a
HomeBebêCuidados com a SaúdeGrávidas e a comida japonesa: gestante pode comer peixe cru?
grávida pode comer peixe cru?
grávida pode comer peixe cru?
s

Grávidas e a comida japonesa: gestante pode comer peixe cru?

A culinária oriental conquistou o paladar dos brasileiros. O sushi, sashimi, os temakis e tantas outras delícias a base de peixe cru já estão inseridos no cardápio diário da família brasileira.

Existem muitos questionamentos sobre a segurança do consumo de peixe cru durante a gestação. Muitas mamães, apaixonadas por comida japonesa, têm receio de matar o seu desejo por um temaki, por exemplo, com medo de que o salmão cru possa trazer algum dano à saúde do seu bebê.

De fato, o consumo de carne crua ou mal passada em geral – vermelha e branca – tem algumas ressalvas que devem ser levadas em consideração, sobretudo, pelas gestantes. No caso do peixe cru, os mais comuns são o Salmão e o Atum, têm elevado porcentual de mercúrio, um metal que em determinadas concentrações pode lesar o sistema nervoso central do feto.

Para evitar que isso ocorra, limite-se a quantidade destes tipos de peixe a 2 pedaços de aproximadamente 170g por SEMANA. Isso se o seu desejo for incontrolável… se der pra segurar, não coma!

Quando o assunto é consumo de carne crua/peixe cru na gestação, muito se fala também sobre a Toxoplasmose. Os peixes crus não transmitem Toxoplasmose – a doença que é transmitida por carne crua ou mal passada – mas, como falamos inicialmente, a comida oriental já faz parte do cardápio diário do brasileiro e é muito comum encontrarmos comida japonesa em churrascarias, por exemplo.

O peixe cru se torna vulnerável a doenças como a Toxoplasmose se entrar em contato com uma carne vermelha contaminada. Por isso, não se deve comer sushis em locais com risco elevado de contato do peixe com a carne vermelha crua. Se uma faca passa na carne crua e depois no peixe cru, aí sim ele pode transmitir Toxoplasmose. Sendo assim: fica a dica: não coma sushi na churrascaria!

Os peixes e frutos do mar são alimentos saudáveis que podem ser consumidos na gravidez. Eles contêm nutrientes como ômega 3, iodo, fósforo e proteínas que são importantes na gestação. É importe estar atento, isso vale para todo e qualquer tipo de alimento, a higiene do local onde irá se alimentar. Conhecer e ter boas referências do restaurante, açougue, peixaria etc.

Quer saber mais sobre alimentação saudável na gestação? Tem uma matéria muito bacana aqui no Blog da Grão de Gente, com dicas e orientações de uma nutricionista. Acesse o link e boa leitura!

Fonte: Dra. Ana Escobar

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário