a
HomeBebêComo cuidar das cólicas em bebês? Confira dicas de métodos naturais!
shutterstock_269329109-1
shutterstock_269329109-1
s

Como cuidar das cólicas em bebês? Confira dicas de métodos naturais!

Talvez a fase mais difícil dos primeiros três meses dos pequenos seja as cólicas. Mamães e papais podem sentir muita dificuldade em cuidar das cólicas em bebês, que muitas vezes sofrem um poucos com as dores. A causa dessas dores ainda não é totalmente conhecida, mas já se sabe que alguns fatores, como o tabagismo e a ingestão de alimentos inapropriados para lactantes podem aumentar as chances de cólicas em bebês. Para orientar papais e mamães na prevenção e diminuição das cólicas nos recém-nascidos, conversamos com o médico Roberto Debski. Confira:

 

Cólicas em bebês: prevenção e tratamentos naturais.

shutterstock_96528799

A dor abdominal atinge 75% dos bebês nos primeiros três meses de vida e vem sempre no mesmo horário, geralmente no início da tarde ou durante a noite. E traz desespero para muitos pais. Vale lembrar que não existe um remédio específico para as cólicas do bebê, já que elas não estão associadas a nenhuma doença. São um problema fisiológico, comum em recém-nascidos, que têm um sistema digestivo ainda imaturo, em desenvolvimento. Agora que você já sabe que é normal, procure ficar calma (OK, a gente sabe que é difícil). Isso porque a sua ansiedade pode deixar o seu bebê agitado, o que só vai piorar a situação.

4 superdicas sobre cólicas em bebê recém-nascido

Problemas mais comuns em bebês: Cólicas

Existem algumas dicas para procurar prevenir e tratar esta situação, que é extremamente incômoda para o bebê e estressante para os pais. O primeiro passo é identificar as principais causas conhecidas das cólicas e tentar eliminá-las. “Uma das hipóteses é que quando a mãe fuma, ou se no ambiente doméstico há alguém que fuma, pode aumentar a chance do bebê ter cólicas. Outro fator é a imaturidade do sistema digestivo do bebê: os seus movimentos intestinais são desordenados causando as cólicas”, alerta o Dr. Roberto Debski.

O médico explica que quando o bebê mama no peito e a mãe ingere alguns alimentos que produzem gases, isto pode influenciar e aumentar a chance de cólicas. “Estes alimentos geralmente são o feijão, repolho, cebola, couve flor, brócolis, chocolate, apimentados. Se o bebê toma fórmula, pode ser que algum componente cause as cólicas”.

 

É possível diferenciar o choro de cólica?

“A cólica costuma ocorrer até os 5 meses de idade, e se iniciam cerca de duas a três semanas após o parto. Se o bebê chora por horas seguidas, mais que três vezes na semana, há pelo menos três a quatro semanas, pode ser cólica. O bebê normalmente chora por diversas situações: fome, desconforto, se está cansado, molhado, assustado, mas ao resolver estas situações, e embalar e segurar o bebê, o choro tende a passar. No caso da cólica isto não ocorre. O choro permanece, o que pode ser angustiante principalmente para pais de primeira viagem”, esclarece o médico.

Recém-nascido exige cuidados especiais

 

O que fazer para minimizar ou acabar com as cólicas?

Dr. Debski esclarece que não existe um remédio específico para cólicas, já que elas são decorrentes de uma amadurecimento natural do organismo do bebê. Mas algumas medidas podem ser tomadas para minimizar as cólicas nos bebês, ou até mesmo fazê-las sumir. Confira algumas dicas para ajudar seu pequeno a passar melhor por esse desconforto.

cólicas em bebês

O sling pode ser um aliado no alívio das cólicas em bebês

 

 

 

  • Não fumar durante a gravidez e após o parto.
  • Evite ingerir os alimentos que aumentam os gases como feijão, repolho, cebola, couve flor, brócolis, chocolate, alimentos condimentados e apimentados.
  • Converse com o pediatra para avaliar se a fórmula, no caso de tomar mamadeira, pode estar causando as cólicas.
  • Segure o bebê próximo a você, e movimente-se com ele. Um sling pode ajudar bastante.
  • Deixe o ambiente mais tranquilo, sem muitos estímulos como ruídos altos e luz forte.
  • Massageie suavemente a barriguinha do bebê, e aqueça-a com uma bolsa de água morna, cuidado com a temperatura pois a pele do bebê é muito delicada e ele pode se queimar.
  • Faça movimentos suaves com as perninhas do bebê, como se andasse de bicicleta.
  • Faça sempre o bebê arrotar após cada mamada. Se ele se tomar mamadeira observe, se não engole ar. Use bicos anatômicos.
  • Caso nada disso resolva, converse com o pediatra para que possa prescrever uma medicação, alopática ou homeopática, e para que ele descarte outras causas de dor abdominal.
  • Não se culpe, mantenha a calma. Embora seja muito desagradável, as cólicas irão passar em pouco tempo. Se a mãe e o pai ficam ansiosos, os sintomas do bebê podem aumentar.
Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Parabéns por nos prestarem estas ajudas com nossos pequeninos….

    9 de setembro de 2018

Deixe um comentário