a
HomeBebêBebê com intestino preso: como identificar?
bebê com intestino preso
bebê com intestino preso
s

Bebê com intestino preso: como identificar?

Fora da barriga da mamãe, o recém-nascido precisa aprender uma nova função até então desconhecida: a evacuação. Como seu estômago ainda é muito pequeno e seu sistema digestivo está em desenvolvimento, o bebê com intestino preso pode ter dificuldades nas primeiras semanas.

O famoso “intestino preguiçoso” também costuma ocorrer em 80% dos bebês após os 6 meses de vida, que é quando se inicia a introdução alimentar. 

bebê com intestino preso

Sintomas de um bebê com intestino preso

Por mais que bebês de 0 a 4 meses façam cocô de 3 a 4 vezes ao dia, essa frequência varia de acordo com sua idade e mudanças na alimentação. Por isso, é tão comum surgir prisão de ventre quando a criança começa a comer alimentos sólidos.

Ao sentir vontade de evacuar é comum o bebê se espremer, ficar vermelho e chorar, até mesmo com as fezes amolecidas. Com o treino, ele aprende esse processo sem sofrer. Para identificar a constipação nos pequenos, ele precisa apresentar pelo menos dois destes sintomas:

  • Três evacuações por semana;
  • Esforço ao evacuar;
  • Sensação de evacuação incompleta;
  • Fezes endurecidas ou fragmentadas.

bebê com intestino preso

Amamentação e o intestino do bebê

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida e complementado até dois anos ou mais. Desta forma, o bebê evacua fezes amolecidas, visando manter a integridade desse complexo sistema digestório.

O que fazer quando o bebê estiver com prisão de ventre?

Caso as fezes estejam duras e ressecadas na fase de introdução alimentar, algumas opções podem ajudar a soltar o intestino do bebê. Veja as dicas:

  • Aumente a quantidade de fibras: aposte em verduras, frutas e cereais integrais;
  • A ingestão de água é fundamental: ela auxilia na hidratação, digestão dos alimentos e amolecimento das fezes;
  • Faça uma leve massagem: movimentos circulares na barriguinha, abaixo do umbigo, podem aliviar e acalmar seu bebê.

bebê com intestino preso

Não é recomendado dar remédios ou chás laxantes ao bebê, a não ser que sejam indicados pelo pediatra.

Alimentos que prendem o intestino do bebê

Além de oferecer os alimentos que ajudam a soltar o intestino do bebê, também é importante evitar alimentos que deixam o bebê com intestino preso, como banana prata, goiaba, pera e maçã. Alguns vegetais como batata, mandioquinha, mandioca, macarrão, cará ou inhame tendem a piorar o quadro.

Bebês que tomam fórmula também podem apresentar dificuldades na hora de fazer cocô. Se for o caso, converse com seu pediatra sobre a alteração do tipo de leite que você está oferecendo.

Lembrando que a dieta equilibrada da mamãe que amamenta é essencial. Por isso, tente não consumir alimentos gordurosos e refrigerantes. 

bebê com intestino preso

Quando ir ao médico

Não existe uma regra para quantas vezes o bebê deve fazer coco no dia, pois alguns intestinos são mais preguiçosos que outros. O ideal é a mamãe ficar atenta para aprender qual é o ritmo normal do seu bebê.

Caso o bebê demonstre sinais de dor ou se a barriga parecer muito dura por dois dias seguidos, apresentar sangue nas fezes ou cor escurecida/branca, é importante consultar o pediatra. 

bebê com intestino preso

 

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! São vagas limitadas!

 

Leia mais:

Cólicas no bebê: o que a mãe deve evitar na alimentação?

Primeiros dias do bebê: 15 respostas que você precisa saber

Os 5 erros mais comuns na introdução alimentar

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário