a
HomeBebêCuidados com a SaúdeContato pele a pele entre o bebê e a mãe previne doenças
contato pele a pele - projeto canguru
contato pele a pele - projeto canguru
s

Contato pele a pele entre o bebê e a mãe previne doenças

Diversos estudos científicos já comprovaram que o contato pele a pele entre mãe e filho traz benefícios incríveis para a saúde do bebê e da mulher, entre eles, a prevenção de doenças, a diminuição da ansiedade e o aumento da amamentação. A técnica deve ser colocada em prática desde os primeiros minutos na maternidade estimulando o vínculo entre os dois e garantindo um desenvolvimento saudável para a criança. Depois, mesmo em casa, é importante amamentar e manter seu bebezinho em contato direto com a sua pele, sempre que possível.  Confira a matéria completa e conheça todas as vantagens desse gesto repleto de carinho.

 

contato pele a pele - projeto canguru

O contato pele a pele entre mãe e filho tem sido objeto de trabalhos científicos que comprovam os benefícios fisiológicos e psicossociais, tanto para a saúde da mãe quanto para a do recém-nascido. Sendo assim, deve ser estimulado desde os primeiros minutos de vida, respeitando sua individualidade e a delicadeza desse momento. Por isso, essa técnica virou até política de saúde pública.

 

Em 1979, o Método Canguru, que incentiva o contato pele a pele entre mamãe e bebê, foi criado na Colômbia para solucionar, de forma barata e efetiva, a grande quantidade de bebês nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do país. No início da década de 90, a iniciativa chegou ao Brasil, sendo adotada como política do Ministério da Saúde há 16 anos. Desde então, hospitais de todos os estados têm aderido ao famoso Projeto Canguru com ótimos resultados! Além disso, esse primeiro contato é uma das medidas inseridas na política dos “Dez passos para o sucesso no aleitamento materno” definida pela Iniciativa  Hospital Amigo dos Bebês, da OMS/ UNICEF (1991).

 

Benefícios do contato pele a pele entre a mãe e o bebê

1 – Reduz os riscos de infecções e alergias

Os recém-nascidos que têm contato com a mãe logo depois do parto têm menos chances de sofrer com infecções e alergias alimentares. Ao encostar na pele da mamãe, o bebê entra em contato com uma série de bactérias benéficas, que vão ajudar a colonizar a sua flora intestinal, fortalecendo seu sistema imunológico contra doenças graves.

2 – Diminui o estresse materno

Este toque inicial tem inúmeros benefícios fisiológicos e psicossociais para mãe e filho. A mãe tem oportunidade de confirmar que está tudo bem com o seu bebê, acabando com muitas dúvidas e medos gerados durante a gravidez. Assim que ela toca, cheira e explora o corpo do recém-nascido, a sensação de bem estar e alívio induz a produção de ocitocina, o “hormônio do amor”, diminuindo a ansiedade e aumentando a temperatura do peito. Estudos mostram que a produção de cortisol, hormônio envolvido na resposta ao estresse, diminui tanto na mãe quanto no bebê quando eles estão em contato pele a pele.

3 – Estimula a amamentação

O fortalecimento do vínculo entre mãe e filho, promovido pelo contato físico, facilita a amamentação para os dois. A explicação está no fato de que essa proximidade eleva os níveis de ocitocina, tanto na mãe quanto no bebê. A ocitocina é um hormônio ligado à redução do estresse e também à maior produção de leite materno. Esse composto é especialmente importante para a saúde da mulher porque provoca também contrações musculares no útero e reduz a perda de sangue.

4 – Acalma o bebê e alivia a dor

Ao reconhecer a respiração materna, a frequência cardíaca do recém-nascido e o nível de glicemia se estabilizam, fazendo com que ele se sinta mais calmo e seguro.  Por isso, o bebê colocado na posição canguru costuma chorar menos e o estresse causado pelo trabalho de parto vai se amenizando. O calor do seu corpo também vai aquecer seu pequeno naturalmente. Um estudo publicado em 2015 por pesquisadores chineses apontou que os pequenos sentem menos dor quando estão no colo das mães, principalmente aqueles que costumam fazer o contato com a pele, já que a ramificação cerebral deles é feita de uma maneira para garantir o seu bem-estar desde o nascimento.

contato pele a pele - projeto canguru

5 – Garante um bom desenvolvimento de prematuros

O método Canguru permite que os recém-nascidos com baixo peso criem um vínculo com a mãe e o pai de forma mais eficiente, visto que eles saem do espaço acolhedor do útero materno para incubadoras. Além disso, deixam de ouvir a voz da mamãe e do papai com a mesma frequência e essa separação não é nada positiva. Nestes casos, as vantagens do contato pele a pele são ainda mais incríveis, pois a recuperação dos pequeninos é muito mais rápida.

O contato pele a pele com o papai

É claro que o contato físico com os papais também é muito importante para fortalecer o vínculo entre eles, além de acalmá-los e deixá-los mais seguros. Um estudo recente demonstrou que, nos casos de cesariana, assim que o recém-nascido entra em contato pele a pele com o papai, há uma redução significativa do choro, promovendo o conforto e bem estar dos pequenos. Os bebês adormecem mais facilmente e desenvolvem reflexos de procura e de sucção mais vigorosos quando acordam.

Conhecer os benefícios desse toque, definir  seu plano de parto com o médico e confiar na equipe de profissionais que te acompanha são alguns fatores importantes para que a mamãe vivencie o parto e o puerpério como experiências únicas e positivas, proporcionando ao bebê o melhor início de vida possível. Agora você já tem mais um montão de motivos para ficar juntinho do seu maior tesouro! Aproveite!

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário