a
HomeGravidezGrávidas podem dirigir? Entenda os cuidados
grávidas podem dirigir
grávidas podem dirigir
s

Grávidas podem dirigir? Entenda os cuidados

Você sempre dirigiu pra lá e pra cá, mas agora uma nova vida cresce em seu ventre e surgem as intermináveis dúvidas: Grávidas podem dirigir? Até quanto tempo é seguro para mim e para o bebê? Vamos responder essas perguntas e trazer explicações para os principais questionamentos das novas mamães. 

Mas, adiantamos: as grávidas podem dirigir, sim. Não há nenhuma recomendação do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) que proíba ou restrinja as gestantes saudáveis quando o assunto é direção, mas assunto deve ser levado em pauta em consultas médicas.

Ainda que não seja proibido, alguns especialistas indicam que as gestantes não abusem do tempo ao volante. “Depois de alguns meses, a barriguinha começa a ficar maior e a se aproximar da direção. Outro ponto é que as grávidas podem se assustar com a bolsa estourando enquanto dirigem, por exemplo. Isso é perigoso e exige certo cuidado”, alertou o ginecologista e obstetra Gilberto Mello durante transmissão ao vivo no Facebook da Grão de Gente. Esse é um dos assuntos do Guia da Gestante, curso online para gestantes que desejam ser as melhores mães! A Beabá Grão de Gente transmite informações seguras com os melhores profissionais! 

grávidas podem dirigir

No geral, os especialistas recomendam que o mais adequado é dirigir até o oitavo mês, justamente para evitar acidentes em decorrência de contrações, náuseas ou qualquer problema relacionado a uma freada brusca, que pode causar descolamento de placenta ou estouramento da bolsa.

Grávidas podem dirigir, mas algumas medidas devem ser tomadas

  • As mamães devem evitar dirigir cansadas ou em caso de de enjoos e medicações mais pesadas;
  • O jeito certo de usar o cinto de segurança é cruzar a faixa superior no ombro, entre os seios, e a inferior abaixo da barriga, sobre o abdômen, nunca sobre o útero;
  • Em carros com airbag, é indicado que a gestante afaste o seu banco o máximo possível, mantendo a segurança que essa tecnologia proporciona, sem oferecer danos ao bebê;
  • Dirigir em alta velocidade pode causar enjoos, então evite pisar demais no acelerador;
grávidas podem dirigir

É importante colocar o cinto de segurança corretamente para proteção da mamãe e do bebê

  • Evite longas viagens, mas caso seja necessário, faça uma parada a cada 40 minutos para alongar as pernas e descansar do movimento intenso. O inchaço na gravidez é super comum e pode incomodar nessas situações. Procure colocar os pés para cima e hidrate-se! 
  • Se você tem o hábito de usar uma almofada atrás das costas, para aliviar o desconforto da coluna, saiba que essa medida é contraindicada, já que aumenta a aproximação do corpo em relação à direção. 
  • Esteja preparada em casos de emergência. Deixe sempre os números de telefone de familiares e de seu obstetra ao seu alcance. 
  • Não tente dirigir até o hospital caso tenha sinais de trabalho de parto. Busque ajuda e orientação médica.

Vale ressaltar: aquele mal-estar característico da gravidez pode não ser inofensivo quando o assunto é direção! Qualquer distração pode causar problemas no trânsito. Escolha dirigir se estiver disposta e respeite os limites do seu corpo.

Leia mais:

Tudo sobre o ganho de peso ideal na gestação

Curso de gestante: conheça a Beabá Grão de Gente

10 dúvidas sobre inchaço, trombose e varizes na gravidez

 

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário