a
HomeBebêBanho de sol em bebês: qual é a importância?
banho de sol em bebês
banho de sol em bebês
s

Banho de sol em bebês: qual é a importância?

Você sabia que o banho de sol em bebês é fundamental para o desenvolvimento do sistema imunológico e ósseo? Ele auxilia na diminuição da bilirrubina no sangue, substância que causa a icterícia neonatal – doença comum entre os recém-nascidos, que deixa a pele dos pequenos em um tom amarelo-alaranjado.

banho de sol em bebê

Esse cenário pode assustar muitos papais e mamães de primeira viagem, porém com medidas simples, o bebê recupera a coloração normal em poucos dias. O banho de sol pode ajudar, mas é necessário tomar alguns cuidados para que ele seja exposto de forma correta, sem prejudicar sua pele sensível. 

Os benefícios da vitamina D e o banho de sol em bebês

Desde a barriga da mamãe, o bebê já recebe a vitamina D na forma inativa, por meio da placenta e, quando nasce, pela amamentação. Mesmo assim, somente pela exposição solar que ela será ativada no corpinho.

banho de sol em bebê

Além disso, essa rotina gostosa entre mamãe e bebê proporciona bem-estar, relaxamento e muitas descobertas ao ar livre! O sol é muito importante para todos, mas para o recém-nascido ele tem as vantagens de:

  • Auxiliar no crescimento saudável dos ossos e dentes;
  • Diminuir a bilirrubina, substância que provoca icterícia;
  • Aumentar a imunidade e combater gripes, resfriados e doenças autoimunes;
  • Diminuir a predisposição à depressão;
  • Auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer durante a vida;
  • Aumentar a produção de renina, que previne a diabetes;
  • Ajudar no desenvolvimento cognitivo, tendo um cérebro saudável.

banho de sol em bebê

A partir de qual idade o bebê deve tomar sol?

O banho de sol em bebês costuma estar liberado para bebês logo a partir da primeira ou segunda semana de vida. Como o tema divide opiniões, o mais indicado é que a família consulte um médico pediatra para que ele avalie as condições de saúde da criança. 

Caso não haja restrição médica, os pequenos já podem começar a ter banho de sol, desde que o responsável siga algumas recomendações nesse momento. 

banho de sol em bebê

Como realizar o banho de sol em bebês corretamente?

Para que o bebê receba a quantidade correta de vitamina D pelo sol antes dos seis meses, sem correr o risco de se queimar ou desenvolver câncer de pele no futuro, é necessário tomar alguns cuidados. Confira nossas dicas:

Horário e duração

O banho de sol deve ser realizado sempre antes das 10h ou depois das 16h, horários de sol menos intenso, com duração de 5 a 10 minutos (são mais que suficientes!).

banho de sol em bebê

Roupas e acessórios

Vista o bebê com roupas leves, deixando o maior número de partes do corpo expostas para a melhor absorção. Proteja apenas o rosto com um chapéu, pois os olhos podem sofrer com a sensibilidade. 

A claridade também pode incomodar o bebê, que pode ter dificuldade em abrir os olhos e enxergar. O procedimento pode ser diário, mesmo em dias com pouco sol. Nos dias mais quentes, a criança pode ficar somente com a fralda. 

banho de sol em bebê

Protetores solares

Os protetores não são indicados nos menores de seis meses, uma vez que eles têm a pele muito sensível e podem causar alergias. Como o tempo de exposição será bem pouquinho, não é necessário se preocupar com as queimaduras.

Local

O banho de sol em bebê pode ser feito ao ar livre ou através de uma janela, de forma que os raios cheguem à pele sem interferências de vidro, por exemplo.

banho sol em bebê

Mude o bebê de posição

Não se esqueça das costas, por exemplo. Controle e divida o tempo, mudando o recém-nascido de posição, para que ele pegue sol em cada parte do seu corpo. 

Sol também é importante para as mamães

Se você estiver de licença-maternidade, aproveite esse tempinho para tomar sol com o seu amor, pois como lactante, também é fundamental estimular a vitamina D no organismo para se manter forte e saudável.

banho de sol em bebê

Leia mais:

Bebê saudável é bebê gordinho?

5 dicas para cuidar do cordão umbilical do recém-nascido

Banho no bebê no inverno: Precisa dar todo dia?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Comecei dar banho de sol no Marquinho com 1 mês ele nasceu prematuro com uns problemas de saúde teve icterícia hoje do banho de sol todos os dias

    26 de novembro de 2019

Deixe um comentário