a
HomeBebêComo limpar o ouvido do bebê do jeito certo?
limpar o ouvido do bebê
limpar o ouvido do bebê
s

Como limpar o ouvido do bebê do jeito certo?

Os ouvidos dos recém-nascidos são bem delicados. Por isso, os pais ou cuidadores precisam de atenção na hora de limpar o ouvido do bebê, principalmente em qual região e com qual utensílio, para não causar danos.

A única parte que está liberada para a limpeza é a externa! Mesmo que tenha um pouco de cera de cor amarelada, não significa que o local está sujo. É normal e tirar pode ser perigoso para o pequeno. Geralmente, ela sai naturalmente durante o banho. 

O perigo de tentar limpar o ouvido do bebê para tirar a cera é causar o efeito contrário, empurrando-a para dentro do ouvido. A cera é produzida para proteger a região contra a entrada de sujeiras e micro-organismos que causam infecções. 

limpar o ouvido do bebê

Então, como fazer a limpeza?

O ideal é limpar o ouvido do bebê durante o banho e depois, enquanto o seca, sempre com movimentos para fora. NUNCA utilize objetos pontiagudos na tarefa, inclusive as hastes flexíveis de algodão. 

Se quiser usar esse tipo de acessório de higiene, dê preferências para os tipos específicos para bebês, que tem um formato diferente. Ainda assim, tente distrair o pequeno com algum brinquedo ou música. Um simples movimento inesperado do bebê pode machucar o tímpano.

limpar o ouvido do bebê

Para ajudar nessa missão de limpar o ouvido do bebê, use uma toalhinha, pano úmido ou gaze. Reforçando: sempre do lado externo do ouvido! Faça essa higienização uma vez ao dia. 

Limpe atrás das orelhas também

A região não pode ser esquecida. As dobrinhas produzem gordura, que podem acumular sujeira da própria secreção com as partículas de poeiras espalhadas no ar. Caso seja ignorada, atrai bactérias e causa um cheiro forte.

Para limpar essa área, use um algodão ou gaze embebida em água morna, deslocando suavemente para limpar completamente. 

Atenção aos detalhes!

A cera de ouvido é amarela e pegajosa. Se tiver em excesso, líquida ou de outra cor, pode ser indício de infecção. Em qualquer aspecto fora do normal, consulte o pediatra de confiança.

Não tente tirar sem antes falar com um médico, certo? O profissional saberá identificar se tem algum problema, como a otite infantil. 

Outros sinais que precisam de atenção são: se o bebê esfregar as orelhas, apresentar dor ao tocar a região, tentar colocar o dedo no ouvido para coçar e ter febre. Nos mais grandinhos, apitos ou zumbidos no ouvido precisam de atendimento médico. 

limpar o ouvido do bebê

Confira um passo a passo para limpar o ouvido do bebê:

  1. Após o banho, deite o bebê numa superfície segura, como o trocador;
  2. Vire a cabeça do pequeno para que o ouvido fique virado para cima;
  3. Molhe a ponta da toalha, gaze ou algodão em água morna (sem sabão);
  4. Esprema para retirar o excesso de líquido antes de limpar o ouvido do bebê;
  5. Passe delicadamente em toda a região da orelha para retirar a sujeiras;
  6. Seque bem o local com uma toalha macia, certificando-se que não ficou úmido.

Gostou desse conteúdo? Na Beabá Grão de Gente, plataforma online de cursos sobre gravidez, bebês e maternidade, tem vários cursos completos para te ajudar a cuidar do pequeno da melhor forma!

Leia mais:

Como limpar o nariz do bebê corretamente?

Aprenda a cuidar do umbigo do recém-nascido

Temperatura do banho do bebê: qual é a ideal?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário