a
HomeBebêDia dos Professores: A importância do educador na primeira infância
primeira infância
primeira infância
s

Dia dos Professores: A importância do educador na primeira infância

Quando falamos de desenvolvimento, a primeira infância é a fase mais importante da vida do ser humano, tanto no aspecto cognitivo como no físico, social e motor. Esse é o momento da criança descobrir um universo de escolhas, criar laços afetivos e enfrentar uma porção de desafios! Em homenagem ao Dia dos Professores, entrevistamos a pedagoga Débora Cabral para explicar a importância do educador no crescimento dos nossos pequenos.

primeira infância

Qual a importância do professor na primeira infância?

Apresentando um mundo novo

Dos 0 aos 6 anos, as crianças descobrem um novo universo a sua volta e despertam uma curiosidade nata e investigativa, sempre questionando o porquê das coisas. Segundo a pedagoga Débora Cabral, é nesse momento que o professor e a escola entram, ajudando o pequeno a construir sua própria identidade. “A criança sai do universo familiar, onde ela convive com um número pequeno de pessoas e com um código específico de regras básicas, e chega na escola para ter contato com outras crianças e adultos, ampliando seu universo e exercitando o conhecimento de novas formas”, explica.

primeira infância

Criando laços de afeto

Para a pedagoga, os educadores são responsáveis por criar os primeiros laços afetivos dos pequenos fora do seio familiar. “O professor será uma referência de justiça, verdade e outros valores essenciais na construção do desenvolvimento infantil. Nós devemos transmitir segurança, amparar e mostrar para a criança que na escola ela tem liberdade e direitos. Muitos lembram com muito afeto do seu primeiro professor, porque ele abraçou e acolheu”.

primeira infância

Transformando pessoas

Junto com tanto trabalho, o professor da primeira infância carrega uma grande responsabilidade, podendo impactar de diversas maneiras na vida das crianças. “Essa é uma fase de muita tensão, paciência e tolerância, então o professor deve exercitar a sua vontade de ensinar para não trazer consequências negativas para a crianças. O erro não é totalmente do professor, mas também da sobrecarga e do despreparo. É uma questão de habilidades para situações específicas!”, afirma a pedagoga.

primeira infância

Dia dos Professores

O Dia dos Professores foi criado para celebrar o decreto que gerou o Ensino Elementar no Brasil, mas esta não é uma data para se resumir apenas à homenagens. A desvalorização dos docentes no Brasil ainda existe e é importante lembrar constantemente da importância do educador para a construção do ser humano, não só na primeira infância, mas em todas as fases da vida!

primeira infância

“São muitos os fatores que desestimulam a carreira do magistério no nosso país, como a desvalorização moral e na remuneração, mas ainda há pessoas que olham para carreira e pensam que a educação é uma oportunidade de transformar. Sempre quis ser professora porque a educação é um agente de mudança e transformação social. E quando você percebe o quão rico e imenso é ser professor, a valorização fica em em segundo plano”, declara Débora.

Leia mais

Como decorar o quarto infantil? A gente ensina!

Especial Dia das Mães: Antes de ser mãe, eu sou mulher

Férias em família: Atividades para crianças de todas as idades!

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário