a
HomeBebêO bebê pode aprender dentro da barriga? Saiba mais!
bebe-pode-aprender-dentro-da-barriga-da-mae-4
bebe-pode-aprender-dentro-da-barriga-da-mae-4
s

O bebê pode aprender dentro da barriga? Saiba mais!

Quando o aprendizado começa? Muitas pessoas respondem essa pergunta lembrando-se de seus primeiros professores. Isso significaria que o aprendizado começa após o nascimento, certo? Errado! Estudos recentes da psicologia e biologia evidenciam que o aprendizado começa quando ainda estamos no ventre materno. Traduzindo: O bebê pode aprender dentro da barriga da mãe! Essa tese foi defendida pela escritora e jornalista americana Annie Murphy Paul, que é especializada em ciências sociais e biológicas. O estudo, chamado de “Fetal Origins” (Origens Fetais, em português) mostra que nossa saúde e bem-estar ao longo de nossas vidas é afetado pelas nossas origens, ou seja, pelos nove meses que passamos na barriga de nossas mães.

Isso significa que já estamos aprendendo sobre o mundo antes mesmo de entrarmos nele! Muito se diz sobre os bebês serem “folhas em branco”, quando, na realidade, eles já foram moldados pelas mães e suas particularidades. Sendo assim, aqui vão algumas das coisas mais surpreendentes que o bebê pode aprender dentro da barriga.

O bebê pode aprender dentro da barriga? Estudo comprova que sim!

O som da voz da mãe

bebê pode aprender dentro da barriga

A partir do 4º mês de gestação, os bebês já são capazes de ouvir sons. O som atravessa a parede abdominal e o líquido amniótico que cerca o bebê, por isso os ruídos externos não ficam tão claros quanto a voz da própria mãe, que vem de dentro e reverbera pelo corpo. Além disso, o feto está o tempo todo junto da mãe, por isso acaba se “acostumando” com sua voz e sabe reconhecê-la com mais facilidade.

Depois de nascer, o bebê reconhece a voz da mãe e ainda prefere ouvi-la ao invés de qualquer outra voz.

Músicas e outros sons

bebê pode aprender dentro da barriga

O estudo também diz que além de reconhecer a voz da mãe, o bebê pode aprender dentro da barriga trechos de livros lidos pela mãe durante a gravidez, além de músicas e até temas de novelas que ela assistia com frequência nesse período!

A prova disso veio com o seguinte experimento: Recém-nascidos não possuem muitos reflexos a não ser o de sucção, para mamar. Quando eram expostos aos sons familiares, que já tinham ouvido quando estavam dentro da barriga, eles sugavam para mamar com mais calma, e ficavam mais tranquilos. Quando eram expostos a sons estranhos, como a voz de outras mulheres, ficavam agitados e nervosos, sugando como se quisessem que aquilo acabasse logo.

Línguas

bebê pode aprender dentro da barriga

Os bebês ainda no ventre são capazes, até mesmo, de aprender sobre a língua do lugar em que vão nascer. Um estudo da Universidade de Würzburgo, na Alemanha, revelou que o choro dos bebês é afetado pelo sotaque correspondente à sua língua materna. Um exemplo disso é que os bebês franceses choram de forma aguda, enquanto os alemães choram em notas mais graves, imitando o contorno das línguas nativas de suas mães, como comprovou o estudo.

Reflexo na aprendizagem

bebê pode aprender dentro da barriga

Todas essas curiosidades têm um propósito na evolução de nossa espécie. Como o bebê pode aprender dentro da barriga sobre a comunicação, mais chances ele tem de sobrevivência no mundo de fora, criando características parecidas com as de quem irá cuidar dele: sua mãe. O propósito é fazer com que a mãe sinta mais carinho pelo filho, percebendo involuntariamente os traços de semelhança que tem com ele. Tudo isso irá refletir no desenvolvimento do bebê na hora de entender a língua e aprender a falar.

Sabores e cheiros

bebê pode aprender dentro da barriga

A partir dos sete meses de gestação, os bebês já têm suas papilas gustativas completamente formadas, além dos receptores olfativos. Isso significa que eles já são capazes de sentir o gosto dos alimentos que a mãe come e sentir diferentes cheiros. Tudo que a mãe come acaba indo para o líquido amniótico, que está sendo constantemente engolido pelo bebê. Sendo assim, os pequenos tendem a desenvolver uma preferência por tudo que a mãe come durante a gravidez.

Esse tipo de desenvolvimento acontece para que os bebês aprendam o que é seguro ou não na hora de se alimentar, aprendendo com suas mães e criando gostos iguais aos dela. Mais uma forma de sobrevivência.

Cultura

bebê pode aprender dentro da barriga

A maior expressão de qualquer cultura é a comida que se consome em cada lugar. E isso também é aprendido pelos bebês ainda dentro da barriga! Conforme a mãe consome diferentes temperos e sabores típicos de sua região, o bebê em seu ventre, consequentemente, vai desenvolver um gosto pelo mesmo tipo de comida.

Aprender é essencial para nossa formação e por isso é tão importante para as mães e bebês que passem por uma gestação saudável e tranquila. A aprendizagem é uma das atividades mais fundamentais de nossas vidas, e começa muito mais cedo do que poderíamos imaginar.

Leia mais

A importância do pai no desenvolvimento do bebê

Ciência confirma: beijo de mãe tem poder de cura!

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Olá bom dia a cama de casinha completa com colchão E as almofada quanto fica ?

    15 de janeiro de 2018
  • Olá bom dia! quero saber o falir da cama de casinha completa com colchão e almofadas e lençóis quanto fica?

    15 de janeiro de 2018
  • O bebê realmente não nasce uma folha em branco, foi assim que como seres humanos conquistamos a evolução!

    3 de setembro de 2018

Deixe um comentário