a
HomeBebêDicas e cuidados: como se preparar para dar banho no bebê?
Como se preparar para dar banho no bebê
Como se preparar para dar banho no bebê
s

Dicas e cuidados: como se preparar para dar banho no bebê?

Chegou a hora do banho, e agora? Um recém-nascido exige uma série de cuidados especiais, principalmente nesse comecinho de vida. O primeiro banho é um desses cuidados que causa mais pânico nos pais. No artigo de hoje, vamos te ajudar a se preparar para dar banho no bebê. Continue acompanhando!

As preocupações no início são normais!

Como segurar o bebê? Qual a temperatura ideal da água? E o medo do bebê engolir água? E se ele escorregar? Essas preocupações são naturais no início, ainda mais para as mamães e papais de primeira viagem, que ainda não têm experiência.

Como se preparar para dar banho no bebê

Por isso, procure saber como se preparar para dar banho no bebê enquanto estiver grávida! Informação nunca é demais!

E claro, fique calma! A hora do banho é menos difícil do que parece. Acompanhe as dicas a seguir para facilitar ainda mais esse momento que deve ser especial tanto para o bebê quanto para os pais.

A importância da preparação para dar banho bebê

Você sabia que o banho do bebê não serve apenas para a limpeza, mas também para relaxar? É que esse momento o faz lembrar de quando ainda estava no útero da mãe.

Para se preparar para dar banho no bebê, é importante evitar que algum item que você precise naquela hora seja esquecido, afinal, deixar o bebê um minuto sequer sem supervisão está fora de cogitação! Portanto, o primeiro passo é separar tudo o que vai usar.

Como se preparar para dar banho no bebê

Antes mesmo de tirar a roupinha dele, os itens já devem ser separados, até mesmo para não deixar o pequeno sem roupa por muito tempo.

Como dar banho no bebê?

Primeiro de tudo, o bebê precisa estar limpinho. Nada de contato de fezes ou xixi com a água do banho! Sendo assim, verifique antes como ele está, caso precise fazer a limpeza, separe os itens para isso, inclusive para a troca de fralda.

  • Opte por um ambiente espaçoso

O ambiente onde o banho no bebê vai acontecer deve ser espaçoso o suficiente para que você possa se movimentar, mudar de posição com tranquilidade e organizar os itens necessários para o momento.

  • Separe todos os itens

Como já mencionamos acima, é importante você separar tudo o que você vai precisar para o banho no bebê: cotonetes para limpeza do umbigo, a roupinha que vai usar pós banho, a toalha, algodão, sabonete neutro, lenço umedecido, pomada, fralda, álcool 70%, e claro, a banheira. Uma dica é usar um termômetro para medir a temperatura da água.

Como se preparar para dar banho no bebê

  • Verifique portas e janelas

É importantíssimo prestar atenção nas correntes de ar, por isso, verifique se todas as portas e janelas estão fechadas. O momento do banho deve ser agradável para o bebê e a água deve estar morninha. Caso o ambiente continue gelado, o ideal é contar com um aquecedor de ar.

  • Deixe todos os itens ao alcance das mãos

Os principais itens que você vai usar na hora do banho devem estar bem próximos: o shampoo, sabonete, brinquedinhos e a toalha.

Como se preparar para dar banho no bebê

  • Prepare a banheira

Você pode usar a banheira dentro do box (com suportes) ou com o apoio de uma bancada, no quarto, por exemplo. Veja o que é mais confortável para você. Em relação à quantidade de água, é preferível que ela esteja na altura dos ombros do bebê.

A temperatura da água precisa estar em torno de 37ºC. Para chegar nesse número, você pode utilizar o termômetro de banheira, mas caso não tenha o item, com a ajuda do seu antebraço (que possui uma pele sensível parecida com a do bebê), é possível chegar a essa temperatura aproximadamente. Em contato com a sua pele, a água estando confortável para você, também estará para o bebê.

  • Atenção ao tempo de banho!

É normal a água esfriar com o tempo do banho. Sendo assim, fique atenta nos dias mais frios pois a água pode esfriar rapidamente, o bebê sentirá mais frio e ficará mais incomodado.

Deixe a hora do banho mais confortável!

A Grão de Gente está recheada de produtos para a hora do banho do bebê! Dá só uma olhada nas opções de tolhas que a gente separou:

BÔNUS: Como cuidar do umbigo do bebê?

Limpar o coto umbilical muitas vezes assusta os pais, principalmente os de primeira viagem! A obstetriz Driele Alia te explica direitinho como cuidar do umbigo do recém-nascido. Dê o play e assista ao vídeo a seguir:

E aí, mamães e papais de primeira viagem? Curtiram o conteúdo? Com essas dicas, certamente a preparação para dar banho no bebê vai ser mais segura e confortável para vocês e para o pequeno.

A Beabá Grão de Gente

Você já conhece a Beabá? É a nossa plataforma de cursos 100% online! Se você quiser informações mais aprofundadas sobre o assunto deste artigo, confira o conteúdo exclusivo disponível no nosso curso “Cuidados com o recém-nascido e desenvolvimento do bebê”

Além desse curso, a Beabá conta com conteúdos sobre maternidade, gestação, parto, pós-parto, amamentação e nutrição. Todos os cursos são ministrados pelos melhores especialistas de cada assunto. Você pode acessá-los de qualquer lugar e qualquer hora. Conheça! Clique aqui ou na imagem abaixo e saiba mais!

Beabá Grão de Gente

Leia mais:

Primeiro banho do bebê em casa, sem medo!

Como limpar o ouvido do bebê do jeito certo?

Temperatura do banho do bebê: qual é a ideal?

 

Siga-nos nas redes sociais e não perca nenhum post!

Facebook | Instagram | Pinterest | TikTok | Youtube

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário