a
HomeBebêAs 5 dúvidas mais comuns sobre o uso de fraldas de pano
fraldas de pano
fraldas de pano
s

As 5 dúvidas mais comuns sobre o uso de fraldas de pano

Você sabia que os custos com Fraldas Descartáveis estão no topo da lista de gastos com bebês? Como já conversamos aqui no Blog Grão de Gente, os investimentos com fraldas só perdem para os gastos com leite.

Dá uma olhada na matéria completa aqui. Tem até uma calculadora de Fraldas, com estimativa de uso até o 1º ano de vida do pequeno.

fralda de panoAs Fraldas de Pano têm sido uma alternativa bacana para os papais que buscam um modo de economizar e, de quebra, contribuir com o meio ambiente. Boa parte dos papais nos Estados Unidos e Europa já aderiram.

E, se você ainda acredita que a Fralda de Pano é ‘coisa do tempo da sua avó’, que ‘dá muito trabalho’ e ‘é pra quem não tem condições financeiras de bancar os custos com Fraldas Descartáveis’, está na hora de você rever seus conceitos.

Os motivos à adesão às Fraldas de Pano podem ser os mais variados. De alergias de pele do bebê e economia, até a contribuição com o meio ambiente.

A Lenina Vernucci da Silva e professora e mãe de Lilith, de cinco meses. A Lilith usa Fraldas de Pano desde os 3 meses e meio de idade. Na rotina de Lenilda e Lilith, a Fralda Descartável só entra em ocasiões bem pontuais: na hora de dormir. Para passear, as Fraldas de Pano só saem de cena se a infraestrutura do local onde estiverem não forem nada favoráveis. Do contrário, sempre Fralda de Pano.

“Ela passa o dia inteiro com fralda de pano, mas optei por usar as descartáveis na hora de dormir. Não a troco mais durante a noite. Para sair, dependendo do lugar e da infraestrutura do mesmo, ela vai de fralda de pano.

Sobre o tão falado cocô nas Fraldas de Pano, a mãe da pequena Lilith é prática e explica ocmo faz. “Não acho um problema lavar, de forma nenhuma. É muito simples. Eu jogo o cocô na privada e passo uma água para tirar o excesso. Daí lavo normalmente na máquina, junto com as demais de xixi, e depois faço um ciclo completo junto com as outras roupas dela”, orienta.

Lilith está muito satisfeita com o uso da Fralda de Pano e recomenda. “Só vejo vantagens. Não assa, não machuca a pele dela e percebo melhor a dinâmica de xixi e de cocô. Fora o não uso de química na criança, né?”.

fralda de pano

Maíra Suarez Fotografia

Seja pra economizar, para ser ambientalmente correto ou por conta de alergias na pele do bebê, aqui no Brasil, o uso da Fralda de Pano vem ganhando cada vez mais adeptos.

E, para aqueles que simpatizam com a ideia, mas, por falta ou pouco conhecimento sobre o assunto, acabam desistindo, o Blog Grão de Gente buscou respostas para as 5 principais dúvidas sobre o uso do Fralda de Pano com a Chiquita Bakana, uma empresa nacional de Fraldas de Pano que tem como lema “Transformar a relação entre pais e filhos através da sustentabilidade”.

Por lá, a proposta para o uso das Fraldas de Pano tem o apelo ecológico, mas, fatalmente, reflete no bolso das famílias. O que é duplamente positivo, não é mesmo?!?!

Vamos as 5 principais dúvidas das mamães sobre o uso da Fralda de Pano:

1 – Quando posso começar a usar Fraldas de Pano? Meu bebê já pode sair do hospital usando fraldas de pano?

Não tem contraindicação, muito pelo contrário. Mas os itens ficarão melhor ajustáveis para os bebês com mais de quatro quilos. Tem mãe que intercala o uso de fraldas de pano e descartável até se acostumar com o novo ritmo de trocas e horários em casa.

2 – A economia na compra de fraldas de pano não é igual ao gasto que vou ter com água?

As fraldas de pano duram até três anos e os valores são bastante atrativos. Além disso, elas podem ser lavadas na máquina junto com as outras peças de roupa do bebê. O custo benefício pode ser infinitamente maior.

E mais. Tem a questão da economia nas pomadas contra assaduras. Tem mãe que usa, mas não é realmente necessário. As fraldas descartáveis gastam água na produção dos itens, no transporte, no armazenamento… sem contar a geração de lixo.

3 – O que eu faço com a fralda suja de cocô?

É só retirar o excesso com um jato de água, fechar os botões da fralda e lavar na máquina. Algumas pessoas, porém, gostam de deixar de molho alguns dias em um balde com sabão de coco. É uma opção também.

Mas as fraldas, de uma maneira geral, podem ser lavadas na máquina e com o sabão de sua preferência. Recomendamos não torcer e não pode passar a ferro.

4- – Como sei que é hora de trocar a fralda?

Os itens podem ser usados entre duas e três horas, mas se o pequeno tiver menos do que seis meses e mamar somente no peito recomendo a troca em um período de tempo menor. No inverno ou em cidades mais frias, isso também é mais indicado.

Já dependendo do número de absorventes internos – toda fralda possui um compartimento destinado a isso -, pode demorar um pouco mais.

5 – Quantas fraldas meu filho precisa ter?

Em cidades muito úmidas durante o outono/inverno e para crianças que frequentam creches em torno de 30 peças. Já nas mais quentes, e quando a criança ainda fica em casa com a mãe/cuidadora, oriento em torno de 20 peças.

Para um bebê, além dessa quantidade de fraldas, o ideal é ter também 60 absorventes internos para garantir uma absorção por mais tempo.

E você, já pensou na proposta do uso da Fralda de Pano? se informe bastante e decida o que é melhor pra você e o seu bebê.

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Onde posso comprar tem alguns site que vcs me indicam???

    29 de novembro de 2017
  • Sim eu usaria é estou a tempos pesquisando sobre o assunto. Gostaria de saber como posso está adquirindo. Obrigada….

    29 de novembro de 2017

Deixe um comentário