a
HomeBebêComo descobrir se o bebê precisa de óculos?
óculos
óculos
s

Como descobrir se o bebê precisa de óculos?

Você sabia que a maioria dos problemas de visão poderiam ser solucionados se fossem detectados precocemente? Descubra os sinais que indicam o uso dos óculos e saiba como proteger os olhos do pequeno desde o nascimento.

Bebês podem usar óculos?

Não existe uma idade mínima para o uso de óculos. Bebês com poucos dias de vida já podem fazer uso do acessório. Nesse caso, as lentes são fabricadas em um material especial, mais resistente a quebras e arranhões. 

óculos

Ainda na maternidade, os recém-nascidos passam por uma série de exames, incluindo o chamado teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho.  O pediatra joga uma luz nos olhos do bebê que deve refletir em tons avermelhados, alaranjados ou amarelados. 

Qualquer coisa fora disso pode indicar problemas, o que pede por outros exames para descobrir se a criança tem estrabismo (desvio dos olhos), glaucoma (alta pressão do olho) ou catarata congênita (lente do olho mais turva). 

Diagnóstico em crianças

Até 25% das crianças têm problemas de visão, número que aumenta no ensino fundamental. Nem sempre as crianças conseguem falar exatamente o que estão sentindo e isso dificulta bastante o diagnóstico e a percepção dos pais de que há algo errado.

No entanto, pequenas características e demonstrações podem indicar que a criança está tendo algumas dificuldades para enxergar bem. Conheça quais são e saiba quando é hora de levar seu filho ao oftalmologista.

óculos

1. Dores de cabeça frequentes

As dores de cabeça relacionadas a problemas de visão aparecem após atividades que exigem maior capacidade de concentração. Geralmente após um dia de aula ou atividade física, o incômodo surge pelo esforço feito para para focar em objetos.

2. Ficar muito próximo à televisão  

Mesmo que o tamanho das telas tenha aumentado consideravelmente nos últimos anos, se seu filho precisa de óculos, ele procurará estar cada vez mais perto da televisão. Apertar os olhinhos para enxergar também é um sintoma clássico. 

3. Andar de cabeça baixa

Em crianças com estrabismo ou hipermetropia, é comum observar a preferência por andar de cabeça baixa. A atitude chega a ser instintiva, pois buscam visualizar o caminho a fim de prevenir quedas e outros acidentes. 

óculos

4. Tropeções e quedas frequentes

Outra característica comum é a incapacidade de enxergar com clareza certas coisas. Por isso, quedas, esbarrões e tropeços costumam ser frequentes.   

5. Coçar os olhos e lacrimejar constantemente

Outro sinal de problemas é o ato de coçar os olhos, que pode vir acompanhado ou não de lacrimejamento. Além de ser um sintoma recorrente de fadiga ocular, a coceira pode estar relacionada à conjuntivite ou alergias.

6. Sensibilidade à luz

A sensibilidade à luz pode estar relacionada à exotropia, que também é um tipo de estrabismo. Porém, este quadro pode se manifestar por conta de outras condições e problemas refrativos. É preciso investigar!

óculos

7. Mostrar dificuldade com a leitura

Quando a criança, já alfabetizada, não consegue ler uma frase sem se perder nas palavras ou pular linhas, pode ser sintoma de astigmatismo ou estrabismo. Elas também podem acompanhar a leitura com um dedo. 

8. Tapar um olho com a mão

Há crianças que automaticamente tapam um dos olhos com a mão para enxergar melhor com o ‘olho bom’. Isso pode acontecer durante as atividades escolares ou até mesmo de lazer, como ver TV. Tanto pode indicar um problema de ambliopia, como de estrabismo. 

O que fazer se seu filho precisa de óculos?

Depois de notar algum desses comportamentos em seu filho, é bem provável que ele precise de óculos. Relate todos os sintomas para o oftalmologista para que ele faça o diagnóstico correto e a criança comece o uso do acessório o mais rápido possível.

óculos

E o grau dos óculos?

Você sabia que o teste das letrinhas não é o único recurso capaz de determinar o grau dos óculos. O mais importante é o exame de refração que é quando encaixamos o rosto em uma máquina e olhando fixamente para frente. Ela emite feixes de luz e avalia se eles atravessam o cristalino, ou seja, a lente do olho para formar uma imagem nítida na retina.

 

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! São vagas limitadas!

 

Leia mais

Visão do bebê: veja como ele enxerga dos 0 aos 12 meses

12 motivos que fazem o bebê chorar

Primeiros dias do bebê: 15 respostas que você precisa saber

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário