a
HomeBebêCuidados com a SaúdeA moleira do bebê: entenda como é importante
Moleira do Bebê
Moleira do Bebê
s

A moleira do bebê: entenda como é importante

Pequenos e delicados. Os recém-nascidos são, além de muito fofos, muito frágeis. Seus corpinhos molinhos requerem um cuidado e atenção especial com o toque, o modo de pegar no colo, durante o banho, troca de fraldas e tantas outras tarefas rotineiras da maternidade.

Moleira do Bebê

Bebês ao frágeis e exigem cuidados especiais.

A cabecinha do bebê é um dos pontos que mais nos atentamos e, a moleira, a que mais ‘preocupa’ as mamães e papais. Quem nunca ouviu um “cuidado com a moleira do bebê”? Mas, por que devemos ter tanto cuidado com a moleira?

As moleiras dos bebês são também chamadas de fontanelas. Elas são pequenas lacunas no crânio do bebê, mais especificamente no topo da cabecinha dele. Estes espaços abertos medem em torno de 2 a 4 centímetros e, até que ele complete 18 meses, se fecham completamente.

É uma parte do corpo do bebê, realmente, muito frágil. Sendo assim, tenha muito cuidado ao tocar a região. Não aperte de forma alguma. Toda a fragilidade da moleira se faz necessário, pois, permite que o cérebro do bebê cresça e se desenvolva saudável. Além disso, a moleira do bebê facilita sua passagem vaginal na hora do parto.

Cranioestenose

Existem casos que as moleiras fecham antes dos 18 meses previstos. Isso impacta diretamente na sua principal função que é permitir que o cérebro do bebê cresça e se desenvolva de formas saudável e, com isso, prejudicar o desenvolvimento neurológico do bebê. A estes casos (raros!) dá-se o nome de Cranioestenose.

Atente-se também ao formato da moleira do bebê. Se a região estiver mais profunda ou inchada, consulte um médico pediatra de sua confiança para examinar o bebê e lhe tranquilizar.

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Acompanho sempre as dicas para tirar minhas dúvidas

    17 de agosto de 2016
  • Gosto muito das dicas

    17 de agosto de 2016
  • Filho de MÉDICO e de ENFERMEIRA não possui moleira e sim Fontonela Anterior e Fontonela Posterior !

    18 de agosto de 2016

Deixe um comentário