a
HomeBebêBanho no bebê no inverno: Precisa dar todo dia?
banho no bebê
banho no bebê
s

Banho no bebê no inverno: Precisa dar todo dia?

Dar banho no bebê é uma delícia, mas quando os dias ganham baixas temperaturas, o que era para ser um momento íntimo entre mãe (ou pai) e filho, acaba cortando o nosso coração. Confira as dicas práticas do Blog da Grão de Gente para o seu filho ficar limpo e cheiroso durante o inverno.

banho no bebê

Dando banho no bebê em dias frios

Escolha o horário certo

Claro que a hora do banho no bebê é a mãe quem define, de acordo com sua disponibilidade e julgamento, mas alguns pontos precisam ser considerados. É importante que a criança não seja banhada depois de ter sido alimentada para evitar enjoos ou golfadas.

banho no bebê

Nossa dica é que você dê o banho no bebê nos períodos do dia que aparentam ter as temperaturas mais quentes, como o horário do almoço ou antes do pôr-do-sol.

Prepare o clima

O banho no bebê fica ainda mais aconchegante se você preparar o ambiente. Feche as portas e janelas, ligue a água quente e deixe o se espalhar pelo banheiro. Se tiver aquecedor elétrico na sua casa, melhor ainda! 

Temperando a água

Independentemente do quão frio está, lembre-se de conservar a temperatura da água entre 36 e 37° celsius. Seu bebezinho possui uma pele extremamente sensível e você não quer que ela se machuque, certo?

Banheira ou chuveiro?

Prefira os banhos de banheira nessa época do ano, assim, ele fica imerso na água quentinha.

banho no bebê

Alerta para o sabonete!

Evite o uso excessivo do produto. Dê preferência a sabonetes neutros, em barra, e passe apenas nas “dobrinhas” e órgãos genitais para evitar o ressecamento da pele. Use também hidratante à base de água para manter a pele do bebê hidratada.

Mantenha o bebê sempre quentinho

Se você tiver que usar pouca água durante o banho no bebê, molhe uma fraldinha de pano ou uma toalha de rosto para cobrir as partes do corpo que não estão em contato com a água, principalmente a barriga, o peito e as costinhas.

Vai lavar o cabelo?

Se for lavar o cabelo do bebê em um horário ruim, seque com o secador em temperatura mediana.

banho no bebê

Sem distrações!

A gente sabe que as crianças amam brinquedos, mas não leve o patinho de borracha para o banheiro. Isso distrai a criança e deixa o banho mais demorado.

De olho no relógio!

Por mais que bebê esteja curtindo o momento, é importante não abusar do tempo de imersão durante o inverno. Isso porque a água esfria mais rápido e em pouco tempo o pequeno vai começar a sentir frio.

Vista o bebê logo após o banho

Evite o choque térmico antes e após o banho levando as roupinhas do pequeno para o banheiro. Outra dica é cobrir o bebê com toalhas felpudas, com capuz, como esse modelo bem fofinho da Grão de Gente.

banho no bebê

Preciso dar banho todos os dias no bebê?

Não. Você não precisa dar banho todos os dias no seu neném. Isso é um hábito bem brasileiro, inclusive! Caso seu pequeno não tenha se sujado com saliva, vômito ou cocô, você está liberada para poupá-lo do banho em dias tão frios.

banho no bebê

Outra opção é dar banhos em dias intercalados, lembrando de lavar os cabelos do bebê para que não fiquem oleosos e manter a região da fraldinha sempre bem higienizada. É isso! ♥

Leia mais

Banho de ofurô para bebês

Primeiro banho do bebê em casa, sem medo!

Queda de cabelo do bebê: tire suas dúvidas
Terrible two: Prepare-se para a crise dos dois anos do bebê!

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário