimentos, os episódios de soluço tendem a diminuir naturalmente. Por isso, segundo o artigo, bebês prematuros costumam soluçar ainda mais, em média 15 minutos por dia somando todas as vezes. 

cérebro do bebê

Quando devo me preocupar?

Se os soluços continuarem ocorrendo com muita frequência depois de um ano de idade, ou se forem incontroláveis, vale a pena comentar com o pediatra. 

O que fazer para ajudar a parar o soluço

Mesmo indolor para o pequeno, os papais podem aplicar algumas dicas para ajudar a parar o soluço no bebê. Confira:

  • Coloque o pequeno para mamar: o ato de sugar pode diminuir o refluxo do diafragma;
  • Observe se a pega está correta: a posição certa na hora da mamada diminui as chances dele engolir ar durante a sucção, reduzindo também as chances de soluço;
  • Faça intervalos entre as mamadas e coloque o bebê de pé: desta forma o bebê arrota e diminui o excesso de gases no estômago;
  • Saiba a hora de parar: observe se o bebê já está saciado. O estômago muito cheio facilita os episódios de refluxo e as contrações do diafragma;
  • Aqueça o bebê: o frio também pode desencadear o soluço. Por isso, sempre que a temperatura baixar, mantenha bebê bem agasalhado.

como vestir o bebê para dormir

Leia mais:

Bebê soluçando na barriga é normal?

Tudo o que você precisa saber sobre a respiração do bebê

Amamentação: especialista explica como fazer a pega correta

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário