a
HomeBebêCuidados com os bebês prematuros
cuidados com os bebês prematuros
cuidados com os bebês prematuros
s

Cuidados com os bebês prematuros

O bebê prematuro, também chamado de pré-termo, precisa de cuidados especiais. Para quem não sabe, a prematuridade ocorre quando um bebê nasce antes da mãe ter completado 37 semanas de gestação. Todos os anos, a prematuridade atinge cerca de 15 milhões de bebês no mundo. No Brasil, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano – isso significa que mais de 12% dos nascimentos no país ocorrem antes da gestação completar 37 semanas. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil está entre os 10 países com o maior índice de nascimentos de bebês prematuros.

Alguns motivos podem levar ao nascimento prematuro do bebê, como hipertensão, prematuridade anterior, malformação fetal, patologias do útero, infecções maternas, gestação de múltiplos, idade materna, incidência alta de cesariana, posicionamento da placenta, pré-natal malfeito, entre outros motivos.

A prematuridade deixa a imunidade do bebê baixa e, consequentemente, ele fica mais vulnerável. Além disso, quando os bebês nascem antes do tempo os órgãos ainda não estão totalmente prontos. Graças aos avanços da medicina, a maior parte dos bebês prematuros se desenvolvem normalmente mesmo tendo nascido antes do tempo.

Após o bebê conseguir respirar sem ajuda de aparelhos, todos os órgãos estiverem formados, ganhar peso de forma constante, crescer e conseguir mamar corretamente, o pequeno poderá receber alta hospitalar. Mas, atenção mamães, quando o bebê chegar em casa, é preciso ter alguns cuidados especiais com o pequeno.

 

cuidados com os bebês prematuros

Cuidados especiais com os bebês prematuros

Os cuidados com os bebês prematuros devem ser redobrados. Por isso, quando o pequeno for para casa, você terá que impor algumas regras para as visitas. Confira algumas medidas necessárias:

– Dependendo do tamanho e da fragilidade do seu bebê, restrinja ou, até mesmo, proíba as visitas em casa por um período.

– Exija que todos higienizem as mãos ao tocarem no bebê (a higienização das mãos em casa é tão importante quanto no hospital);

– Pessoas gripadas não devem chegar perto do bebê;

– Por ainda estar aprendendo a mamar e respirar ao mesmo tempo, o prematuro pode engasgar com certa frequência. Por isso, nunca esqueça de fazer o bebê arrotar em todas as mamadas;

– Mantenha o acompanhamento médico após a alta hospitalar e siga todas as instruções que os médicos e as enfermeiras do hospital indicaram.

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário