a
HomeBebêCrosta láctea: o que é a caspa de bebê?
crosta láctea
crosta láctea
s

Crosta láctea: o que é a caspa de bebê?

Você já notou que o couro cabeludo do bebê está ressecado e descascando, como se fosse caspa? É a crosta láctea, um tipo de dermatite seborréica comum em bebês, que se caracteriza pelo surgimento de escamas, crostas ou caspas amareladas e oleosas, principalmente no couro cabeludo. Ela também pode aparecer nas sobrancelhas e cílios. 

crosta láctea

Embora a aparência possa assustar os pais, a crosta láctea é inofensiva, uma das condições comuns da pele dos bebês. Não coça e dificilmente incomoda. Não tem relação com a falta de higiene nem com a amamentação, certo? Continua com a gente para entender tudinho sobre o assunto!

Porque a crosta láctea aparece?

A causa da crosta láctea divide as opiniões dos especialistas. Pode ser por uma combinação de excesso de gordura na pele por causa dos hormônios maternos transmitidos durante a gestação e até irritação causada por fungos. 

crosta láctea

No primeiro caso, as glândulas sebáceas produzem óleo na pele seca e se transforma em uma película gordurosa. Além disso, o excesso de sebo favorece o desenvolvimento de células novas, assim como une as mortas, formando escamas e crostas.

Quando o problema surge? E como tratar?

O problema tende a surgir nas primeiras semanas de vida e a desaparecer até os 12 meses. Mesmo não sendo grave, é preciso tratar para não machucar e infeccionar a pele. Vale destacar que não pode puxar as casquinhas! 

crosta láctea

A melhor forma de cuidar é levar ao pediatra e seguir as recomendações do especialista, mas há dicas práticas que te ajudam a tratar a crosta láctea do bebê. Confira!

  1. Evite cobrir a cabeça da criança, assim como vesti-la com muitas camadas de roupas. Escolha peças feitas com tecidos que deixem a pele ‘respirar’, como algodão e malha.
  2.  Aplique óleo emoliente (de origem vegetal, como o de amêndoas) nas zonas afetadas para amolecer as crostas, cerca de 30 minutos antes do banho. Durante a higiene, retire o produto, lavando delicadamente. Em seguida, seque bem toda a pele e a região da cabeça, escovando-a com uma escova de cerdas macias. 

crosta láctea

A crosta láctea pode se agravar com a transpiração e o calor. Diante de qualquer sinal de vermelhidão, é preciso ligar ao pediatra – o sintoma pode indicar uma infecção.

O termo crosta láctea tem relação com o leite materno ou fórmula?

Não! O nome crosta láctea vem do francês “croûtes de lait”, ou “crosta de leite” em português, que indica a semelhança da condição da pele com as gotas de leite que transbordaram de uma panela e secaram no fogão. 

O bebê perde um pouco de cabelo com isso?

Sim, mas o cabelo vai crescer sem problemas.

Gostou das informações? Compartilha com a gente nos comentários se o seu recém-nascido teve ou ainda tem crosta láctea!

Leia mais:

Queda de cabelo do bebê: tire suas dúvidas

Por que os bebês suam tanto na cabeça?

Moleira do bebê: Tudo que você precisa saber

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário