a
HomeBebêCuidados com a SaúdeCuidados na gravidez e um pós-parto mais saudável
pós parto mais saudável
pós parto mais saudável
s

Cuidados na gravidez e um pós-parto mais saudável

A gestação é um período de muita felicidade e também de muitas dúvidas entre as novas mamães. Mudanças constantes no corpo e no humor, sensações até então desconhecidas e ansiedade em conhecer o rostinho do grande amor geram muitas perguntas entre as grávidas. Pensando nisso, a Grão de Gente realizou uma transmissão ao vivo pelo Facebook e pelo Instagram com o ginecologista e obstetra Gilberto Mello. Em pleno Dia da Gestante, 15 de agosto, o especialista respondeu as dúvidas sobre como se cuidar durante a gravidez para um pós-parto mais saudável.

Leia abaixo as respostas do médico para as questões mais perguntadas pelas mamães em nossas redes sociais.

Pós-parto mais saudável: É preciso tomar vitaminas durante a gestação?

pós parto mais saudável

As grávidas devem sempre consultar seu obstetra para saber que cuidados específicos deverá tomar durante a gestação

“A melhor vitamina é a boa alimentação da mãe”, explica o médico. Segundo ele, quando a gestante tem como rotina uma alimentação saudável, nem sempre ela precisa suplementar com vitaminas. Quando é necessário, o ácido fólico é indicado nas primeiras semanas, no período de formação neurológica. Quando o bebê começa a crescer ainda mais, o ideal é tomar vitaminas de cálcio e ferro, principalmente, em razão da formação do sangue e dos tecidos. “Vale lembrar que a vitamina é para a mãe, não para o bebê. O bebê já absorve todos os nutrientes necessários da mamãe”.

A suplementação com vitaminas tem benefícios diretos no pós-parto. O ferro, por exemplo, evita que a mamãe tenha anemia e queda de cabelo. No entanto, as vitaminas e suas respectivas marcas devem ser indicadas diretamente pelo obstetra de cada gestante.

Perda ou aumento de peso durante a gravidez

O ginecologista explicou que a mulher pode, sim, perder peso no início da gestação sem que isso cause nenhum tipo de problema ao bebê, já que ele continua absorvendo os nutrientes da mãe. “No entanto, sempre indicamos que coloquem um fio de azeite sobre os alimentos para que haja maior ganho calórico e aumento na ingestão de alimentos como abacate, banana e aveia”.

O especialista destacou ainda que no primeiro semestre a gestante pode engordar até 1kg e, em toda a gestação, o ideal é que o ganho na balança seja de até 9kg, o que corresponde ao peso do bebê, da placenta, aumento das mamas, líquidos e demais alterações no corpo da grávida.

Dores na gestação: é preciso estar atenta aos sintomas

Questionado por uma grávida que sentia a barriga dura, o doutor Gilberto Mello fez um alerta: é preciso tomar cuidado com alguns tipos de dores para não confundir contração de treinamento com contrações antes da hora. “As contrações de treinamento acontecem a partir das 36 semanas, no último mês. Antes disso, a grávida deve estar atenta. Se a barriga estiver molinha, pode ser intestino preso ou infecção urinária. Se a barriga ficar dura, é um sinal de contração. Antes das 36 semanas há o risco de parto prematuro. É muito importante a prevenção da prematuridade”.

Cuidados específicos: principais proibições

O médico reforçou alguns cuidados e atitudes proibidas para as gestantes, especialmente no início da gravidez, como a ingestão de álcool, uso de químicas no cabelo ou ingestão de adoçante. O especialista também destacou a necessidade de evitar açúcares, controle do peso e cuidados com alimentação saudável para fugir do diabetes gestacional.

Grávidas podem praticar atividade física?

pós parto mais saudável

Para mulheres que já praticavam atividade física, especialista recomenda diminuição de 50% na intensidade dos exercícios

Segundo Gilberto Mello, as atividades físicas são liberadas, mas com algumas restrições. “Quem já pratica alguma atividade pode continuar com 50% do esforço que fazia antes, principalmente nas 12 primeiras semanas. Aquela mamãe que não fazia atividade, o ideal é que não inicie logo no começo da gravidez. No pós-parto, passando o primeiro mês, as atividades podem voltar aos poucos”, alerta.

Amamentação

Em relação à higiene, ele alertou que banhos quentes e sabonetes diretamente no mamilo ressecam a pele e podem prejudicar a amamentação.

Outra dúvida das gestantes foi em relação à amamentação e métodos anticoncepcionais. “Contraceptivos à base de progesterona são mais tranquilos e seguros. Implante e diu de hormônio também são métodos interessantes. A pílula comum, no entanto, é indicada somente quando a mamãe para de amamentar”.

Quer saber tudo que o ginecologista e obstetra Gilberto Mello explicou durante a transmissão ao vivo nas redes sociais da Grão de Gente? Além dos assuntos abordados no texto, o médico respondeu muitas outras questões. Veja na íntegra!

 

Siga-nos nas redes sociais e não perca nenhum post!

Facebook | Pinterest | Instagram | Twitter | Google+

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário