a
HomeBebêCampanha de Multivacinação começa hoje
campanha de multivacinação. Bebê tomando vacina
campanha de multivacinação. Bebê tomando vacina
s

Campanha de Multivacinação começa hoje

A carteira de vacinação do seu filho não está em dia? Aproveite a Campanha Nacional de Multivacinação 2016 para colocá-la em ordem. A campanha, que começa hoje (19/09) e vai até o dia 30 de setembro, inclui todas as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças de até 5 anos e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos.

As 14 vacinas disponíveis durante a campanha são Hepatite A, VIP, Meningocócica C, Rotavírus, HPV, Pneumo 10, Febre amarela, Varicela, Pentavalente, Tetraviral, Dupla adulto, DTP, Tríplice viral, VOP (poliomielite).

Normalmente, as doses dessas vacinas já são disponibilizadas gratuitamente pelo SUS. Mas, para garantir a saúde dos pequenos, a campanha vai disponibilizar todas as doses de uma única vez para estimular os pais a levarem os filhos aos postos de saúde.

campanha de multivacinação. Bebê tomando vacina

O intuito da Campanha de Multivacinação

O objetivo da Campanha de Multivacinação é reduzir o número de doenças imunopreveníveis e, claro, diminuir o abandono à vacinação. Para garantir que todas as crianças e adolescentes sejam imunizados, o Ministério da Saúde enviou 19,2 milhões de doses extras das 14 vacinais citadas acima para todos os postos de saúde do Brasil. Durante os 12 dias de mobilização, a Campanha Nacional de Multivacinação contará com 36 mil postos fixos de vacinação e com participação de 350 mil profissionais de saúde. No sábado, 24 de setembro, acontecerá o “dia D” da campanha nacional.

 

Mudança no Calendário Nacional de Vacinação em 2016:

No começo deste ano, o Ministério da Saúde alterou o esquema de vacinação contra HPV, pólio, meningite e pneumonia. Na época das mudanças, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, explicou que as mudanças no calendário era rotineiras e motivadas pela alteração da situação epidemiológica e por atualização na indicação das mudanças. Relembre o que mudou:

 

HPV

Como era: 2 doses para meninas de 9 a 13 anos com intervalo de 6 meses; 3ª dose 5 anos depois.

Como ficou: 2 doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 13 anos.

 

Poliomielite

Como era: injeção aos 2 e 4 meses e gotinha aos 6 meses. 2 doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos (ambas de gotinha).

Como ficou: a 3ª dose passou ser a injetável.

 

Pneumonia

Como era: 3 doses (2, 4 e 6 meses de idade) e reforço entre 12 e 15 meses.

Como ficou: 2 doses – aos 2 e 4 meses e um reforço aos 12 meses.

 

Meningite

Como era: 2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 15 meses.

Como ficou: 2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses.

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário