a
HomeBebêComportamentoBrasileiros estão mais inférteis por causa do estresse
infertilidade masculina
infertilidade masculina
s

Brasileiros estão mais inférteis por causa do estresse

A relação entre o estresse e a infertilidade masculina foi comprovada cientificamente! Os números são assustadores: nos últimos 10 anos, a taxa de fertilidade dos brasileiros caiu mais de 50%. Esses dados foram comprovados em uma pesquisa desenvolvida pelo especialista em reprodução humana assistida Edson Borges Junior.

O estudo indica que o estilo de vida frenético dos brasileiros, o consumo de cigarro e álcool e a alimentação incorreta foram os fatores que mais contribuíram com a queda da taxa de fertilidade dos homens brasileiros.

 

Infertilidade masculina no Brasil

A pesquisa avaliou 2,3 mil homens de todas as regiões do Brasil. Para fazer o comparativo e comprovar o aumento da infertilidade, os estudiosos fizeram a coleta dos dados em dois momentos: entre os anos 2000 e 2002 e entre 2010 e 2012.

Para acontecer a concepção natural do bebê, o ideal é que o homem tenha mais de 50 milhões de espermatozoides por ejaculação. Entre os anos de 2000 e 2002, o número de espermatozoides em cada ejaculação era de 61 milhões. Na segunda fase da pesquisa, entre 2010 e 2012, o número caiu drasticamente para 27 milhões.

Outros dados comprovados na pesquisa também assustam: há 10 anos o número de homens com oligozoospermia (diminuição do número de espermatozoides) era de 16%. Na segunda parte da pesquisa, 30% dos participantes foram diagnosticados com oligozoospermia. Já o número de brasileiros que tem azoospermia (sem espermatozoides) subiu de 5% para 8,5%.

 

infertilidade masculina

 

Teste de fertilidade masculina caseiro

Homem não gosta de conversar sobre infertilidade e, muito menos, se submeter a testes de fertilidade. A verdade é que, infelizmente, o tema infertilidade ainda é um tabu entre o sexo masculino. Apesar dos homens se esquivarem e muitas vezes colocarem a culpa das tentativas frustradas de gravidez nas mulheres, atualmente, mais de 40% dos ‘fracassos’ estão relacionados à infertilidade masculina.

O teste de fertilidade masculina caseiro veio para tentar quebrar esse tabu e incentivar os tratamentos de infertilidade. O teste, que atesta a concentração de gametas masculinos, foi desenvolvido especialmente para os homens que não gostariam de ir a uma clínica especializada realizar um teste de comprovação de fertilidade.

Para realizar o teste caseiro, o homem precisa ficar de dois a cinco dias em abstinência sexual. O teste de fertilidade funciona de um modo bem simples e didático. Além de vir com um manual de instruções, o kit vem com frasco coletor, seringa, conteúdo reagente e um dispositivo para o teste. O resultado é parecidíssimo com o do teste de gravidez: uma listra significa negativo, duas positivo e se não aparecer nada o resultado é inválido.

O teste nacional é da Linha Confirme e é encontrado com facilidade online e também em algumas farmácias. De acordo com o fabricante, a precisão do teste chega a ser de 90 a 99%. O teste custa em média R$ 55,00.

Existem outros testes caseiros que medem a fertilidade masculina, mas eles ainda não estão disponíveis no Brasil. É preciso ressaltar que os testes realizados em laboratórios especializados tem uma precisão maior do que a do teste caseiro.

As tentativas frustradas de gravidez são muito desgastantes para o casal. Esses testes de fertilidade caseiros vieram para somar e são um grande avanço! Eles são uma excelente forma de abrir o diálogo entre o casal e também é um jeito mais fácil de despertar a curiosidade do homem para as causas da infertilidade masculina.

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário