a
HomeGravidezComo lidar com a enxaqueca na gravidez?
enxaqueca na gravidez
enxaqueca na gravidez
s

Como lidar com a enxaqueca na gravidez?

É comum que muitas mulheres sofram com enxaqueca na gravidez. Geralmente, causada por alterações hormonais, principalmente no primeiro trimestre. O nível de estrogênio cai, gerando o incômodo, que pode vir acompanhado por náuseas e vômitos. 

A enxaqueca na gravidez pode melhorar ou até desaparecer com os meses, também devido a ação dos hormônios. A dor não significa um risco direto para o bebê, mas é importante ter acompanhamento médico para eliminar a possibilidade de pré-eclâmpsia, por exemplo. 

enxaqueca na gravidez

Tratamentos para enxaqueca na gravidez

Se o problema já é recorrente antes da gravidez, é ideal que a mulher faça um tratamento preventivo para cessar a medicação antes de esperar o bebê. Se a enxaqueca for desencadeada pela gestação, há remédios seguros para serem usados, desde que sejam prescritos pelo médico. Nunca é uma boa ideia se medicar, ainda mais nessa fase tão delicada!

Segundo especialistas, os remédios devem ser uma opção para quadros mais graves, em que a mulher se sente muito mal e tem outros sintomas decorrentes da enxaqueca na gravidez. Nessas situações, é mais prejudicial a dor do que o medicamento. 

Terapias alternativas são uma ótima opção! Acupuntura, yoga, meditação, fisioterapia, hidroterapia, dieta balanceada, exercícios físicos e muuuita hidratação são bons aliados contra a enxaqueca na gravidez. 

enxaqueca na gravidez

É importante descansar o máximo possível ao longo do dia e beber água. Já os exercícios melhoram também a digestão, equilibram os níveis de açúcar no sangue e favorecem o parto normal. Evite também cheiros fortes e ficar sem comer por mais de duas horas.

Tem como prevenir?

É importante sempre se atentar às causas da enxaqueca, como estresse, ansiedade e alimentação. Se possível, fique longe de situações que podem causar tais coisas. Outros fatores podem ser lugares barulhentos ou com muita luz e exercícios que exijam muito esforço. Tenha consciência que seu corpo tem novos limites e precisa de mais cuidado!

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! São vagas limitadas!

Leia mais

Como aliviar as dores nas costas na gestação?

Linha Nigra: o que é e como tratar?

Gestantes serão testadas para Covid-19, garante Ministério da Saúde

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário