a
HomeBebêAlimentaçãoGelatina é saudável? Afaste esse perigo do seu bebê!
Existem opções de gatina saudável para o bebê
Existem opções de gatina saudável para o bebê
s

Gelatina é saudável? Afaste esse perigo do seu bebê!

Durante muito tempo, a gelatina foi anunciada como um alimento saudável. Escutamos que é um produto rico em colágeno, com nenhuma gordura e uma ótima opção de sobremesa dentro de uma dieta balanceada . Mas será mesmo que a gelatina é saudável?

A nutricionista Clarisse Corbelini, do site Alô Mamãe é enfática ao afirmar que não, e que deve ser evitada, principalmente para crianças com menos de um ano de idade. “Para fazer a gelatina e a geleia de mocotó utilizam-se ossos, peles e tendões de bois e porcos”, explica. Segundo Clarisse, essas partes são trituradas e tratadas com produtos químicos muito fortes com a finalidade de liberar as proteínas de colágeno. “Depois desse tratamento, essa mistura é fervida e nesse processo de fervura o colágeno é liberado e parcialmente quebrado resultando na gelatina, que passa por mais um processo industrial para virar um pó incolor. A este pó incolor são adicionados corantes, saborizantes e uma grande quantidade de açúcar”.

Informação desconstrói mito de que gelatina é saudável

Informação desconstrói mito de que gelatina é saudável

Com tantos produtos químicos e açúcar, as gelatinas industrializadas não são aconselhadas. As diets muito menos, já que são adoçadas com adoçantes artificiais, que geram respostas intestinais que contribuem para o aumento do tecido adiposo. Assim fica difícil dizer que gelatina é saudável.

Os corantes e flavorizantes utilizados para dar cor e sabor às gelatinas, são considerados substâncias tóxicas quando entram em nosso corpo passam por um longo processo pelo fígado para serem eliminados. “Quando o fígado não dá conta de realizar de maneira correta essa biotransformação, essas substâncias tóxicas se alojam no tecido adiposo contribuindo para desregulações endócrinas que trazem sérias consequências para o corpo humano como desenvolvimento da obesidade”, alerta a médica.

Gelatina é saudável sim! Conheça o Agar-Agar

Existem opções de gatina saudável para o bebê

Existem opções de gelatina saudável para o bebê

Se seus filhos já incorporaram a gelatina ao cardápio, comem regularmente e pedem mais, não se desespere. Existe um substituto saudável e cheio de benefícios na natureza: o Agar-Agar. O Agar-Agar é um polissacarídeo obtido de algas marinhas, com propriedades gelificantes e rico em fibras. Ajuda no funcionamento do intestino, e ainda tem alto teor de sais minerais, celulose, iodo e fósforo, e é vendido em casas de produtos naturais sob a forma de pó ou como tiras de algas secas. Você pode utilizar o Agar-Agar em pó com um suco natural de sua preferência, sem adição de açúcares e conservantes. O resultado será uma gelatina turbinada, cheia de fibras e sais minerais para fazer a alegria da criançada.

Também é possível usar o Agar-Agar como substituto da gelatina no preparo de várias outras receitas, como musses, pudins, panacotas e até geleias. Viu como é fácil ser feliz e saudável?

Sobre Alô Mamãe

O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário