a
HomeBebêPor que os bebês estranham algumas pessoas?
bebês estranham
bebês estranham
s

Por que os bebês estranham algumas pessoas?

Já parou para pensar por que os bebês estranham algumas pessoas? Geralmente, esse comportamento inicia-se no sexto mês de vida, podendo durar até o oitavo com pessoas desconhecidas e até mesmo próximas, como avós e tios. 

Mesmo deixando alguns pais constrangidos, essa atitude é super comum e faz parte do desenvolvimento do lado emocional das crianças, que percebem que não são mais uma extensão do corpo da mamãe.

bebês estranham

Você sabia que os bebês estranham colo quando começam a amadurecer?

Quando os bebês estranham pessoas, significa que ele está passando pela fase da angústia da separação. 

Apesar do nome assustar, esse é um sinal positivo que indica um amadurecimento saudável do pequeno. Essa recusa de contato é o auge de um processo de autoconhecimento e indica que ele está crescendo e se desenvolvendo conforme o esperado!

bebês estranham

Como funciona a fase da angústia da separação? 

Nos primeiros meses de vida, os bebês ainda se confundem com a mamãe. Como eles não têm consciência de si mesmos, não discriminam pessoas e, dessa forma, se relacionam com todo mundo. São fofos, simpáticos, sorriem e vão em todos os colos.

bebês estranham

Mas, conforme vão crescendo, começam a perceber que são uma outra pessoa, separado da mamãe. Ao mesmo tempo, eles já identificam os parentes mais próximos e estranham os desconhecidos. 

A rejeição também pode estar relacionada com algum momento de trauma que o bebê teve, como, por exemplo, um susto com a voz grossa de um homem.

bebês estranham

Por que alguns bebês estranham pessoas e choram tanto?

Na verdade, o que muda entre um bebê e outro é a personalidade. Todos costumam estranhar desconhecidos, mas alguns são mais expressivos ao chorar mais alto, enquanto os mais discretos só demonstram uma certa tensão. 

Nessa fase, os pequenos tendem a ficar mais irritados, manhosos e pedindo muito mais atenção da mãe. Mudanças no sono, perda de apetite e agitação também podem acontecer.

shutterstock_567953731

O que fazer quando o bebê só quer a mãe

Para manter a criança mais calma e sociável nesse período, separamos algumas dicas que podem ajudar nessa missão:

  • Estabeleça uma rotina: essa é a principal dica! A rotina é muito importante para o pequeno se sentir seguro. Por isso, não é indicado que se façam mudanças radicais no dia-a-dia e no círculo de relações;
  • Exercite a paciência: só quem tem criança em casa sabe que é necessário ter calma, lembrando que essa fase, assim como as demais, irá passar;
  • Dê atenção à criança: esse é um tempo de mais colo e carinho! Como ela está em crise porque está com medo de perder a mãe, é natural que fique carente;

bebês estranham

  • Acostume o bebê com outras pessoas: leve as crianças aos parques, shopping e restaurantes. Isso facilita a adaptação gradativa com pessoas desconhecidas;
  • Tudo no tempo do bebê: não force ele a ir para o colo de pessoas estranhas. Uma boa opção é promover a aproximação brincando junto;
  • Não saia escondida: mesmo que ele chore, se despeça e converse com o pequeno;
  • Brinque de esconde-esconde: a famosa brincadeira do “cadê? achou” pode ajudar nesse período. Assim, ele aprenderá que a mamãe não vai sumir toda vez que sair do campo de visão dele.

bebês estranham

Importância dos objetos de transição

A função dos objetos de transição é tranquilizar a criança nesse tempo em que ela se sente mais triste. Por isso, o bebê tende a ficar próximo de bonecos, naninhas, fraldinhas ou brinquedos.

Esses itens diminuem a ansiedade do pequeno nos momentos de separação da mãe. Por meio deles, o bebê passa a desenvolver criatividade, imaginação, cognição e afetividade. Essa ligação é saudável e, aos poucos, os pequenos vão perdendo o apego ao objeto. 

bebês estranham

Com o tempo, a fase da angústia da separação vai passando e a criança vai ficando mais confortável na presença de estranhos e chorando cada vez menos.

Leia mais:

Efeito vulcânico no sono do bebê: o que é e como evitar

Linguagem de sinais para bebês: saiba como se comunicar melhor com o seu filho

Soneca dos bebês: qual é a importância?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário