a
HomeBebêEfeito vulcânico no sono do bebê: o que é e como evitar
efeito vulcânico
efeito vulcânico
s

Efeito vulcânico no sono do bebê: o que é e como evitar

Quando o bebê passa o dia inteiro irritado e chora ainda mais na hora de dormir, ele pode ter a pressão homeostática de sono, conhecida popularmente como efeito vulcânico. 

Sabe quando os pequenos estão cansados e parecem “brigar” para dormir? Ele boceja, coça os olhinhos, esfrega as orelhas ou cabelo e começa a chorar sem parar? 

efeito vulcânico

bebê chorando com alergia à proteína do leite de vaca

Você sabe que não é fome e já verificou que a fralda está limpa mas, mesmo assim, ele parece um vulcão em erupção. Essas crises no sono do bebê podem acontecer até os dois anos de idade, porém são evitadas com atitudes simples!

Como acontece o efeito vulcânico

O efeito vulcânico acontece basicamente pela falta de sonecas durante o dia. A criança se sente tão cansada que não consegue relaxar para descansar. O resultado é muito choro e irritação, em uma longa batalha contra o sono.

shutterstock_286988390

Este efeito é prejudicial para o desenvolvimento dos pequenos, além de afetar na qualidade de vida dos pais, que ficam exaustos e não sabem o que fazer para acalmar o choro persistente.

efeito vulcânico

Isso acontece porque o bebê não dorme aos primeiros sinais de sono e o organismo libera o cortisol, o hormônio de vigília e do estresse. É como se os hormônios travassem uma verdadeira luta, onde quem perde é o sono. 

shutterstock_291431081

“O bebê que tem pressão de sono acumulada, geralmente tem dificuldades em se concentrar, socializar e aprender. Ele não consegue se alimentar bem e pode até ter sua imunidade prejudicada.  O cortisol também tem ação contrária à serotonina, o hormônio do bem-estar, e a melatonina, o hormônio do sono”, alerta a consultora materno-infantil Ariadne Annibal.

Outras causas que interferem nesse quadro é a mudança de rotina, uma noite de sono com muitos despertares, doenças e dores.  

shutterstock_225089740

A importância das sonecas para os bebês

A soneca dos bebês tem a função de revitalizar, relaxar e aumentar a disposição dos pequenos até os três anos de idade. Ela é muito importante para o desenvolvimento do bebê e não pode ser “recuperada” durante a noite. 

sono do recém-nascido

Por isso, os papais não devem adiar as sonecas do bebê a partir do primeiro sinal de sono. Esses cochilos podem durar em média 50 minutos entre a manhã, início da tarde e, eventualmente, no fim da tarde. Confira a quantidade de sonecas para cada idade:

  • De 0 a 3 meses: o bebê recém-nascido dorme entre 14 e 17 horas e acordará várias vezes na madrugada, pois a demanda de mamadas ainda é grande;
  • De 4 a 6 meses: são capazes de ficar 2 horas acordados durante o dia e podem fazer de 3 a 4 sonecas;
  • De 6 a 8 meses: ficam acordados por até 3 horas e podem fazer de 2 a 3 sonecas por dia; 
  • De 9 a 12 meses: os bebês podem ficar acordados até 4 horas e fazer 2 sonecas; 
  • De 13 e os 18 meses: eles fazem a transição para apenas 1 soneca por dia (cada um a seu tempo), que acontece geralmente após o almoço.

Dicas para fazer o seu bebê dormir melhor 

Por mais que o efeito vulcânico preocupe os papais, a boa notícia é que esse ciclo de noites mal dormidas pode ser quebrado com algumas técnicas, como:

  • Manter a calma e tentar não se desesperar;
  • Observar o que pode acalmar o bebê como carinho, amamentação, massagem, músicas tranquilas ou balanço no colo;
  • Preparar um ambiente com baixa luminosidade e sem muitos ruídos;
  • Estabelecer uma rotina para as sonecas do dia;
  • Utilizar um ninho redutor, cueiro ou porta-bebê para que os recém-nascidos se sintam dentro da barriga da mamãe.

rotina de sono

“Em sua rotina, o bebê não precisa de horários rígidos, mas de uma rotina com sonecas e a realização de atividades ao ar livre, alimentação adequada, brincadeiras com os pais e tudo mais que possa proporcionar relaxamento e segurança para um sono tranquilo”, completa Ariadne Annibal. 

Com todas essas dicas, fica muito mais fácil manter aquele sorrisinho que amamos durante todo o dia!

shutterstock_753499141

Leia mais:

Sono do recém-nascido: Expectativa e Realidade

Soneca dos bebês: qual é a importância?

Desmame noturno: Quando e como fazer?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário