a
HomeBebêComo lidar com a febre no bebê?
febre bebê
febre bebê
s

Como lidar com a febre no bebê?

“Doutor, é febre”…. Basta o termômetro mostrar que a temperatura subiu para você ligar imediatamente para o pediatra. Realmente, a febre no bebê é uma das principais preocupações dos pais. Por isso, vamos falar algumas dicas para lidar com a situação.

É importante saber identificar quando é realmente febre. Para isso, confira a relação (temperatura axilar) que o pediatra Dr. Lucio Cury explicou:

  • 35,5 a 37,2°C – temperatura normal 
  • 37,3 a 37,7°C – febrícula, mais conhecido como estado febril
  • 37,8 a 38,4°C – febre baixa
  • 38,5 a 38,9°C – febre moderada
  • 39 a 39,9°C – febre alta
  • Maior que 40°C – febre extrema

febre no bebê

Outra questão que deve-se observar é se o bebê apresenta outros sintomas além da febre. Isso porque a febre no bebê pode ser apenas o primeiro sintoma de possíveis infecções. 

Além disso, a idade também precisa ser levada em conta. O pediatra afirma que não é normal um pequeno com menos de três meses apresentar febre. “Febre em bebezinho, principalmente recém-nascido, é igual a pronto socorro!”, reforça.

Em crianças maiores, o ideal é esperar até 72 horas para levar ao pediatra. Claro, se não houver outros sintomas, como apatia, diarreia, vômito e etc. Pode parecer muito, mas esse tempo é essencial para um diagnóstico mais preciso, já que ao longo dos dias a febre no bebê pode desaparecer ou o pequeno pode apresentar novos sintomas.

As principais causas

A elevação da temperatura corporal indica que o organismo está lutando contra algum agente invasor, mas também pode ser sinal de dentinho. A segunda opção acontece a partir do quarto mês e é acompanhada por gengiva inchada, um hábito constante de levar mãos e objetos na boca, além de salivação excessiva.

A febre no bebê também pode aparecer como uma reação depois de tomar alguma vacina. Pode durar apenas no dia ou até mesmo durante a semana.

Atenção! Febre também pode indicar sinusite, pneumonia, dengue, catapora, sarampo, infecção de ouvido ou urinária e mais. Em qualquer dúvida, consulte seu pediatra de confiança.

Como medir a temperatura do bebê

Colocar as mãos na testa do pequeno não é o suficiente para confirmar o quadro, certo? Esse método é conhecido como temperatura tátil, mas não oferece informações claras. Para isso é necessário utilizar um termômetro.

Para isso, existem três formas: a medição oral, retal ou embaixo da axila, sendo a última a mais eficaz. 

Para pedir a febre no bebê, coloque a ponta metálica do termômetro debaixo do braço do bebê e deixe ali pelo menos três minutos. Depois, é só verificar o resultado. 

Pode medicar?

Sim, desde que seja com orientação do médico. O antitérmico pode ser usado a partir da febre baixa. Antes disso, o ideal é verificar a temperatura mais vezes e usar outras estratégias para aliviar a febre no bebê.

O que pode fazer para baixar a febre no bebê?

  1. Retire o excesso de roupas
  2. Ofereça bastante líquido para o bebê
  3. Dê um banho com água morna
  4. Coloque toalhas ou fraldas de pano molhadas em água fria na testa, nuca e virilha

Para saber mais cuidados com os recém-nascidos, inscreva-se nos cursos da Beabá Grão de Gente! Plataforma online que oferece conteúdos de qualidade para as famílias!

Leia mais:

Dor do crescimento em crianças: entenda as causas e os sintomas

Chupar o dedo faz mal? Entenda o comportamento infantil

Faz bem deixar o bebê andar descalço? Veja 5 benefícios!

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário