a
HomeBebêOs benefícios do método canguru
método canguru
método canguru
s

Os benefícios do método canguru

Os bebês prematuros precisam de uma assistência especial. Em geral, os bebês já são frágeis, pequeninos e totalmente dependentes, mas os prematuros precisam de uma atenção ainda maior. Para auxiliar o desenvolvimento desses bebês, muitas UTIs Neonatais põem em prática o método canguru, que visa o contato pele a pele entre a mãe e o bebê e tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento e auxiliar na recuperação dos bebês que nasceram com baixo peso e também prematuros.

contato pele a pele entre a mãe e o bebê - método canguruPara explicar melhor sobre esse método e tirar todas as suas dúvidas, conversamos com a enfermeira especializada em amamentação Lorena Oliveira, do Blog da Lo. “O método canguru foi criado pelo médico Edgar Rey Sanabria (pediatra e professor de neonatologia) com o intuito de diminuir a alta taxa de mortalidade de crianças que nasciam prematuras. A partir desta criação, foi constatado que além de diminuir a taxa de mortalidade, esse método é capaz de melhorar significativamente o desenvolvimento dos pequenos”, esclarece Lorena.

Curiosidade: O método canguru foi introduzido no Brasil a partir de 1997, no Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP).

 

Humanização

O método canguru promove o contato pele a pele, principalmente, entre a mãe e o bebê. Mas, atualmente, muitos pais também praticam o método e, consequentemente, estreitam o vínculo afetivo com o filho – o que é um grande benefício para o papai, pois ele se sentirá parte importante e fundamental da recuperação do bebê.

 

Vínculo afetivo

A humanização que o método canguru oferece permite que o bebê experimente de forma carinhosa e aconchegante a experiência da passagem da vida que tinha na barriga da mamãe (vida uterina) para o mundo que ele começará a conhecer e vivenciar novos acontecimentos (vida extrauterina). “Esse amor causado pelo método canguru, expande o vínculo entre a família. E esse vínculo faz com que o bebê se sinta mais protegido e próximo aos pais. É uma conexão essencial para o desenvolvimento da criança que por algum motivo chegou ao mundo antes da hora”, conta a enfermeira.

 

Etapas do método canguru

Lorena explica que a primeira etapa do método acontece quando o bebê ainda está internado na UTI neonatal. Nesse momento, os pais têm livre acesso ao ambiente de internação e são estimulados a exercerem o contato físico com o filho, que ainda está dentro da incubadora.

“A segunda etapa é quando o bebê já está em condições clínicas estáveis. A partir desse momento, é permitido que os pais fiquem com o bebê em posição canguru. O bebê fica apenas de fraldinha deixando as outras partes do corpinho livres para o contato pele a pele com o pai ou a mãe. O tempo desse contato será decidido pela equipe profissional de saúde, visando o bem-estar do bebê”, conta Lorena.

A enfermeira explica que a terceira etapa é quando o bebê já está muito estável e liberado para ficar junto à mãe no quarto. “O contato pele a pele deve ser priorizado e ampliado. Nesse momento, mãe e filho permanecem juntos no mesmo ambiente e todos os cuidados com o bebê devem ser executados preferencialmente por ela ou pelo pai – claro, sob o olhar da equipe profissional”, finaliza a enfermeira.

 

Benefícios do método canguru

– Favorece o aleitamento materno;

– O bebê tem menos refluxo e as vias aéreas são mantidas livres;

– Auxilia no desenvolvimento físico e emocional do bebê;

– Diminui o estresse materno;

– Reduz o risco de infecções;

– Alivia a dor;

– Tranquiliza o bebê;

– Aumenta o vínculo afetivo;

– Estabiliza a frequência cardíaca, a saturação e temperatura do bebê.

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário