a
HomeBebêBanho de ofurô para bebês
banho de ofurô para bebês
banho de ofurô para bebês
s

Banho de ofurô para bebês

O banho de ofurô para bebês é uma delícia, é relaxante, traz sensação de bem-estar, alivia as cólicas e muito mais! Esse tipo de banho terapêutico traz diversos benefícios para os pequenos.

banho de ofurô para bebêsCuriosidade: O banho de ofurô para bebês foi criado em 1997, na Holanda. Enfermeiras perceberam o quanto os bebês se acalmavam ao estarem imersos na água por algum tempo. Isso acontecia principalmente nos primeiros dias de vida e quando a temperatura era um pouco mais elevada do que a do banho comum de chuveiro ou banheira (por volta de 36 a 37 graus).
Para ensinar você a dar um delicioso banho de ofurô no seu pequeno, conversamos com a doula e coordenadora do Namaskar Yoga Adriana Vieira. Além de tirar as dúvidas das nossas leitoras, Adriana participou de uma transmissão ao vivo no Facebook da Grão de Gente e demonstrou o banho de ofurô para bebês na pequena Giulia, de apenas 10 dias – disponibilizamos o vídeo no final desta matéria.

Banho de ofurô para bebês

Como doula, Adriana costuma acompanhar vários banhos de ofurô pela primeira vez. Ela conta que os pais têm muitas dúvidas sobre o tipo de banho ideal para o bebê. Além disso, ela conta que as mamães e papais de primeira viagem costumam ficar inseguros no primeiro contato com o banho de ofurô.

“O banho de ofurô é um banho que vai além da higiene…então, a higiene do bebê pode ser feita com água e algodão antes do bebê ir para o ofurô. Depois, na hora do banho de balde, o bebê só vai mesmo relaxar, curtir, e não é hora de limpar mais o pequeno”, conta Adriana.

Outros dois detalhes importantes para que esse banho agrade o seu neném são: a temperatura da água e o toque. Adriana afirma que essa combinação é perfeita e os bebês adoram, pois traz sensação de segurança, conforto e amor.

Adriana conta que o banho pode ser feito a partir do primeiro dia de vida, e não deve ser feito se o bebê estiver com febre ou algum outro mal-estar.

“Uma dica também é ter um horário para esse banho, ou seja, como ele é relaxante, a ideia é dar o banho perto do horário que o bebê deve dormir. Para aqueles que dormem mais tarde, o ideal é dar o banho no final do dia. Dessa forma, ele irá cochilar mais facilmente”, esclarece a doula.
As mães e os pais que aprenderam a arte da shantala, podem agregar essa técnica a rotina do bebê. A seguinte ordem deve ser seguida: shantala (massagem em bebês), banho de ofurô e leite do peito. Seguindo essa ordem, o seu bebê irá descansar por mais tempo e você também!

Cuidados especiais

– compre um termômetro próprio para água;

– compre um balde de ofurô correto, que tenha base firme;

– a água deve cobrir os ombrinhos do bebê, mas cuidado pra não entrar água na boquinha;

– não é preciso colocar sabonetes ou xampus;

– coloque o bebê embalado numa toalha fralda pra que ele não sinta frio antes de entrar;

– cuidado ao retirar o bebê do ofurô, para que não passe frio ao sair da água morna – o ambiente deve ser sem correntes de ar, fechado;

– deixe toda a troca de roupa do bebê já a mão antes de colocá-lo no banho;

– a toalha pra enxugar o bebê também deve estar acessível;

– segure o bebê cuidadosamente embrulhado na fralda toalha e aos poucos vá deixando que sinta a temperatura da água, primeiramente entram os pezinhos, depois perninhas, bumbum, tronco, e bracinhos e mãos;

– bebês muito cabeludinhos devem ter a cabecinha lavada antes do banho, e secar o cabelinho antes de colocá-lo no balde de ofurô.

Dicas essenciais para seu bebê curtir um bom banho de ofurô:

– Quando a água está acima de 36 graus, ela tem efeito analgésico – relaxando a musculatura e diminuindo possíveis cólicas,

– o bebê, quando imerso em água quente (entre 36 e 37 graus), aumenta a produção de endorfinas;

– a posição correta que o bebê deve estar dentro do ofurô (balde para esse banho) é semelhante  ‘a posição que estava no útero’. Isso trará tranquilidade ao bebê;

– o banho de ofurô pode ser feito no mesmo dia após o nascimento. Não é preciso esperar o umbigo cair – você deve enxugar e limpar bem o coto após o banho;

– o bebê dever ser colocado cuidadosamente no ofurô (veja o vídeo abaixo). Principalmente, para não existir nenhum acidente;

– se você estiver insegura, peça ajuda de um outro adulto, nas primeiras vezes;

– quando a água esfriar, você deve retirar seu bebê (o ideal é deixar o bebê em torno de 5 a 10 minutinhos)

O importante é que o bebê relaxe bem e que quem está dando o banho de ofurô esteja também relaxado e seguro com a técnica, para que ambos tenham ótimos bons momentos.

 

Tire as suas dúvidas sobre o banho de ofurô para bebês:

 

Banho de ofurô na pequena Giulia, de apenas 10 dias:

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário