a
HomeBebêFaz bem deixar o bebê andar descalço? Veja 5 benefícios!
bebê andar descalço
bebê andar descalço
s

Faz bem deixar o bebê andar descalço? Veja 5 benefícios!

Seja pela possibilidade de se machucarem ou por medo de ficarem doentes, as famílias evitam deixar as crianças andando com os pezinhos descalços. Nós compreendemos o excesso de zelo, mamãe! Mas temos uma boa notícia: deixar o bebê andar descalço faz muito bem para a saúde do pequeno! Saiba mais:

 bebê andar descalço

5 benefícios em deixar o bebê andar descalço:

1.Desenvolvimento sensorial

Os bebês têm mais sensibilidade nos pés do que nas mãos até completar nove meses de idade. Por isso, se os pés estiverem calçados, menores serão as suas impressões sensoriais. 

 bebê andar descalço

O contato direto com o solo ajuda a obter informações do mundo exterior e os pézinhos permitem que a criança receba estímulos importantes para o desenvolvimento sensorial e reconheça o ambiente a sua volta.

2.Melhor desenvolvimento psicomotor

Deixar o bebê andar descalço permite o reconhecimento de sensações relacionadas a temperaturas e texturas, que favorecem o desenvolvimento psicomotor! Assim o bebê se torna mais consciente de onde está pisando e se sente mais seguro.

 bebê andar descalço

Superfícies como areia, água, grama, folhas secas ou tapetes são perfeitos para estimular os sentidos e ajudá-lo a melhorar sua propriocepção (consciência do corpo no espaço).

3.Melhor equilíbrio

Andar descalço ajuda a formar o arco plantar! O fato do bebê andar descalço com a sola do pé em contato direto com o chão ajuda a ter uma maior consciência de cada etapa. 

Dessa maneira, ele tem mais recursos para organizar seus padrões de movimento e permanecer em equilíbrio. Assim, o bebê vai ganhando mais confiança para caminhar!

 bebê andar descalço

4.Maior conhecimento do corpo

Sem sapatos, quando leva os pés até as mãos e realiza outros movimentos, o bebê conhece e experimenta melhor os limites do seu corpo. Essa descoberta também influencia seu desenvolvimento cognitivo.

bebê andar descalço

5.Melhor posição das articulações e músculos mais fortes

Ao andar descalça, a criança entra em contato com superfícies irregulares, estimulando seus reflexos automáticos, que lhe permitirão manter uma boa postura. Isso, consequentemente, estimula a musculatura dos pés, pernas e das canelas, a orientação visuoespacial, o equilíbrio e a coordenação.

Leia mais:

Reflexologia podal para bebês relaxa e diminui dores

A importância da alimentação no desenvolvimento da fala

Birra de criança: tudo o que você precisa saber sobre esse comportamento!

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Gostei muito dessa reportagem. Sempre deixei meus filhos, andarem descalço. Eu fui criada assim. E hoje, aqui em casa, faço o mesmo com os meus netos. Levo bronca. Mas sempre tomondo os devidos cuidados. Parabens pela página. Muito esclarecedora e útil. Obrigada. Beijis. Vovó Jane. ❤

    30 de janeiro de 2021

Deixe um comentário