a
HomeBebê6 dicas para prevenir o coronavírus em crianças e bebês
coronavírus em crianças
coronavírus em crianças
s

6 dicas para prevenir o coronavírus em crianças e bebês

A pandemia do novo coronavírus mudou drasticamente a rotina sociedade em todo o mundo. A sociedade está em alerta e buscando ao máximo se proteger da doença COVID-19. Com a quarentena e as crianças em casa, preparamos algumas dicas para incluir novos hábitos para prevenir o coronavírus em crianças e bebês! De forma lúdica e com ações simples, vamos te ajudar! 

Apesar de alguns relatos, a incidência tem sido muito menor em crianças do que em adultos. Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde, divulgado em fevereiro, na China, onde foram realizados os estudos mais completos sobre a epidemia até o momento: 2,4% dos casos confirmados ocorreram nos mais novos, e 0,2% deles ficaram em estado crítico. 

coronavírus em crianças

Os números do novo coronavírus em crianças representam uma porcentagem muito pequena em comparação aos números de casos da doença em adultos,  que já ultrapassaram mais de 150 mil em todo o mundo.

Veja como prevenir o coronavírus em crianças e bebês:

1-  Hora de lavar as mãos: Vamos cantar parabéns?

Esfregue as mãos com água corrente e sabão por pelo menos 20 segundos. Cante a canção “Parabéns para você” do começo ao fim duas vezes. Dessa forma fica bem mais divertido! Você também pode relembrar a musiquinha clássica do Castelo Rá-tim-bum, programa infantil da TV Cultura que marcou os anos 90: “Lava uma mão, lava outra, lava uma” melodia composta e cantada por Arnaldo Antunes! 

coronavírus em crianças

Ressaltamos que higienização das mãos precisa ser completa. Lave o espaço entre os dedos, o dorso e o punho. O ritual completo deve durar cerca de 50 segundos. Ative o alarme do seu celular ou tablet para lembrar de lavar as mãos do pequeno a cada 1 ou 2 horas.

Para secar as mãos: se você estiver em ambientes coletivos: seque com toalha de papel descartável! Observação importante: Se a torneira não for automática, use uma folha de papel toalha para fechá-la, ou lave também a torneira antes de lavar as mãos.

#Dica: Para a criança entender de forma divertida e lúdica a importância de lavar as mãos, você pode fazer uma simples brincadeira! Os apresentadores Luciano Huck, Patrícia Abravanel e Ticiane Pinheiro adotaram a tática para ensinar os filhos e compartilharam com os seguidores:

Separe um recipiente com água e grãos (pimenta-do-reino ou orégano) e outro com sabão ou detergente. A técnica consiste em fazer a criança colocar o dedo da “água contaminada – uma maneira de representar o coronavírus” e, em seguida, limpá-lo no sabão. Depois, peça para ela colocar novamente o dedo onde está o “vírus” e prestar atenção no que acontece – os grãos “recuam” e a criança visualiza perfeitamente a importância de lavar bem as mãos.

2- Segure o beijinho!

Não beije o recém-nascido na cabeça, na mão, rosto e, principalmente, na boca. Essa recomendação é válida não só em tempos de coronavírus, viu?

coronavírus em crianças

Essa é umas das principais formas de evitar o contágio de coronavírus em crianças e em bebês, já que a transmissão do coronavírus é feita através da mucosa oral, do nariz e dos olhos.

3- Alimentação para fortalecer a imunidade 

Para as mamães que estão amamentando: o leite materno é o melhor alimento que existe para o seu bebê. Não é necessário interromper, se você apresentar sintomas, deve usar máscara durante a amamentação.

Uma alimentação saudável é fundamental para garantir a saúde e desenvolvimento das crianças. O momento pede para reforçar o consumo de água, já que ela faz uma “faxina” das toxinas do corpo, além de ser rica em cálcio e magnésio. E também aumentar o consumo de alimentos naturalmente ricos em vitamina C, como laranja, manga, abacaxi, morango, kiwi, goiaba e mamão.

Ofereça vegetais verdes escuros, pois possuem ácido fólico e vitamina B9, que ajudam na formação e fortalecimento dos glóbulos brancos, responsáveis pelo sistema de defesa do corpo humano. Exemplos: brócolis, agrião, rúcula e couve.

Feijão, grão de bico, chia, ervilha, linhaça e lentilha também podem complementar o cardápio, já que são sementes ricas em vitamina E, selênio, zinco e ácidos graxos. 

Peixes,azeite e sementes oleaginosas são alimentos ricos em ômega 3, gordura com ação anti-inflamatória. Outra dica: faça suco e vitaminas com gengibre e inhame! Essas raízes são ótimas fáceis de misturar e fortalecem as defesas do organismo e eliminam as toxinas do corpo.

4-Estátua!

Invente uma brincadeira para evitar que os pequenos coloquem a mão na boca, nariz ou olhos. Estátua é uma proposta: Assim que perceber que a criança está com vontade de tocar o rosto, hora de brincar de estátua! Também dá para desenhar algo nas mãos que indique que aquilo não é uma atitude legal.

5-  Limpar e brincar – Brincar e limpar

A regra vale nas duas ordens! Ensine e incentive a criança a participar da higienização dos brinquedos antes e depois de brincar. Você pode separar os que ela mais gosta para facilitar a rotina. 

coronavírus em crianças

É necessário limpar e desinfetar locais e objetos da casa que são tocados com frequência, como mesas, celulares, controles remotos, maçanetas e puxadores para evitar o coronavírus em crianças e bebês.Para limpar utilize um pano úmido com água e sabão ou detergente. Para desinfetar: Use álcool a pelo menos 70%. Se não utilizar luvas, lembre-se de lavar as mãos depois da limpeza.

6- Deixe o sol entrar

Abra as janelas! É essencial manter os ambientes bem ventilados e com circulação de ar.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários!

 

Leia mais:

Grão de Gente disponibiliza curso grátis para gestantes em quarentena

Mãe do corpo: entenda o que é a sensação no pós-parto

Coronavírus: tudo o que as gestantes precisam saber

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário