a
HomeBebêConsultas ao pediatra devem começar na barriga
consultas ao pediatra
consultas ao pediatra
s

Consultas ao pediatra devem começar na barriga

Quando estamos grávidas, a última coisa que pensamos é sobre a rotina de consultas ao pediatra do bebê. É totalmente compreensível, afinal são tantas coisas a se pensar… exames pré-natais, consultas ao obstetra, enxoval e todos os itens necessários quando se tem um bebê em casa. Mas é importante se lembrar de escolher um pediatra de confiança ainda durante a gravidez. Isso porque o ideal é que a primeira consulta seja feita ainda com o bebê na barriga da mamãe: é nesse momento que o pediatra lhe orientará sobre aleitamento e outras dúvidas que você possa ter sobre os primeiros cuidados com o bebê. Não deixe para a última hora: a consulta pré-natal deve ser realizada no máximo por volta do oitavo mês de gravidez.

 

consultas ao pediatra

O ideal é que as consultas ao pediatra iniciem ainda na gestação

 

Qual a rotina ideal de consultas ao pediatra?

 

Depois que seu bebê nascer, a primeira consulta do pequeno deve ser agendada para os primeiros quinze dias de vida. Essa é a consulta mais importante, e não deve ser protelada. Ele vai avaliar se o bebê está mamando bem, se está ganhando peso, se não apresenta icterícia (coloração amarelada da pele), e detectar qualquer outra alteração que possa aparecer. No primeiro ano de vida do bebê, a rotina de consultas ao pediatra é intensa, e deve ser respeitada à risca.

 

consultas ao pediatra

No primeiro ano, o ideal é que as consultas aconteçam mensalmente

 

De 1 a 6 meses de idade: as consultas serão mensais, para que o pediatra possa acompanhar de perto o desenvolvimento do bebê. A rotina mensal é muito importante, porque é nessa fase que o médico lhe orientará sobre as vacinas a serem tomadas, esclarecer dúvidas referentes a amamentação e à introdução alimentar. Uma boa dica é marcar as consultas sempre próximas ao mêsversário do pequeno, assim você não esquece e ainda aproveita para tirar fotos para o álbum do bebê.

 

De 6 a 12 meses: a partir do sexto mês você já pode espaçar um pouco mais as consultas ao pediatra. Mas lembre-se sempre que o primeiro ano de seu filho é o mais importante no ponto de vista de seu desenvolvimento, por isso trate de não descuidar. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatra é que, se for possível, o ritmo de consultas mensais deve permanecer até os 12 meses de idade, mas alguns pediatras consideram marcar com um intervalo maior se tudo está bem com o bebê. No sistema público de saúde, o usual é iniciar consultas bimestrais após o sexto mês do bebê. Então, elas acontecem no oitavo, no décimo mês e aos 12 meses novamente. Siga as orientações de seu médico e não falte na consulta!

 

De 1 a 4 anos: Claro que é ainda uma fase importante, e o desenvolvimento de seu filho deve ser constantemente avaliado. Um dos focos principais é a alimentação, quando o pediatra deve verificar se seu filho está recebendo quantidade e variedade suficiente de nutrientes para um desenvolvimento saudável. Mas as consultas já vão ficando mais espaçadas, se tudo estiver correndo bem com ele. Anote a idade usual para agendar consultas ao pediatra: 1 ano e três meses, 1 ano e meio, dois anos, dois anos e meio, três anos, três anos e meio e quatro anos.

 

De 5 a 19 anos: Nessa fase, as consultas ao pediatra costumam acontecer uma vez ao ano. O médico irá avaliar vários itens, como crescimento, puberdade, estado nutricional, desemprenho escolar, se faz uma quantidade satisfatória de atividades físicas, está com as vacinas em dia e prevenção de doenças como diabetes, obesidade, hipertensão e colesterol alto, que também podem atingir crianças. A dica continua a mesma: marque as consultas no mês do aniversário do pequeno, assim você não corre o risco de pular nenhuma.

 

Leia mais:

– Dicas valiosas para aproveitar a consulta com o pediatra

– Teste da orelhinha pode salvar seu bebê

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário