a
HomeBebêComo brincar com o bebê? Dicas de 0 a 12 meses!
como brincar com o bebê?
como brincar com o bebê?
s

Como brincar com o bebê? Dicas de 0 a 12 meses!

Há várias formas de se brincar com o bebê, mas nada melhor do que entender todas as suas fases para arrancar aquelas risadas gostosas e, de quebra, estimular seu desenvolvimento, não é mesmo? Confira as dicas do Blog da Grão de Gente para brincadeiras até os 12 meses do neném!

como brincar com o bebê

Como brincar com o bebê em cada fase!

1º mês

Olho no olho é o lema dessa fase! Isso porque no primeiro mês de vida, a visão do recém-nascido ainda está em formação e a sua melhor diversão é o rosto da mamãe e do papai. Para brincar com o bebê nesse comecinho, arqueei a sobrancelha, mostre a língua, abra e feche a boca repetidamente, faça biquinho com os lábios, pisque os olhos e fale em tom rítmico e com boa dicção.

como brincar com o bebê?

Não se prenda no tempo de duração da brincadeira, mas se o pequeno está disposto ao que está sendo proposto por você. Esses breves momentos de estímulo podem acontecer na troca das fraldas, no banho ou até mesmo paradinho no colo!

como brincar com o bebê

2º mês

Nessa fase, o bebê já consegue focar mais a visão e é capaz de reconhecer o rosto da mãe e de pessoas mais próximas, como o pai e familiares. Fique atenta ao tempo de observação e de resposta na brincadeira, isso é, o período entre a assimilação e reação do neném.  

como brincar com o bebê

Uma ótima dica para esse estágio é apostar nos móbiles! Sua função é estimular o bebê com o movimento, cores, formas e músicas. Por isso, eles são recomendados a partir do segundo mês, quando o bebê já consegue distinguir os sons e tem uma visão mais direcionada.

como brincar com o bebê

O espelho também é uma boa opção, mesmo que o bebê ainda não não saiba que é ele naquela imagem! Caso você busque opções mais homemade (feitas em casa), leve o bebê para observar o balanço e a sombra das folhagens ou o ventilador de teto.

como brincar com o bebê

A partir do segundo mês, a mão mais fechadinha do bebê começa a se abrir e os dedos se separam. O pequenino pode agarrar um objeto involuntariamente ou segurá-lo por conta do reflexo, experimentando diferentes sensações táteis!

como brincar com o bebê

Nessa fase, a naninha também é uma ótima companheira! Você sabia que essa fofura simboliza a figura materna para as crianças, associando ao colo, aconchego e segurança? Pois é! ❤

como brincar com o bebê

3º mês

Agora você já pode colocar o bebê livremente no chão: de costas, com objetos ao seu lado ou pendurados em cima dele. Isso porque nessa idade as brincadeiras com as mãos ficam mais intensas, tanto no tempo quanto no movimento, e tudo vira alvo do bebê.

como brincar com o bebê

É brincando com o bebê que se estabelecem as relações afetivas, por isso, a importância da conversação e cantoria. Alguns brinquedos bons para essa fase são paninhos, argolas, potes, chocalhos, espelhos e mordedores com texturas diferentes e cores contrastantes!

como brincar com o bebê

4º ao 6º mês

Esse é o momento em que tudo acaba na boca! Com quatro meses de vida, o bebê já tem a vista e coordenação mais aguçada, o que faz com que ele tente agarrar objetos em sua volta. Entre o quarto e o sexto mês, os pequenos desenvolvem a capacidade de sentar. Inicialmente precisam de apoio, mas no fim do primeiro semestre muitos já se sentam sem nenhum suporte nas costas. Para levar mais conforto, aposte em tapetes interativos ou nas práticas almofadas multifuncionais!

como brincar com o bebê

Chegou a hora de investir nos brinquedos e objetos lúdicos também. Compre bichinhos de pelúcia, bonecos de pano ou almofadonas fofinhas — como as da Coleção Nuvem Algodão! — para estimular a imaginação do neném com doces brincadeiras.

como brincar com o bebê

A Linha Balú também é perfeita para brincar com o bebê nessa fase! Inspirados nas esculturas de balão que a criançada tanto ama nas festinhas, esses mimos moderninhos alegram qualquer um com tanta fofura. Pode abraçar que não vai estourar!

como brincar com o bebê

6º ao 9º mês

Nesse período, o bebê adquire competências que mudam por completo a maneira como ele vê e é visto pelo mundo: senta sem apoio, rastejar e engatinhar. O movimento de pinça (junção do polegar e indicador) e de transferência de um objeto de uma mão para outra também são novas conquistas motoras que ampliam sua possibilidade de explorar o ambiente.

como brincar com o bebê

Para brincar com o bebê, aposte em acessórios que criem um cantinho aconchegante e seguro, como tendas, cabaninhas, tapetes e muuuuitas almofadas! Isso vai estimular a imaginação do pequeno e permitir que ele se movimente sem limitações.

como brincar com o bebê

9º ao 12º mês

Em tão pouco tempo, seu bebê cresceu e desenvolveu novas habilidades, como andar sobre os joelhos ou rastejar com o bumbum, escalar e ficar de pé, mesmo que se apoiando em alguma coisa.

como brincar com o bebê

É hora de esquecer aquela velha ideia de que “quanto mais o bebê se movimenta, mais ele precisa estar contido”. Limitar o espaço da criança inibe a sua capacidade de interação, descoberta e aprendizagem, atrasando todo o desenvolvimento da autonomia. Então, nada de manter o pequeno no bercinho, cercadinhos ou cadeirinhas o tempo todo!

como brincar com o bebê

Nessa fase, a repetição de uma mesma brincadeira é uma constante — e que bom! Isso ajuda os bebês a aprimorar habilidades motoras e desenvolver aspectos cognitivos, como o aprendizado de relação entre uma ação e sua consequência (causa-efeito).

como brincar com o bebê

O nosso Dinossauro de Balanço é ótimo para essa idade! Feito de madeira 100% MDF, essa fofura leva toda a diversão que o quartinho de criança pede e ainda fica uma graça na decoração. Bem moderninho, né? Clica na imagem!

como brincar com o bebê

 

Leia Mais:

Vitamina D para bebês: Qual é a importância?

Smartphones e tablets afetam o desenvolvimento dos bebês

Asfixia postural: Saiba como proteger seu bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário