a
HomeBebêDente natal: é verdade que bebês podem nascer com dentes?
dente natal
dente natal
s

Dente natal: é verdade que bebês podem nascer com dentes?

Você já viu alguma notícia de bebês que nascem com dentes? Pode parecer estranho imaginar essa cena, mas acontece. Embora seja raro, o chamado dente natal surge em 1 a cada 2000 crianças e é mais comum ocorrer em crianças do sexo feminino. 

Mesmo sendo aguardados para nascer apenas no sexto mês de vida, existem casos que os primeiros dentinhos despontam ainda dentro do útero. Existem também os dentes neonatais, que nascem no primeiro mês de vida. Vamos entender melhor?

dente natal

Dente natal pode indicar algum problema?

A causa para o aparecimento do dente natal ainda é desconhecida, mas estudos mostram que pode estar relacionado desde um fator genético até um distúrbio do sistema endócrino. Por isso, é necessário acompanhamento de um odontopediatra desde cedo.

Mas muita calma! Essa condição do pequeno não está ligada necessariamente a alguma doença. Nesses casos, é comum o especialista fazer uma avaliação de forma clínica e radiográfica. Assim, ele chegará à conclusão se é necessário fazer uma extração ou se o dente pode permanecer na boca da criança.

dente natal

Como tratar o dente natal?

Geralmente, o tratamento depende do grau de mobilidade deste dente. Como ele nasceu antes do tempo, oferece maior risco de sofrer com cáries já na primeira infância. Sua cor e forma também podem ser diferentes, por causa da má formação da raiz. 

Se ele ficar muito mole, a extração é a medida mais indicada para evitar o risco do bebê aspirar ou engolir. Caso contrário, o dentista poderá optar por manter o dente e lixar a borda para evitar machucados na língua. 

Esse lixamento também será fundamental para que o bebê não tenha problemas na hora da amamentação e nem possa ferir o seio da mãe.  

Higienização é normal

Os cuidados com a higiene desse dente “apressadinho” devem ser os mesmos que pais e dentistas teriam com aqueles nascidos na época certa.

O uso de uma gaze, uma fralda umedecida com água limpa ou uma dedeira de silicone podem fazer esse papel de forma bem eficiente.

dente natal

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! São vagas limitadas!

 

Leia mais:

O nascimento dos primeiros dentes do bebê

▷ 10 surpreendentes fatos sobre amamentação [você precisa saber]

O que é a crise dos 3 meses do bebê?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário