a
HomeBebêComo cortar a unha do bebê? Dicas para acertar de primeira!
cortar-a-unha-do-bebe-4
cortar-a-unha-do-bebe-4
s

Como cortar a unha do bebê? Dicas para acertar de primeira!

Como cortar a unha do bebê sem medo? Essa é uma das principais dúvidas das mamães e papais quando se deparam com aquelas mãozinhas tão delicadas do recém-nascido. Os dedos são super pequenininhos e frágeis. Apesar das unhas muitas vezes já estarem grandes logo que o bebê nasce, é indicado que se espere de duas a três semanas antes de cortar a unha do bebê, já que, neste período ela irá endurecer um pouquinho, tornando esta tarefa mais fácil.

 

Com que frequência devo cortar a unha do bebê?

cortar a unha do bebê

Como as unhas dos pequenos são bem pequenas, elas tendem a crescer rápido. Por isso, é importante criar este hábito desde cedo, assim a tarefa fica menos cansativa conforme o bebê se acostuma a ela. Na maior parte dos casos, é indicado que as unhas sejam cortadas uma ou duas vezes por semana. Fique atenta às pontinhas que podem surgir e fazer o bebê se arranhar.

cortar a unha do bebê

Já as unhas do pé crescem mais devagar, por isso a frequência de cortes de unha não precisa ser tão alta quanto a das mãos. Uma vez por mês geralmente basta para mantê-las aparadas.

Quando é a melhor hora para cortar a unha do bebê?

cortar a unha do bebê

É normal que seu pequeno ou pequena fique desconfortável nas primeiras vezes que for cortar a unha. Se o bebê começar a se contorcer, não adianta tentar. Além de ser mais difícil, insistir poderia levar a um ferimento nas mãozinhas. Por isso, a melhor hora é quando o bebê estiver distraído ou dormindo. Uma boa pedida é aparar as unhas logo depois do banho, o que fará com que elas fiquem mais maleáveis.

 

Qual é o melhor cortador?

cortar a unha do bebê

Utilize uma lixa suave, cortador de unha próprio para bebês ou tesoura pequena com pontas arredondadas. Desse jeito, o risco de machucar o bebê é muito menor. Existem cortadores no mercado que vêm com lupa, assim você pode enxergar melhor a unha do bebê sem confundir com a pele. O mais importante é que você utilize esses acessórios apenas no bebê, reduzindo o risco de infecções.

 

Como deve ser feito o corte?

cortar a unha do bebê

Chegou a hora! Você já garantiu tudo que precisa, e agora é só botar a mão na massa. Procure um lugar tranquilo que não cause agitação no seu bebê, que esteja bem iluminado, sem barulhos ou distrações. Certifique-se de que o cortador ou a tesoura e a lixa estejam bem limpinhos, lave suas mãos e pegue o bebê em uma posição confortável.

cortar a unha do bebê

Segurando a mãozinha, pressione a ponta do dedo para baixo, como que fosse separar a pele da unha para que ela fique mais visível. Assim você evita cortar demais. Faça o corte reto, sem cortar muito rente para evitar inflamações ou unha encravada, e se precisar arredondar as bordas, utilize a lixa. Isso ajuda a evitar que o bebê se arranhe.

 

E se machucar?

O bebê não costuma sentir nada quando as unhas são cortadas, assim como nós. Caso você perceba que cortou o dedinho do bebê, o mais importante é não se desesperar! Se o local sangrar, aplique um pouquinho de pressão e utilize uma pomada antibiótica para evitar infecções.

 

O mais importante é manter a calma e tudo correrá bem! Você tem mais dicas para a hora de cortar as unhas do bebê? Deixe um comentário contando pra gente!

Leia mais

Quando levar o bebê ao dentista pela primeira vez?

Primeiro banho do bebê em casa, sem medo!

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário