a
HomeBebêAssaduras de bebê: dicas para prevenir e tratar
assaduras de bebê
assaduras de bebê
s

Assaduras de bebê: dicas para prevenir e tratar

Em meio a tantos cuidados com um filho, é necessário dedicar um tempo especial à sua pele, especialmente para evitar as assaduras de bebê.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, até os dois anos de idade, a criança tem a pele mais fina, sensível e suscetível à infecções, uma vez que absorve com maior facilidade tudo o que é aplicado nela. 

assaduras de bebê

O que causa as assaduras de bebê?

As assaduras de bebê são um dos maiores problemas de pele nos primeiros anos de vida. Vermelhidão, ardência, coceira, descamação, bolinhas e dor são sintomas clássicos que também podem prejudicar o sono e alimentação da criança. 

Regiões mais quentes e com “dobrinhas” costumam ser as mais afetadas, com destaque para a área das fraldas, já que a maioria dos casos surge do contato prolongado com a urina e fezes. Por isso, todo o cuidado é bem-vindo para garantir o bem-estar do seu filho. 

assaduras de bebê

Como tratar as assaduras de bebê?

A melhor forma de tratar o problema é com a prevenção. Você sabia que aquela história de que meninas desenvolvem mais assaduras do que meninos é mito? Os riscos são os mesmos! Veja alguns cuidados fundamentais:

Trocar a fralda do bebê sempre que possível

Vale reforçar que a região das fraldas é a mais afetada por assaduras e isso acontece pelo contato com urina e fezes. Assim que você perceber que a fralda está molhada, é recomendado trocar. 

assaduras de bebê

Limpar a área dos órgãos genitais com cuidado 

A limpeza faz toda a diferença na hora de garantir a saúde da pele sensível do pequeno. Durante as trocas de fraldas, ao invés de usar lenços umedecidos, prefira a água morna e o algodão. 

O uso de lenços umedecidos com frequência não é recomendado, pois a fórmula dos lencinhos conta com componentes químicos que podem ressecar a pele, provocando a irritação. Ao finalizar, certifique de deixar a região bem seca antes de voltar a colocar a fralda.

Quando o bebê fizer cocô, a melhor forma de fazer a higienização é lavando o bumbum com água e sabão neutro. 

Deixe a fralda mais folgada 

Nada de deixar bem apertadinho! Um erro comum é deixar ela muito rente a pele, impedindo a passagem do ar e, consequentemente, a sua respiração. Uma outra dica é deixar o bebê um tempo sem fralda para reduzir o atrito na região.

assaduras de bebê

Use um creme de assaduras para proteger a região

Esse produto tem um papel importante na proteção da pele, uma vez protege e regenera os locais afetados. Não é preciso exagerar na quantidade, o segredo é passar uma fina camada para a pele respirar.  

Mantenha a pele do bebê hidratada

Os bebês precisam de um cuidado mais específico quando falamos de hidratação da pele. Cerca de 10% das crianças podem ter uma predisposição alérgica chamada dermatite atópica. Lembre-se de usar apenas hidratantes específicos para a pele do bebê e da criança. 

Em casos mais graves ou quando a frequência de assaduras for muito grande, não deixe de procurar o pediatra.

como prevenir e tratar as assaduras

 

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! São vagas limitadas!

 

Leia mais

12 motivos que fazem o bebê chorar

Troca de fraldas: conheça 10 dicas que vão facilitar a sua vida

Kit Higiene: Vale a pena comprar?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário