Birra de criança: tudo o que você precisa saber sobre esse comportamento!
Afinal, quem nunca teve que lidar em algum momento com birra de criança?! É inevitável, quem nunca passou, vai passar. Aquele chororô e escândalo sem fim são esperados em crianças entre 1 e 3 anos de idade. Não é fácil, mas separamos algumas dicas para te ajudar a se preparar nessa fase e saber como agir nos momentos de birra. Confira!
Afinal: porque as crianças fazem birra?
Segundo especialistas, a explicação está na imaturidade neurológica e emocional da criança. Isto é, ela ainda não entende e não sabe lidar com as emoções e os sentimentos.
Um comportamento que a criança repete de forma intencional para se comunicar e conseguir coisas. Geralmente, porque não domina completamente a linguagem verbal, e encontra na birra, uma forma de expressar suas frustrações. Faz parte do desenvolvimento evolutivo!
Ou seja, o que chamamos de birra de criança é simplesmente o momento que ela deixa de aceitar quase tudo passivamente e aprende a se posicionar diante das negações dos pais. É um comportamento instintivo, afinal, os bebês vão aprendendo que quando choram, alguém aparece para resolver o problema, trazendo uma solução boa para o que eles estão sentindo.
Porque elas repetem esse comportamento?
Porque funciona! Infelizmente é a realidade. É extremamente cansativo, em muitos momentos falta paciência, dá vergonha e a solução mais rápida e fácil para acabar com o “show” é ceder. Nessa repetição, o cérebro da criança associa que toda vez que ela se joga no chão, grita, faz escândalo, ela consegue o que ela quer.
Por isso, juntamos algumas dicas para te ajudar a lidar e entender esse momento:
O que fazer e como agir em casos de birra?
O primeiro passo é mostrar para o seu filho que não está gostando do comportamento e por isso não vai dar atenção enquanto ele estiver fazendo birra. Explique que você entende e respeita o sentimento dele, porém só vai continuar a conversa quando ele se acalmar.
O momento a seguir é crucial, mamãe: não dê atenção, não olhe, não dê bronca. Até a repreensão serve como “combustível” para a criança entender que mesmo fazendo coisa errada, ela consegue o que ela quer, que é atenção.
Esse é o momento mais difícil, desgastante e complicado, afinal a birra de criança pode demorar para passar. Você precisa impor a sua presença com acolhimento, mas sem perder a autoridade. Tente manter o controle da situação, a calma e principalmente, não ceder!
Quando a birra acabar, explique que você entende que ela ficou chateada, mas que agora ela precisa fazer o que você mandou no início.
Se a birra não for trabalhada na infância, o adolescente ou adulto vai repetir o comportamento, não se jogando no chão – mas sendo uma pessoa intolerante e que não sabe ouvir não. Por mais difícil que seja, é necessário ser firme. Mais um capítulo da série: Maternidade e Paternidade, não é mesmo?!
Dá para prevenir a birra de criança?
SIM! Algumas atitudes simples podem ajudar e evitar uma crise.
-Estabeleça uma rotina e deixe que a criança participe e entenda a sequência de coisas que ela irá viver. Exemplo: escola, banho, almoço.. Nesse momento, os apoios visuais são ótimos aliados. Dê à criança a oportunidade de escolher e tomar algumas decisões como a roupa, brincadeira, lanche, se quer escovar o dente antes ou depois do banho…
Mas lembre-se: limite as opções ao que agrada a você!
-Caso a criança esteja brincando ou entretida com algo que ela gosta muito de fazer e está chegando a hora de cumprir alguma tarefa “chata” do dia a dia, uma dica é diminuir a intensidade da atividade e sinalizar que está chegando a hora do banho, por exemplo.
Porque geralmente a criança está fazendo algo que ela considera muito legal e você a interrompe para fazer algo “chato”. Nesse contraste, pode acontecer uma birra! Para tentar evitar, se ela estiver brincando, vá guardando os brinquedos. Se estiver vendo tv, diminua o brilho da tela. Pode até colocar um cronômetro e avisar: faltam x minutos para escovar os dentes e dormir, a hora que apitar, nós vamos.
Birra de criança em locais públicos: como lidar?!
Esse é o maior desafio, porque sempre aparece alguém para dar palpite e para olhar feio. O procedimento é o mesmo que explicamos acima. Nesse momento, muitas vezes é mais fácil ceder por vergonha do escândalo ou para evitar julgamentos alheios. Mas infelizmente, ceder nunca é a melhor saída. Foco, força e calma nesse momento são primordiais.
Gostou das nossas dicas para lidar com a birra de criança? Deixe nos comentários se você conseguiu colocar em prática!
Leia mais:
Quarto de Bebê 2021: Confira as tendências que vão fazer sucesso
5 receitas saudáveis que as crianças vão amar
Os significados dos desenhos infantis e suas emoções reveladas no papel