a
HomeBebêQueda de cabelo do bebê: tire suas dúvidas
Cabelo do bebê
Cabelo do bebê
s

Queda de cabelo do bebê: tire suas dúvidas

Muitas mamães mostram grande preocupação com a queda de cabelo do bebê nos primeiros meses de vida, principalmente quando se trata de uma menininha. Um pouco assustador ver os fios caírem após o banhinho ou até mesmo em uma breve escovada, né? Mas muita calma! O Blog Grão de Gente te ajuda a explicar que o estilo carequinha é apenas um processo biológico natural que acontece com boa parte dos recém-nascidos.

Causa da queda de cabelo do bebê

O cabelo do bebê tem três fases: nascimento, crescimento e queda. O bebê nasce em um período próximo à última. Então, mamãe, é perfeitamente normal acontecer a queda de cabelo do bebê. Aquela penugem formada ainda no útero tende a cair aos poucos.

Esta calvície gradativa é atribuída a fatores hormonais. Antes de nascer, o feto possui uma alta concentração de hormônios sexuais, provenientes da mãe. Após o nascimento, porém, esses níveis caem e os fios – já maturados – costumam encher o lençolzinho do berço.

shutterstock_1217864788-min

Por quanto tempo isso acontece?

Esta queda de cabelo do bebê acontece entre três a quatro meses de vida, podendo chegar até o sexto. Alguns bebês perdem todo o cabelinho, mas não há motivo de preocupação nesta fase, pois eles voltarão a crescer com as características genéticas do papai e da mamãe. Aproveite! É o momento para encher de beijos a cabeça do bebê.

Estilo Neymar

Na maioria das vezes, a queda de cabelo ocorre na parte de trás da cabeça e nas laterais, fazendo com que o bebê fique com o fofíssimo penteado moicano. Aquele que o Neymar usava, lembra? Isso acontece porque os bebês ficam deitados por muito tempo em determinadas posições no berço ou na cadeirinha.

Gente, meu bebê já nasceu carequinha…

Também é perfeitamente normal o bebê nascer totalmente carequinha. Neste caso, a queda capilar se deu no período intrauterino. Aos poucos, o couro cabeludo vai ganhando maturidade e os fios vão aparecendo. Aí fica difícil resistir aos mais variados penteados, né?

cabelo do bebê

O cabelo não cresceu após o sexto mês

Se os fios não aparecerem depois deste período, ou continuar caindo, pode ser um sinal de falta de vitaminas ou de alimentação incorreta. Neste caso, recomendamos que você procure ajuda de um médico pediatra.

Quais os cuidados com a lavagem?

Nos três primeiros meses recomenda-se lavar com o sabonete próprio, o mesmo usado para o banho. Depois disso, já é possível utilizar um xampu neutro.

cabelo do bebê

Está mais calma, mamãe? Viu só que a calvície trata-se apenas de um processo biológico do seu pequeno? Independente da quantidade de cabelo, todo bebê tem o seu charme!

Leia mais:

Cortar o cabelo do bebê

Grávidas podem pintar os cabelos?

Terrible two: Prepare-se para a crise dos dois anos do bebê!

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário