a
HomeBebê8 dicas para manter a hidratação das crianças no verão
Como manter a hidratação das crianças no verão
Como manter a hidratação das crianças no verão
s

8 dicas para manter a hidratação das crianças no verão

Sol, férias e calorão é a mistura perfeita para a garotada curtir uma praia ou piscina! Mas, devido às altas temperaturas, os pais devem ter um cuidado especial com a hidratação das crianças nos passeios. 

A desidratação, tão comum nessa época, atinge principalmente os pequenos, podendo ser evitada com boa alimentação e ingestão de líquidos adequada. 

hidratação das crianças

Qual é consumo recomendável para a hidratação das crianças?

Nunca é demais lembrar que, nos seis primeiros meses, o bebê deve ingerir leite materno exclusivamente, sendo a água totalmente dispensável. Isso porque os rins dos recém-nascidos ainda não atingiram uma maturidade a ponto de receber o líquido. 

Até mesmo uma pequena quantidade de água poderia sobrecarregar os órgãos e causar intoxicação ou outras complicações devido a um possível desequilíbrio de sódio no corpinho. Após os seis meses, com o início da introdução alimentar, a água já se torna sua principal aliada! 

hidratação das crianças

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um adulto deve consumir, em média, dois litros de água por dia para manter o corpo hidratado. Para as crianças, esta quantidade é um pouco menor, com indicação de quatro a seis copos ao dia.

Além da água, pode-se ingerir sucos e chás gelados. A água de coco também é muito interessante, uma vez que sua composição é semelhante à dos líquidos corporais, contribuindo para a hidratação e reposição de minerais como o potássio, que é perdido na transpiração.

cuidados com o bebê no verão

8 dicas para estimular a hidratação das crianças

Mesmo com outras opções para a hidratação das crianças, a água é insubstituível e indispensável não só durante o verão como em todas as estações. Confira outras dicas para manter os pequenos saudáveis:

  1. Ofereça líquidos para as crianças mesmo que elas não peçam;
  2. Para chamar a atenção dos pequenos, use copos ou garrafinhas atrativas e coloridas;
  3. Faça cubinhos de suco de fruta ou água de coco para incrementar nas bebidas;
  4. Aromatize a água com gotas de limão ou folhas de hortelã para ficar ainda mais refrescante;
  5. Ofereça água de coco de vez em quando;
  6. Sucos e chás também são bem-vindos. A melhor opção é fazer suco natural de frutas um pouco antes de sair de casa para evitar perdas nutricionais;
  7. Evite a exposição excessiva ao sol, procurando lugares mais arejados e frescos;
  8. Aposte em frutas com água em abundância como melancia, abacaxi, morango e laranja.

fruta para bebê

Vale lembrar que os refrigerantes e isotônicos não são recomendados para crianças de nenhuma idade, por conta do excesso de açúcar.

Invista no peitolé!

As altas temperaturas do verão são um desafio para todos, e com bebês não é diferente. Os recém-nascidos também sofrem e precisam de atenção especial na estação. Uma alternativa que chama a atenção é o peitolé, um picolé feito de leite materno!

O tetolé, como também é conhecido, virou moda entre as mamães mais antenadas. Além de refrescar, ele tem a propriedade de aliviar as dores da primeira dentição dos bebês, uma vez que a baixa temperatura “anestesia” a gengivinha dos pequenos.

picolé de leite materno

Mesmo assim, é necessário redobrar a atenção para evitar riscos de contaminação na elaboração do peitolé. Além da questão de higiene e armazenamento, o picolé de leite materno deve ser oferecido apenas para crianças acima dos seis meses de idade.

E não precisa ter medo, o picolé de leite materno não causa resfriados! Pode ser feito em forminhas de gelo, de picolé ou até na tampa da mamadeira ou chupeta. Independentemente de qual forma for usada, ele deve sempre ir ao freezer fechado, com prazo de validade de 15 dias. Legal, né?

Leia mais:

Grávida no verão: como evitar os desconfortos da estação

Amamentar no verão exige cuidado redobrado!

Picolé de leite materno alivia o calor no verão

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário