a
HomeBebêCalor à vista! Saiba quais cuidados são essenciais com o bebê no verão
cuidados com o bebê no verão
cuidados com o bebê no verão
s

Calor à vista! Saiba quais cuidados são essenciais com o bebê no verão

A estação mais quente do ano já chegou, e os nossos pequenos sofrem com o calor tanto quanto nós, adultos. Por isso, alguns cuidados são indispensáveis na hora de aproveitar os dias mais quentes com o novo membro da família. Contamos para você como cuidar do bebê no verão com dicas sobre roupinhas, alimentação e proteção do sol! Vem conferir.

Exposição ao sol – cuidados com o bebê no verão

cuidados com o bebê no verão

Tomar sol é importante para todos nós, porém, enquanto seu bebê for pequeno, evite os horários em que a temperatura está mais forte. Procure sair ao ar livre com seu bebê sem passar dos 20 minutos de exposição solar, sempre antes das 9h da manhã e após as 17h da tarde, quando o sol já estiver mais ameno. Os banhos de sol ajudam na absorção de vitamina D.

Nos horários entre 10h e 17h, os raios ultravioletas podem ser mais perigosos à saúde, já que os bebês podem ter a pele queimada com mais facilidade. Por isso, todo cuidado é pouco!

Proteção solar

cuidados com o bebê no verão

Os protetores solares para bebês só são recomendados após os seis meses de vida. Se o seu bebê for mais novinho, então a alternativa é evitar os horários de sol forte e também investir nas roupinhas para protegê-lo. Acessórios como chapéus também estão liberados, além de ficarem uma gracinha nos pequenos!

Roupinhas

cuidados com o bebê no verão

Procure utilizar roupas de tecidos leves, de algodão, que permitam a respiração da pele. Tecidos sintéticos como o poliéster fazem com que o bebê sinta mais calor. Muitos pais tendem a agasalhar demais o bebê no verão, quando na realidade ele sente tanto calor quanto os adultos. Outra opção é deixar o neném apenas de fraldas enquanto estiver em casa, assim ele pode ficar mais confortável.

cuidados com o bebê no verão

Na hora da soneca, você pode deixá-lo sem fraldas para evitar brotoejas e assaduras que são causadas pelo plástico. Certifique-se de que o bebê está em um local de fácil limpeza caso faça xixi ou cocô enquanto dorme, ou utilize fraldas de pano.

Praia e piscina

cuidados com o bebê no verão

Os passeios na praia ou piscina merecem cuidado redobrado! Respeite os horários recomendados para evitar que seu bebê se queime pelo sol e capriche nas roupinhas e chapeuzinhos. Evite o uso de óculos escuros de plástico nos bebês, que exigem proteção UV, e caso não a tenham, podem ser prejudiciais à visão.

cuidados com o bebê no verão

Converse com seu pediatra para ter recomendações sobre frequentar a piscina e a praia. Vale checar as condições de higiene do local que você irá frequentar. Uma alternativa bacana é utilizar uma piscininha inflável com brinquedos quando seu bebê já for capaz de se sentar sozinho. Lembre-se de não deixá-lo sozinho nem por um segundo!

Brincar com água é tudo de bom para o bebê no verão, ajuda a refrescar e é super divertido!

Ar-condicionado

cuidados com o bebê no verão

O ar-condicionado gera controvérsia entre especialistas. Alguns pediatras afirmam que não há problemas em utilizá-lo com o bebê no verão desde que os filtros estejam bem limpos. Outros especialistas não recomendam o uso do ar-condicionado com bebês já que o aparelho resseca as vias aéreas, podendo provocar doenças como gripe e infecções na garganta. Converse com seu pediatra de confiança para tomar essa decisão!

Se você optar pelo uso do ar-condicionado, uma sugestão é fazer o uso de um umidificador de ambiente, que vai evitar o ressecamento das vias aéreas do neném. Se optar por não utilizar o aparelho, um ventilador também pode ser usado sem problemas.

Na hora de utilizar o ar-condicionado, vista o bebê com roupinhas de acordo com a temperatura, e não deixe o fluxo de ar frio voltado diretamente para o pequeno. O mesmo vale para o vento do ventilador, que não deve ficar muito em cima do bebê. Lembre-se de desligar na hora do banho e só volte a ligá-lo quando a criança estiver seca e vestida.

Hidratação e alimentação

cuidados com o bebê no verão

Se você ainda amamenta exclusivamente o seu bebê, procure oferecer seu leite a ele com maior frequência nos dias quentes, já que essa é a única fonte de hidratação dele. Lembre-se: Antes dos seis meses de idade, bebês não precisam tomar água! O leite materno já conta com toda a quantidade de água que o bebê de até seis meses precisa, sem contar com os nutrientes de que ele precisa.

cuidados com o bebê no verão

No caso de bebês que já tenham iniciado a introdução alimentar, ofereça frutas ricas em água como melancia e melão. Prefira as frutas aos sucos, já que elas contém fibras que ajudam a regular o intestino. Você pode oferecer água, sucos naturais e água de coco à vontade.

Com essas dicas, você estará pronta para curtir com seu bebê no verão!

Leia mais

Gravidez no verão: Veja os cuidados indispensáveis para se proteger do calor

Dicas para manter a hidratação das crianças no verão

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário